Filtros de Água: O Que Saber Antes de Comprar

Os filtros de água têm vindo a tornar-se cada vez simples de instalar e mais fáceis de manter e permitem remover a maioria dos contaminantes comuns das águas. Há sistemas de filtros para aplicar em qualquer divisão da sua casa, onde haja água, claro! Não está em risco apenas o bom sabor da água, mas sim a sua saúde.

Há modelos que se ligam diretamente à canalização que são fáceis de instalar. Há ainda filtros com indicadores eletrónicos de quando devem ser substituídos.

Contaminantes como: chumbo, clorofórmio, arsénio, nitratos, nitritos, radão, bactérias E-Coli são comuns na água da torneira. Água engarrafada, muitas vezes anunciada como “pura” ou “natural”, é uma alternativa à água da torneira, e geralmente é segura. Mas, na verdade, a água engarrafada é menos regulada do que a água da torneira fornecida pela companhia. Há águas engarrafadas que são simplesmente água da torneira filtrada.

Ainda bem que hoje em dia há vários tipos e modelos de filtros de água existentes para remover a maioria dos contaminantes da água. Assim pode instalar um filtro de água em sua casa e continuar a beber água da torneira.

Tipos de Filtros de Água

Pense no custo total. Há filtros que requerem trocas periódicas, há outros necessitam de pequenas trocas de peças, algumas baratas, outras bastantes caras. E há ainda sistemas que têm de ser instalados por profissionais, o que se torna numa despesa extra.

Filtros em jarra de água

Há modelos que removem com excelência o chumbo e o clorofórmio sem prejudicar o tempo de vida do filtro ou o fluxo de água. Outros são lentos e tendem a entupir mais rapidamente o filtro.

Ter um filtro em jarra de água no frigorífico é capaz de ser suficiente para duas pessoas, mas não para uma família de quatro pessoas que consumam água várias vezes ao dia.

Filtros de água montados na torneira

São fáceis de instalar e uma boa escolha para filtrar a água de beber ou cozinhar. Basta desaparafusar o filtro original à saída do espumador da torneira e colocar o filtro de água. É também chamado de filtro de água à saída.

Filtros de água montados na torneira dão-lhe a escolher se quer água filtrada ou não filtrada.

Como contra, diminuem o caudal da água e não encaixam em todas as torneiras.

Filtros de água em tanque

Aparafusam-se diretamente à torneira sem o espumador. É também um filtro de água à saída.

Permitem que filtre grandes quantidades de água sem ter de modificar a canalização, e não entopem tão facilmente como os filtros de água em jarra ou montados na torneira.

Como aspeto negativo deste filtro de água, não encaixa em todas as torneiras e ocupam muito espaço na bancada.

Filtros de água por baixo do lava-louças

Filtram muita água, mas não ocupam espaço na bancada, ocupam sim no armário por baixo do lava-louças.

Necessária a instalação por parte de um profissional para alterações de canalização. É considerado um filtro de água à saída.

Filtros de água por osmose reversa

Usam a pressão da água para passar através de uma membrana permeável. Conseguem remover grandes quantidades de contaminantes, dissolver sólidos e são, até ver, o único que consegue remover arsénio.

Como contra, tem que os higienizar periodicamente com descolorante. A membrana terá de ser substituída com frequência e o fluxo de água é lento. Roubam ainda espaço no armário e por cada 5 litros de água filtrados pode haver um desperdício de 10 litros de água.

Filtros de água para toda a casa

São uma forma barata de remover sedimentos e ferrugem. O filtro tem uma capacidade de duração longa.

Mas tem um senão, a maioria dos filtros de água para toda a casa não são criados para remover contaminantes como cistos, matais e compostos orgânicos. Requerem ainda de alterações na canalização, mas não na torneira ou lava-louças.

São filtros de água à entrada.

Características dos Filtros de Água

Os filtros de água não têm muita inovação, características. Existem apenas duas características a considerar:

  • Ligações à canalização fácil (qualquer pessoa pode montar)
  • Indicador eletrónico de mudança de filtro (aviso de quando deve mudar o filtro)

Marcas de Filtros de Água

As marcas que mais apostam neste mercado dos filtros de água são a Whirlpool, GE e a Kenmore. Mas há mais:

  • Amway – http://www.amway.pt/
  • Aquasana – http://www.aquasana.com/
  • Brita – http://www.brita.com/
  • Culligan – http://www.culligan.com/
  • GE – http://www.geappliances.com/
  • Kenmore – http://www.kenmorewater.com/
  • Pur – http://www.purwater.com/
  • Whirlpool – http://www.whirlpool.com/
About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

1 Comment on Filtros de Água: O Que Saber Antes de Comprar

  1. Se pretenderem aceder a informação sobre os sistemas mais utilizados na Alemanha e já disponíveis em Portugal sobre filtragem de água poderá aceder a http://www.ribablue.pt.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*