Deve Comprar Uma Impressora a Laser Colorida ou Jato de Tinta?

Precisa mesmo de comprar uma impressora colorida? Se imprime com frequência documentos a preto e branco, a resposta é não. Mas se imprime documentos com imagens ou fotografias então deve investir numa impressora colorida (ou impressora a cores).

A próxima escolha é decidir se deve optar por uma impressora a laser colorida ou a jato de tinta. Além das vantagens da boa qualidade e velocidade de uma impressora a laser esta é também a opção mais dispendiosa. Pode optar por uma impressora a jato de tinta a um preço bem acessível e barato e que lhe garante na mesma uma boa qualidade de imagem final.

Velocidade de Impressão a Cores

Se a velocidade a que a sua impressora imprime é importante então pode retirar as impressoras a jato de tinta da sua lista.

Existem impressoras coloridas a jato de tinta que imprimem até 15 páginas com texto coloridas por minuto, enquanto uma imagem ou fotografia pode levar 2/3 minutos. As impressoras coloridas a laser podem imprimir até 26 páginas de texto coloridas por minuto.

Qual a velocidade que precisa e quanto está disposto a pagar?

Qualidade da Impressão a Cores

Tanto as impressoras coloridas a laser ou jato de tinta imprimem fotografias com qualidade profissional. Mas nem todas as impressoras coloridas a jato de tinta garantem esta qualidade, por norma, quanto maior a sua gama, melhor é a qualidade.

Existem ainda impressoras a jato de tinta criadas especialmente para imprimir a cores fotografias de alta qualidade. Considere investir neste tipo de impressora colorida se trabalhar apenas como fotografias.

Resolução da Impressora Colorida

Verifique qual a resolução da impressora colorida, ou seja, quantos GPP (gotas por polegada, termo original – DPI, Dots Per Inch) é capaz. Quanto maior for o GPP, melhor é a qualidade de imagem.

A resolução normal é 600×600 e é adequada à maioria das impressões, exceto para a qualidade de fotografia. Veja ainda se a impressora oferece outras resoluções no menu de opções, como o modo de rascunho (ideal para poupar tinta quando a impressão não é definitiva).

Custos Dos Componentes Das Impressoras Coloridas

Para imprimir a preto as impressoras a jato de tinta possuem um tinteiro de cor preto separado. Existem ainda modelos de impressoras coloridas que têm tinteiros separados para cada cor. É mais fácil e barato substituir apenas o tinteiro da cor que acabou do que o tinteiro todo.

Substituir um toner de uma impressora colorida a laser é mais dispendioso do que de uma impressora a jato de tinta. Mas o custo de imprimir uma página numa impressora a laser é muito mais barato.

Fiabilidade Das Impressoras Coloridas

Algumas das impressoras coloridas foram desenhadas para serem descartáveis, e existem marcas de maior confiança que outras.

Pode ser mais vantajoso comprar uma impressora colorida cara e de qualidade e esta durar 10 anos do que ter de comprar uma impressora barata todos os anos.

Verifique também a cabeça de impressão, pois substituir um tinteiro sai mais barato que substituir a cabeça de impressão toda.

As melhores marcas de impressoras coloridas do mercado são a HP, a Xerox, Lexmark, Canon.

Teste a Impressora Colorida Antes de Comprar

Nunca compre uma nova impressora colorida sem a experimentar primeiro na loja. Leia as especificações e veja como se comporta a impressora quando a liga.

Compare a qualidade de impressão de páginas a preto e branco e de imagens e fotografia, há impressoras que não imprimem igualmente.

Se optar por uma impressora colorida a jato de tinta verifique os contornos do texto e das imagens. Existem algumas impressoras que são conhecidas por um fraco trabalho a nível de contornos.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*