Como comprar uma arca congeladora

Investir numa boa arca congeladora pode ajudá-lo a controlar o seu orçamento, especialmente se gosta de comprar em grandes quantidades. Congelar frutas e legumes sazonais é outra maneira de poupar dinheiro. As arcas congeladoras atualmente são mais económicas do que as de há uma década, e cada uma tem o símbolo de classificação energética incorporado.

Existem dois tipos de arcas congeladoras, arca horizontal ou arca vertical, depende das suas necessidades. Compre de acordo com o tipo, tamanho, capacidade e classificação energética.

Local Onde Vai Colocar a Arca Congeladora

Se está a pensar colocar a arca congeladora na sala de estar, lembre-se do barulho que faz. A maioria das arcas congeladoras podem trabalhar em divisões onde a temperatura varie entre 0 a 40 graus Celcius, claro que divisões abaixo de 0 graus Celcius não influenciam o trabalhar do equipamento.

Tamanho da Arca Congeladora

O tamanho da arca congeladora varia com o tipo que escolhe. Quer seja arca congeladora horizontal ou vertical existem 4 tamanhos: compactas (5m3), pequenas (6 a 9m3), médias (12 a 18m3) e grandes (mais de 18m3). A sua escolha dependerá das suas necessidades e espaço disponível.

Avalie o Desempenho em Falhas de Energia Prolongadas

Quando existe falhas de energia prolongadas convém ter uma arca congeladora que aguente o máximo de tempo sem descongelar. Há fabricantes que dizem que a arca se mantém congelada durante 24 horas sem energia, desde que a mantenha fechada.

Mas em alguns testes já realizados verifica-se diferenças significativas, e há arcas congeladoras verticais em que essa diferença verifica-se em 9 horas.

Manter Alimentos em Bom Estado Numa Arca Congeladora

Para que tenha sempre alimentos em bom estado a temperatura de congelação deve ser constante, normalmente a temperatura interior mínima de uma arca congeladora é de 18 graus Celcius.

Qualquer alimento que atinja temperaturas acima dos 4 graus Celcius durante mais de duas horas deve ser descartado.

Uso de Energia de Uma Arca Congeladora

Não espere que a sua arca congeladora seja eficiente em gastos de energia tal como a classificação energética que lhe é atribuída.

Por melhor que seja a classificação energética do seu equipamento lembre-se que esses testes são feitos em ambientes fechados e não no mundo real, na sua casa, numa loja, onde as condições são diferentes.

Tipos de Arcas Congeladoras

Existem dois tipos de arcas congeladoras, horizontais e verticais, nenhum é melhor que a outra, cada uma tem as suas vantagens e desvantagens. Podemos ainda referir que existem arcas congeladoras de encastrar ou de instalação livre.

Compre uma arca congeladora que se adapte ao seu estilo de vida e orçamento, avalie os prós e os contras de cada tipo de arca congeladora.

Arcas Congeladoras Horizontais

As arcas congeladoras horizontais têm muito espaço livre, exceto nos cestos removíveis, permitindo mais capacidade de armazenamento que as arcas congeladoras verticais. Tendem ainda a ser mais económicas e provocam menos queimaduras por frio. São ainda uma boa escolha devido à sua capacidade de manter a temperatura interior quando há falhas de energia prolongadas, desde que não abra a porta.

Como são arcas fundas há alimentos que ficam no fundo e outros no topo, em camadas uns apor cima dos outros, logo para alcançar alimentos do fundo terá de remover os de cima, sendo inconveniente. Sem contar com os cestos removíveis são mais difíceis de organizar que as arcas verticais.

Arcas Congeladoras Verticais

Estas arcas verticais ocupam menos espaço que as verticais. Tal como um frigorífico possui prateleiras e cestos na porta para organizar e encontrar os alimentos mais facilmente. Mas essa comodidade reduz o espaço útil em 20%.

As arcas congeladoras verticais são mais caras e menos económicas que as arcas congeladoras horizontais.

Características das Arcas Congeladoras

As arcas congeladoras são equipamentos com um uso simples, mas há características que as tornam mais cómodas de usar. Algumas inflacionam o preço, confira-as e compre a arca congeladora que se adapte às suas necessidades.

Alarme

Existem modelos de arcas congeladores que possuem um sistema de alarme quando a temperatura interior aumenta.

Fecho de Porta

Alguns modelos têm uma fechadura exterior.

Luz Interior

Ao ter uma luz interior torna-se mais fácil procurar os alimentos, especialmente se a divisão for escura.

Descongelação Manual ou Automática

As arcas congeladoras com descongelação manual são mais económicas e provocam menos queimaduras por frio nos alimentos, são ainda menos ruidosas que os modelos de descongelação automática.

Deixar aumentar a camada de gelo no interior da arca congeladora pode diminuir a eficiência energética e aumentar a sua fatura de eletricidade, o descongelar pode levar horas.

Os modelos de descongelação manual apresentam dificuldades para manter a temperatura junto à porta igual à do interior. As arcas congeladoras verticais com descongelação automática têm uma melhor eficiência a manter a temperatura de toda a arca constante.

Luz de Estado a Funcionar

Esta luz permite-lhe controlar se a arca congeladora está a funcionar sem a ter de abrir. Todo o tipo de arcas deviam ter esta luz.

Possibilidade de Congelação Rápida

Tal como o nome indica ajuda a congelar quantidades de comida mais rapidamente. Apenas alguns tipos de arcas congeladoras possuem esta opção.

Secção de Refrescar (Congelação Soft)

É útil para quando não quer um gelado que mais pareça uma pedra de gelo. Alguns modelos de arcas congeladoras verticais possuem esta opção.

Lista de Marcas de

Como já referimos há dois tipos de arcas congeladoras, verticais e horizontais. O mais comum de encontrar nas casas é as arcas congeladoras horizontais, mas nos últimos anos a venda das verticais tem vindo a aumentar.

Cada marca tem as suas características, umas são mais baratas, outras mais caras. Compare as arcas congeladoras tendo em conta a marca e respetivas características que têm:

  • AEG
  • Ariston
  • Balay
  • Candy
  • Endesa
  • Fagor
  • Frigidair
  • GE
  • Haier
  • HO
  • Indesit
  • Kenmore
  • Orima
  • Samsung
  • Siemens
  • Teka
  • Whirlpool
  • Zanussi
About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

1 Comment on Como comprar uma arca congeladora

  1. pedro almeida // 01/11/2012 at 19:11 //

    a congelação rápida e uma ilusão, o compressor frigorífico do equipamento tem uma rotação constante e por isso tem a mesma potencia frigorífico. A congelação rápida vai fazer com que o equipamento esteja sempre em funcionamento mesmo após atingir a temperatura para que esta regulado e por isso vai fazer aumento do consumo energético e sem beneficio para a conservação dos alimentos

Leave a comment

Your email address will not be published.

*