O Único Guia Que Precisa Para Comprar a Sua Bicicleta

Existem bicicletas de todos os estilos e tamanhos. Veja quais os modelos de bicicleta que pode encontrar e que melhor se adapta às suas necessidades.

Existem 4 tipos de bicicletas: de conforto, de montanha, de estrada e de fitness. Cada uma pode ser encontrada em vários tipos de material, que influenciará o seu peso. As mais leves são produzidas com fibra de carbono, podendo também ser as mais caras. Existem ainda as de alumínio, que são as mais comuns e as bicicletas mais pesadas, construídas em ferro, estas últimas tendem a ser mais baratas.

Dicas Antes de Comprar Uma Bicicleta Nova

Antes de ir comprar uma bicicleta nova há algumas questões que tem de decidir:

Escolha qual o tipo de bicicleta que quer comprar

Tem 4 tipos de bicicleta para escolher. Se é um ciclista ávido talvez seja melhor optar por uma bicicleta de estrada, se gosta de aventura e andar por terrenos sinuosos tem as bicicletas de montanha, e para um curto passeio tem as bicicletas de conforto. E tem ainda bicicletas apenas para fazer fitness.

Estes modelos de bicicleta diferem no tipo de suspensão que têm e no pneu com que vêm equipadas.

Encontre uma boa loja de bicicletas

Ao optar por uma loja dedicada a bicicletas pode ter de pagar mais pela bicicleta do que se fosse a uma grande superfície comercial. Mas nestas lojas as bicicletas são montadas rigorosamente e testadas, coisa que não acontece nas grandes superfícies.

Mesmo nas lojas dedicadas à venda de bicicletas caso o modelo que pretende comprar não tenha os travões ou mesmo os pedais, ou outros componentes que deseja, pode sempre pedir para trocar, e assim personaliza a bicicleta a seu gosto.

Teste a bicicleta

Antes de comprar a bicicleta dê uma volta e teste os componentes, como os travões, as mudanças, a suspensão, o selim, para se certificar que são fáceis de usar e estão afinados.

Evite comprar bicicletas baratas, a não ser que seja para uso esporádico

Existem bicicletas baratas, mas cuja construção é de baixa qualidade e costumam ser bicicletas pesadas. Claro que se for para um uso esporádico, pode ser o ideal. Se pretende usar a bicicleta frequentemente opte gastar um pouco mais.

Lembre-se ainda que as bicicletas que são produzidas em massa são as mais baratas, mas pecam na qualidade e nos componentes que têm de origem e normalmente são tamanho único.

Pense em alguns componentes extra para a sua bicicleta

Para quem gosta de andar de bicicleta deve comprar sempre componentes de segurança como um bom capacete, ou ténis de ciclismo para ser mais fácil pedalar. O uso de luvas também ajuda a segurar o guiador mais firmeza e absorve as vibrações e o suor das mãos. Usar óculos de policarbonato pode ser uma mais-valia para proteger os seus olhos de insetos. E caso faça um percurso longo, pense em levar uma garrafa de água no suporte.

Tipos de Bicicletas

Como já referimos no início existem 4 tipos de bicicletas. Pretendemos dar-lhe a conhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Iremos dividir em bicicletas de conforto, de montanha, de estrada e bicicletas de fitness. Existem outras classificações, mas nós usaremos esta por ser simples de compreender.

Bicicletas de Conforto

São também conhecidas por bicicletas de passeio/lazer. Usadas para atividades de prazer em pavimentos duros ou poeirentos. Incluem apoios de mãos elevados no guiador, amortecedores de choque no selim e no garfo e o selim é confortável e suave.

Vantagens – incluem uma posição de conforto para passear. As mudanças baixas permitem subir facilmente a pedalar. São o tipo de bicicleta mais barato, quando comparadas com os outros tipos.

Desvantagens – não são indicadas para terrenos montanhosos, tornam-se difíceis de pedalar. Não possuem uma construção rígida e de qualidade para uso fora de estrada, como as bicicletas de montanha.

Bicicletas de Montanha

São desenhadas para terrenos duros e rugosos. No garfo têm suspensões que absorvem os choques e há também a possibilidade de ter uma suspensão traseira, que lhe dará mais conforto e controlo num terreno montanhoso. Os pneus são rugosos e largos, o selim é pequeno e o guiador é liso ou com punhos elevados.

Vantagens – são mais resistentes que os outros tipos. Absorvem bem os choques. São ótimas para andar fora de estrada.

Desvantagens – são mais pesadas que as bicicletas de estrada e de fitness. Não são indicadas para andar na estrada.

Bicicletas de Estrada

São indicadas para ciclistas que fazem muitos quilómetros de estrada, ou provas de estrada. As bicicletas de estrada tradicionais têm um quadro leve, pneus finos, um selim estreito e punhos por baixo do guiador para que se possa curvar.

Existem um modelo de bicicletas de estrada mais recentes que são as de desempenho; são semelhantes às anteriores mas o tubo horizontal do quadro e vertical do garfo é mais pequeno, que permite ter uma posição de pedalar mais direita e confortável.

Vantagens – os ciclistas mais ativos preferem uma selim aerodinâmico em vez de punhos por baixo do guiador.

Desvantagens – há ciclistas que não se sentem confortáveis por o selim ser baixo. São por norma das bicicletas mais caras do mercado.

Bicicletas de Fitness

Estas bicicletas têm pneus inseridos nas rodas, selins estreitos e um quadro leve de uma bicicleta de estrada e os punhos horizontais e posição de pedalar vertical de uma bicicleta de montanha.

As bicicletas de fitness são uma boa escolha para quem deseja queimar calorias ou melhorar o seu ritmo cardiovascular.

Vantagens – são mais confortáveis que as bicicletas de estrada. São pouco mais pesadas que uma bicicleta de estrada, mas muito mais baratas. São ideias para ir para o local de trabalho.

Desvantagens – possuem menos aerodinâmica que as bicicletas de estrada.

Componentes das Bicicletas

Quando compra uma bicicleta nova tem imensos componentes que pode escolher. Em algumas lojas permitem a troca de componentes sem qualquer custo, noutras terá de pagar a diferença.

Alguns desses componentes incluem travões, carretos de mudanças, guiadores, selins, mudanças, equipamentos extra para bicicletas.

Travões de Bicicleta

Algumas bicicletas vêm equipadas com mais do que um tipo de travões.

Na maioria das bicicletas encontra travões de tecnologia v-break, com pastilhas. Em bicicletas de grande desempenho encontra travões de disco (que começam a ser comuns em quase todo o tipo de bicicletas).

Carretos de Mudanças

A corrente da bicicleta anda desde o centro, onde se encontra os pedais, até à roda de trás, onde se encontra o carreto traseiro. Os carretos dianteiros possuem dois ou três anéis dentados, para mudar a posição da corrente, que permitem ajustar o número da mudança a que pretende andar. No carreto traseiro permite um ajuste da mudança mais preciso, a velocidade de pedalar pode ficar mais leve ou mais pesada consoante o anel para onde desloca a mudança. Os carretos traseiros podem ter até 9 anéis dentados de diferentes posições.

O número total de velocidades que uma bicicleta tem é tão grande quanto o número de anéis dentados traseiros para onde a corrente pode mudar multiplicado pelo número de anéis dentados do carreto nos pedais. Por exemplo uma bicicleta com 3 anéis na frente e 9 atrás perfaz um total de 27 velocidades diferentes. Mais velocidades significam maior flexibilidade em determinadas alturas.

Apoios de Mãos (Punhos)

Se tiver um guiador com punhos elevados permite-lhe uma posição de pedalar mais reta. Punhos abaixo do guiador nas bicicletas de estrada permitem uma posição mais aerodinâmica, posição em que o corpo fica inclinado para a frente.

Os guiadores e os punhos podem ser ajustados para a posição que se pretende, cada ciclista tem as suas preferências.

Selim

Existem selins estreitos e duros, outros mais largos e moles. Alguns têm um amortecedor por baixo, outros são montados diretamente no tubo vertical do quadro. Se não gosta de um determinado selim, experimente outros diferentes até encontrar o que lhe dá mais conforto.

Os selins estreitos são mais comuns em bicicletas de estrada e de montanha, pois garantem um maior controlo para mudar de posição e pedalar mais eficientemente. Selins mais largos em bicicletas de conforto são mais confortáveis para passeios casuais e para um ciclista casual.

Mudanças

Existem dois manípulos de mudanças, um para mudar a corrente no carreto da frente e outro para mudar a corrente no carreto traseiro.

Estes manípulos de mudanças podem estar colocados no guiador, à direita e à esquerda, para ser mais fácil de usar. Nas bicicletas de estrada os manípulos podem estar montados no tubo do quadro.

Cada manípulo possui um botão para meter a mudança e outro para tirar a mudança, para não ter de adivinhar qual a velocidade que está (mudança) há manípulos com dígitos e outros fazem um click para saber se meteu ou tirou a mudança.

Equipamento Extra para Bicicletas

Para maior segurança enquanto anda de bicicleta recomendamos o uso de um capacete que pode prevenir lesões quando ocorrem quedas, uso de joelheiras, cotoveleiras.

Para quem pratica ciclismo de estrada, ou mesmo de montanha, existem ténis de ciclismo que se adaptam ao pedal através de entalhes, permitindo um pedalar mais consistente e forte.

O uso de luvas nas mãos permite a absorção de choques e diminuir a transpiração.

Pode ainda usar óculos para proteger os seus olhos quando encontra insetos no seu caminho.

E ter um cantil de água pode ajudar a prevenir a desidratação, especialmente em percursos mais longos.

Marcas de Bicicletas

Aquando da compra da sua bicicleta deparar-se-á com muita escolha. Existem bicicletas baratas, outras mais caras, depende da marca, das características e do tipo de bicicleta que pretende. Deixamos-lhe uma lista ordenada alfabeticamente de algumas das marcas que fabricam bicicletas.

Compare os preços entre elas usando as características e tipo de bicicleta pretendido.

  • Berg
  • BH
  • Bianchi
  • Brompton
  • BT
  • B’Twin
  • Cannondale
  • Cube
  • Fuji
  • Giant
  • Jamis
  • Klein
  • KTM
  • Lemond
  • Mongoose
  • Raleigh
  • Schwinn
  • Scott
  • Specialized
  • Trek

Conclusão

Comprar uma bicicleta, é uma das formas mais saudáveis de economizar dinheiro e melhorar a saúde. Com estes equipamentos consegue fazer exercícios cardiovasculares e trabalhar uma grande parte do seu corpo.

Mas comprar uma bicicleta não é uma tarefa assim tão simples, deverá ter em consideração vários factores, incluíndo o estilo da bicicleta e o tipo de uso que lhe pretende dar.

Um dos factores a ter em conta é o custo de uma bicicleta, que pode variar de algumas dezenas até milhares de euros. Por isso necessita de saber o que pretende alcançar com este equipamento. Por exemplo, não precisa de comprar as bicicletas mais caras, se apenas quer dar uns passeios ao fim de semana.

Depois de saber para que quer a bicicleta, deverá analisar o estilo da mesma e as especificações. Existem muitos estilos, mas os principais são:

  • Bicicletas de estrada, que são usadas em alcatrão e são construídas para velocidade. Os pneus são muito finos e toda a estrutura é bastante aerodinâmica. Não é adequada para pisos deficientes, com muitos buracos.
  • Bicicletas de montanha, que são usadas pela sua performance em vários pisos. Os pneus são largos e a estrutura é bastante resistente, para suportar quedas e acidentes de percurso. As melhores bicicletas de montanha vêm com amortecedores para absorver o impacto das estradas deficientes. Estas bicicletas são adequadas para qualquer tipo de objectivo, seja para se deslocar para o emprego ou para subir serras em estradas de terra, nos fins de semana.

O factor seguinte a ter em consideração é o encaixe que a bicicleta proporciona. Existem bicicletas muito altas, e outras muito baixas. O melhor é experimentar vários tamanhos e testar o conforto.

Uma das formas de poupar dinheiro na compra de uma bicicleta é procurar alguém que, não resistindo ao impulso da compra, tenha comprado uma bicicleta bastante boa, e já não lhe dê utilidade (o que é frequente, nos consumidores impulsivos). Poderá conseguir a um baixo custo comprar uma bicicleta muito boa.

As bicicletas proporcionam muita diversão e muito exercício físico, são excelentes equipamentos para ter em qualquer garagem. Com estas dicas, fica a saber como comprar uma bicicleta que se adapte a si.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*