Crie Uma Planilha de Orçamento Familiar e Ponha à Prova as Suas Finanças Pessoais

É impossível florear os tempos que se vivem atualmente, o momento é de crise e afeta, infelizmente, tudo e todos.

Em momentos como o atual, o importante é possuirmos a capacidade de conseguirmos adotar uma postura pró-ativa e ponderada. E esta é indubitavelmente uma estratégia ao alcance de todos.

Curiosamente, em mandarim a palavra crise é composta por dois carateres, um simboliza perigo e o outro simboliza oportunidade.

De facto, estes dois símbolos são a fórmula para saber encarar o presente. Ou seja, neste momento é preciso ter em atenção os perigos, mas também, é necessário que se consiga identificar reais oportunidades.

Um exemplo concreto, será a situação atual do mercado imobiliário face a diversos fatores e medidas recentemente aplicadas.

Saiba Como e No Que Apostar

Neste momento, a tendência inicial será para dizer que é um péssimo investimento. Contudo, mais atentamente será possível concluir que caso as suas finanças o permitam adquirir um imóvel neste momento sem recorrer a empréstimos será um investimento a médio ou longo prazo.

Em suma mantenha-se informado, analise, pondere e aproveite esta ou outras oportunidades ao seu dispor.

Na sequência, acreditamos que nada melhor do que o momento atual para ponderar o uso de uma planilha de orçamento familiar onde poderá lançar os seus rendimentos e encargos de forma a analisar objetivamente como estão na verdade as suas finanças.

Esta é, inclusivamente, a melhor forma de ganhar uma maior perceção dos altos e baixos das suas finanças e antever períodos mais ou menos desafogados ao longo do ano.

Atinja a Sua Estabilidade Financeira

Sem dúvida alguma, que deste modo, não só evitará situações de angustia e crises de stress completamente desnecessárias e prejudiciais à sua saúde, como poderá inclusivamente delinear objetivos e atingi-los de forma calculada.

Ou seja, de maneira a que não se venha a arrepender de ter dispendido do seu dinheiro numa compra e perceber mais tarde que não tinha naquele momento capacidade financeira para esse efeito.

É muito provável que a primeira vez que utilize uma planilha orçamento familiar tenha algumas dificuldades, pois começará praticamente do zero.

Ao fim de algum tempo, terá uma maior perceção do ficheiro e das despesas de um determinado mês. A partir desse momento a utilização deste valioso instrumento tornar-se-á um processo mecanizado que gastará muito pouco do seu tempo para além de lhe poupar também muitos dissabores.

Descubra as Nossas Dicas

Ao assumir que quer adotar de facto este método, deverá levar a cabo a primeira fase, que passa por discutir esta questão em família explicando que é necessário trabalho de equipa uma vez que todos os gastos devem ser lançados e isso, obviamente dependerá de todos.

Numa segunda fase deverá então proceder ao lançamento de todos os gastos sem exceção, desde das despesas periódicas às mais pontuais. Nada deverá ficar ao acaso.

Se nunca efetuou este tipo de planeamento financeiro aconselhamos a que utilize uma planilha de orçamento familiar simples, para que não perca mais tempo do que aquilo que é realmente necessário.

O importante é que efetivamente o ficheiro em questão lhe permita inserir as suas despesas e os seus gastos e, simultaneamente, ficar com uma perceção exata da sua realidade financeira.

Será nesta fase, que ganhará de facto consciência do peso de determinadas despesas no seu orçamento.

Essa perceção irá aumentando à medida que o tempo passa e quando der por isso terá uma planilha de orçamento familiar anual e será possível que retire muitas mais conclusões.

Aliás, o nosso site disponibiliza-lhe gratuitamente um ficheiro para esse feito. Portanto, veja como fazer uma planilha de gastos mensais.

Em suma, aconselhamos que adote medidas facilmente ao seu alcance para conseguir ultrapassar momentos menos fáceis e por outro lado tornar as suas finanças cada vez mais proveitosas.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*