O Que Precisa Saber Antes de Comprar o Novo Tablet HP TouchPad

O primeiro Tablet da Hewlett-Packard é também o primeiro a aparecer com o sistema operativo móvel Web OS. Quanto ao design o HP TouchPad tem parecenças com o iPad original da Apple (que é mais robusto que o iPad 2). Mas assim que começa a usar o TouchPad, nota de imediato as diferenças, tanto as positivas como as negativas.

Sem contar com alguns problemas de desempenho e falta de opções, o TouchPad tem características que o distinguem dos restantes competidores. A mais significativa é o uso da plataforma Web OS que possibilita o uso de algumas aplicações Windows (leitura de cartões), possibilidade de assimilar contas de e-mail e calendários, e o emparelhamento de telefones Web OS com o Tablet, que é designada como “Touch to Share” (Toque para Partilhar). Este TouchPad reproduz ainda vídeos flash, ao contrário do iPad.

Especificações do HP TouchPad

Apresentamos de seguida algumas características e comparação com o iPad.

  • Medidas: 24 X 19 X 1.37 cm
  • Peso: 740 gr (contra 610gr do iPad 2)
  • Ecrã: 9.7 polegadas na horizontal, tal como o iPad
  • Resolução: 1024 X 768
  • Processador: Dual Core a 1.2 GHz.

O ecrã do HP TouchPad é mais opaco que os restantes competidores quando se aumenta a luminosidade.

Como opções de conectividade o TouchPad tem:

  • Ligação à internet via Wi-Fi (não tem ligação 3G disponível)
  • Ligação Bluetooth integrada.

Hardware Que Compõe o HP TouchPad

Este Tablet tem incorporado uma câmara de 1.3M que pode ser usada para videochamadas, não dá para tirar fotografias ou vídeo (pelo menos para já). A câmara é apenas frontal.

Tem falta de pelo menos uma slot para cartão de memória e porta HDMII para ligar outros dispositivos, características que líderes do mercado Tablet oferecem.

Também não oferece GPS, mas circulam rumores de que está a ser desenvolvido.

Há ainda um dispositivo opcional, em que não é necessário cabos de alimentação, que permite ligar o Tablet através de carga indutiva, através de contato físico.

O teclado elegante tem números por cima das letras, por isso não precisa de mudar o aspeto de visualização para os encontrar.

Para imprimir a partir do TouchPad basta ter uma impressora wireless.

Usabilidade do Tablet HP

Pode correr as aplicações diretamente a partir do menu ou de uma barra personalizada até 5 aplicações. A única interface de leitura de cartões permite-lhe correr aplicações facilmente. Todas as aplicações abertas permanecem abertas, pode agrupá-las, baralha-las e depois fechá-las levando-as para o topo do ecrã.

De tudo o que temos lido sobre o HP TouchPad há a ressalvar que as aplicações demoram algum tempo a abrir, e na realidade há algum lag quando se usa algumas funções do Tablet. Mesmo mudar a orientação do campo visual da horizontal para a vertical demora 1 segundo mais que nos iPads. Com atualizações de firmware isto será resolvido.

Partilha ao Toque

Com esta função pode emparelhar um telefone HP Web OS, bastando para isso encosta-lo ao ecrã do TouchPad. Pode ainda partilhar e-mails, SMS, e páginas da internet. Mas esta função ainda não está totalmente desenvolvida, há ainda falhas em alguns emparelhamentos, esperemos pela continuação do desenvolvimento.

Aplicações Para o HP TouchPad

Nesta área a HP e a Web OS têm muito para desenvolver até estarem ao nível das aplicações da Apple e mesmo do mercado Android. A loja de aplicações da HP tem até ao momento cerca de 300 aplicações desenvolvidas para Tablet e apenas 6200 Web OS no total. Há falhas notáveis a nível de aplicações de entretenimento, jogos, música e vídeo.

Para ser competitiva a HP tem de apostar em desenvolver novas e melhores aplicações para o TouchPad e outros dispositivos Web OS.

Conclusão

O novo HP TouchPad parece prometedor. Foi originalmente concebido para navegação e integração com dispositivos semelhantes. Consideramos no entanto que tem um design robusto, com um desempenho desigual e precisa de aplicações.

A HP tem que se desenvolver rapidamente para ser competitiva, pois cobra o mesmo valor que a empresa líder do mercado de Tablet, a Apple com o seu iPad e não oferece as mesmas funcionalidades.

 

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*