Guia Simples Para Comprar Fechaduras

Quando compra fechaduras para colocar nas portas da sua casa espera que as mesmas sejam seguras e lhe deem uma sensação de proteção. Infelizmente nem todas as fechaduras dão o nível de proteção desejado, com pontapés no ponto certo ou com um berbequim é possível abrir uma porta.

O recurso ao pontapé é o modo de entrada forçada mais comum nos assaltos a casas, e a maioria das casas está protegida apenas com fechaduras simples.

Problemas das Fechaduras

Algumas peças por vezes são inadequadas para o efeito que se destinam e há que comprar outras peças.

A maioria das fechaduras simples abre-se facilmente com recurso a um berbequim.

Houve inovações tecnológicas para diminuir os problemas das fechaduras, como uso de impressão digital, inserção de código de segurança, mas mesmo estes avanços tecnológicos são ultrapassados.

Elementos Constituintes de Uma Fechadura

Uma fechadura é um conjunto de várias partes que são:

  • Caixa onde se juntam as partes constituintes;
  • Fecho de segurança, também chamado de lingueta de segurança, da fechadura;
  • Fecho de segurança interno, quando não se fecha a fechadura com chave;
  • Cobertura da ranhura de inserção da chave na fechadura.

Como Escolher Uma Fechadura?

Não terá nenhuma proteção se deixar a sua porta destrancada, por isso pense em algumas opções quando comprar uma fechadura.

Tipo/Modelos de Fechaduras

Existem fechaduras apenas com um cilindro que são abertas com uma maçaneta. E fechaduras de alta-segurança que têm cilindros reforçados, configurações internas únicas e outras opções defensivas, como trancas verticais.

Podemos dividir as fechaduras em 3 modelos: fechadura de encastrar, fechadura de aplicação externa e fechadura cilíndrica. Existem outras formas de classificar os modelos e tipos de fechaduras para portas, sendo este um dos mais claros e concisos.

  • Fechadura de encastrar, ou embutir, é o tipo de fechadura mais comum e usado em portas interiores da casa e nas comunicantes com o exterior. São consideradas como as melhores devido à inclinação da lingueta permitindo que a porta feche sem necessidade de usar uma chave.
  • Fechadura de aplicação externa, ou aplicação à vista, este modelo de fechadura é instalado no exterior da porta, sendo aparafusada, e é usada comummente em portas exteriores. Não são muito seguras.
  • Fechadura cilíndrica, são as mais avançadas tecnologicamente. Constituídas por um só conjunto com manípulo com botão de pressão que permite trancar ou abrir a porta de dentro da casa, e usar uma chave do lado de fora.
  • Outros tipos ou modelos de fechaduras, não posso deixar de ressalvar que existe já no mercado (e como referido anteriormente) fechaduras elétricas (inserção de códigos de acesso), fechaduras com fechos biométricos (inserção de impressão digital).

Pense em Quanto Quer Gastar

Uma fechadura de alta-segurança é mais cara e dispendiosa que uma fechadura simples, e requerem que a instalação seja feita por um profissional.

Segurança Extra Nas Fechaduras

Pode reforçar a proteção das fechaduras da sua porta principal de entrada ou das traseiras da casa através de trancas verticais. Ou então através da instalação de um sistema de alarme central, recorrendo a uma empresa de segurança.

Lembre-se que cada fechadura de cada porta tem de ter um determinado nível de segurança e nem todos os modelos de fechaduras se adaptam a todo o tipo de portas. Fale com o vendedor, veja qual o melhor tipo de fechadura mais adequado ao uso que lhe pretende dar.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*