Poupe em Chamadas Telefónicas Usando VoIP

O uso do protocolo VOIP tem várias vantagens sobre o telefone tradicional. No entanto, como em qualquer tecnologia também tem alguns “senãos”. Tal como qualquer tecnologia, com o passar do tempo esta tende a ser mais confiável e por isso mais aceite.

É inevitável o fato de o protocolo VOIP já demonstrar algum domínio sobre a linha telefónica tradicional e futuramente será o dominante, tanto que as atuais empresas provedoras de serviços de internet, telefone e televisão estão a começar a apostar em pacotes que englobem estes 3 componentes, e assim oferecer preços bastante apelativos aos consumidores.

Vantagens do VoIP

Baixo Custo

Basta ter uma ligação à internet para poder fazer chamadas entre computadores para qualquer parte do mundo de graça.

Se pretender ligação para um telefone, aí será aplicada uma taxa ou subscrever uma mensalidade caso use com frequência. Assim evitará os contratos a linhas telefónicas onde tem de pagar mensalidades fixas, mesmo que não use.

Portabilidade

Outra grande vantagem é que pode usar em qualquer lugar, basta ter um dispositivo com ligação à internet, e usar o seu software VOIP. Consideramos o VOIP mais conveniente que o correio eletrónico, pois se for um assunto urgente pode tratar na hora via voz.

Em viagem, se andar com o seu portátil basta ter um conjunto de fones de ouvido e microfone para estabelecer uma chamada telefónica, ou mesmo uma videochamada para fazer inveja à sua família.

Diversas Características

O protocolo VOIP tem várias características associadas, que dependem do tipo de programa que está a usar. Desde reencaminhamento de chamadas, colocar chamadas em espera, voice-mail, identificação de quem está a ligar, possibilidade de chamada telefónica em grupo (mais de 2 pessoas), além de chamada de voz fazer videochamadas. Partilhar documentos, imagens ao mesmo que está a falar, e tudo isto de graça.

Salvaguardas!

Só fazer uma pequena ressalva, não que queira chamar de desvantagens do VOIP, pois são inerentes a todos os dispositivos/tecnologia, podemos dizer que existem alguns contras, como:

Necessidade de energia elétrica – durante um apagão não poderá usar, pois as redes elétricas que fornecem energia a estes dispositivos estarão em baixo.

Qualidade do som – poderá ser baixa e com algumas interferências. Isto poderá ser resultado de acessórios mal escolhidos ou de fraca ligação à internet.

Fiabilidade – também dependerá da quantidade de pessoas ligadas à mesma hora. Portanto um fluxo de tráfego excessivo pode diminuir a capacidade de ter uma boa ligação ou mesmo de conseguir estabelecê-la, e irá também influenciar a qualidade do som. E irá também depender da zona onde esteja.

No entanto e como em qualquer desenvolvimento de tecnologia estão a ser desenvolvidos esforços para melhorar estes pequenos pontos fracos. O VOIP será, melhor, é já a tecnologia telefónica do futuro, sendo cada vez mais aceite pelas pessoas. Experimente e não irá querer outra coisa.

O Que é o VOIP?

VOIP é um acrónimo da seguinte frase: Voice Over Internet Protocol, que significa Voz Através do Protocolo de Internet, por palavras mais simples, é usar o seu computador e respetiva ligação à internet para efetuar chamadas telefónicas e videochamadas.

Por isto podemos dizer que VOIP é um conjunto de tecnologias, metodologias, protocolos de comunicação e técnicas de transmissão de voz e de vídeo usando a rede da internet.

Cada vez mais o protocolo VOIP está a começar a sobrepor-se às redes telefónicas tradicionais. Muitas empresas e mesmo particulares cancelaram os seus contratos de linha telefónica tradicional por estarem a pagar um serviço que pouco ou nada usam (além de que atualmente qualquer provedor de serviço de internet também faculta o serviço telefónico).

O VOIP está disponível tanto no seu computador como em vários smartphones e dispositivos portáteis com acesso à internet, que não sejam telemóveis, que através de uma ligação 3G ou Wi-Fi lhe permitem fazer chamadas ou enviar mensagens de texto.

Com esta tecnologia pode contactar com quem quiser a qualquer hora a partir de qualquer lugar, desde que tenha uma ligação à internet.

Como Surgiu o VOIP?

O VOIP foi inicialmente desenvolvido apenas como meio de comunicação entre utilizadores de computadores em localizações distintas. Mas a sua aplicação não se limitou a este fim. Com o tempo foi desenvolvida para ser usada como uma linha telefónica, sendo assim polivalente.

As pessoas ao usarem o VOIP podem ligar para qualquer telefone/telemóvel do mundo e mesmo receber chamadas (ou videochamadas) através da sua ligação à internet.

Tudo começou em 1995, em Israel quando se conseguiu ligar dois computadores através de uma ligação por vós. Esta tecnologia foi desenvolvida com o nome de Software Telefónico Para Internet, onde cada computador tinha um modem, placa de som, colunas e um microfone.

No entanto a qualidade de som era fraca, mas foi um avanço na época. Os desenvolvimentos desta tecnologia continuaram por anos e em 1998 estabeleceu-se a primeira ligação PC-Telefone, até à atualidade em que se chama de VOIP e em constante atualização.

O Que Preciso Para Uma Ligação VOIP?

O protocolo de Voz Através do Protocolo de Internet é possível de testar de forma gratuita. Para tal irá precisar:

  • Computador com placa de som
  • Ligação à internet
  • Microfone
  • Fones de ouvido
  • Software VOIP

Após a escolha do software VOIP convide os seus amigos para também instalarem o mesmo software e faça chamadas uns para os outros.

A maioria destes softwares telefónicos (nome que lhes é dado) é fácil de usar e bastante intuitivo. Para estabelecer uma ligação bastará clicar sobre o nome do contato pretendido. Este software é grátis desde que seja de uso de computador para computador, se pretender usar de computador para um telemóvel são aplicadas taxas.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*