Cadeira de Alimentação Para Bebé. O Que Saber?

A alimentação de um bebé numa cadeira alta nem sempre é um piquenique. Mas ter a cadeira de alimentação para bebé certa pode ajudá-lo a minimizar os estragos e confusão provocada enquanto alimenta o seu bebé, tornando essa experiência agradável. A cadeira alta consiste numa armação com um assento, com cinto de segurança e uma zona de apoio para colocar os pés.

Ainda existem cadeiras altas de Madeira que têm uma bandeja removível ou braços que levantem a bandeja acima da cabeça do bebé; algumas, mais modernas, são almofadadas, têm assento lavável, com segurança em 3 pontos (para prender o bebé), são possíveis de ser lavadas na máquina de louça, madeira com um polimento de proteção contra riscos, e mais importante uma barra central que impede a criança de escorregar por baixo da bandeja (fica entre as pernas da criança).

As cadeiras altas de madeira não são conhecidas pelo seu conforto para bebés e das que ainda existem no mercado, muitas podem não corresponder às últimas normas de segurança. Por isso sempre que possível verifique os certificados de segurança que vêm com as cadeiras.

Atualmente há imensas inovações para cadeiras altas, como bandejas ajustáveis possíveis de lavar na máquina da louça, assentos reclináveis em várias posições e altura da cadeira ajustável consoante a idade do seu bebé dando-lhe alguma flexibilidade.

Quando vai comprar uma cadeira alta para crianças pretende que ela seja:

  • Estável
  • Robusta (aguente com derrames de líquidos, pontapés e limpeza regular)

Irá usar uma cadeira alta por menos tempo que o que pensa. Mas as cadeiras altas foram criadas para acomodar desde bebés até crianças com 3 ou 4 anos (correspondente a um peso máximo de 20kg. E não se pode esquecer que há bebés e crianças que não conseguem estar sentados assim que descobrem o saber andar/gatinhar.

Hoje em dia já se encontram no mercado muitas cadeiras altas convertíveis em cadeira normal quando a sua criança já tem idade para se sentar normalmente à mesa com o resto da família. Bastará retirar o mecanismo da bandeja e ajustar a altura da cadeira. Uma das vantagens de usar estas cadeiras convertíveis é: se sentar a criança numa cadeira normal esta fica com o queixo junto à mesa, e numa cadeira alta conversível, não.

Recomendações Sobre Cadeiras Altas Para Crianças

Quando estiver à procura de cadeiras altas certifique-se de que a que escolheu se encaixa nas suas necessidades.

  1. Por norma cadeiras altas de médio preço são as que apresentam melhor relação preço/características disponíveis e úteis, comece por este ponto.
  2. Até começar a usar a cadeira alta pode não se aperceber que será ou não a adequada. Guarde o recibo/fatura e mesmo a embalagem de empacotamento para poder vir a trocar a cadeira por outra caso a que comprou primeiro não seja a adequada.
  3. Há cadeiras altas que são constituídas por mais de 25 peças. Se não é habilidoso talvez seja melhor comprar uma cadeira alta já completamente montada.
  4. Procure também pela certificação de segurança. Todas as cadeiras altas devem ser seguras e eficazes. Se tiver um autocolante de certificação significa que a cadeira passou por todas as etapas de avaliação de riscos de segurança.

Tipos de Cadeiras Altas

Certifique-se de que a cadeira alta que escolheu se encaixa às suas necessidades. Iremos dividir as cadeiras altas em 3 tipos consoante o preço que estão à venda no mercado:

  • Cadeiras altas de baixo preço (gama básica)
  • Cadeiras altas de médio preço (gama média)
  • Cadeiras altas de alto preço (gama alta)

Iremos ainda dar-lhe a conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de cadeira alta.

Cadeira Alta de Gama Básica

São das mais simples, compactas e por norma cumprem a sua função.

São modelos constituídos por assentos plásticos fixos em apoios plásticos ou metálicos e a maioria não tem altura de bandeja ajustável.

Não costumam ter rodas e também não se reduzem/reclinam para arrumação, são peça única.

Por norma os assentos são estofados possíveis de limpar e a cobertura pode ser removível e lavável.

Há cadeiras altas que podem ou não ter prateleiras onde guardar bibes, toalhas e panos.

Vantagens cadeira alta de gama básica

    Este tipo de cadeira pode cumprir a sua função na perfeição, mas aquando da compra, compare várias marcas pois algumas podem ter mais funcionalidade para si.

    Desvantagens cadeira alta de gama básica

      Evite este tipo de cadeira alta com encaixes moldáveis no assento, assentos almofadados de algodão em vez de vinil, pois não durarão muito tempo.

      Evite ainda os modelos que têm os botões de libertar as bandejas de acesso fácil, pois há pais que têm referido que os seus bebés (com 9 meses) conseguir retirar as bandejas.

      Cadeira Alta de Gama Média

      Cadeiras altas deste valor possuem muitas características usuais, como alturas ajustáveis tanto da bandeja como do assento, rodinhas para mobilidade, com uma opção de bloquear quando parado, um assento almofadado reclinável para dar de comer ao seu bebé, uma bandeja que pode ser removida com uma só mão, possibilidade de ter uma bandeja lavável na máquina de louça que se encaixa na bandeja original, vários compartimentos de organização e 5 pontos de segurança para proteção da criança.

      A maioria dos assentos está revestido a vinil que pode ser retirado para limpeza. As armações e os assentos são, por norma, feitos de plástico rígido ou aço moldados.

      Vantagens cadeira alta de gama média

        São mais estáveis e têm mais características extra que as cadeiras altas de gama baixa. Os padrões dos tecidos destas cadeiras tendem a ser mais sofisticados. Tem imensa escolha de cadeiras altas nesta gama.

        Desvantagens cadeira alta de gama média

          Se só anda à procura de uma cadeira alta simples que não se dobre, ao procurar nesta gama de cadeiras é muito provável que encontre cadeiras com mais características do que pretende.

          Cadeira Alta de Gama Alta

          Cadeiras altas a este preço são por norma cadeiras feitas à medida, em madeira trabalhada à mão e importadas. Algumas podem ter falta de elementos de restrição passivos. Tendem a ter uma aparência lustrosa e algumas apresentam menos características que os modelos de gama média, apesar do elevado preço. Enquanto outras justificam bem o preço pago.

          Uma das inovações que se pode encontrar em algumas cadeiras desta gama é um pedal que permite ajustar a altura da cadeira através de uma elevação pneumática, como as cadeiras de escritório.

          Vantagens cadeira alta de gama alta

            A gama alta pode ser significado de acabamentos de alta qualidade, que interessa caso queira que a cadeira dure muito tempo. Estas cadeiras altas tendem a dar estilo, ser vistosas, mas não deve ser o fator decisivo para a sua compra.

            Desvantagens cadeira alta de gama alta

              Não são consideradas a opção mais segura. Apesar de apresentarem uma boa robustez, há algumas cadeiras que têm falhas de segurança. Verifique sempre se a cadeira foi sujeita a testes de segurança e se passou se é certificada.

              Segurança das Cadeiras Altas

              A segurança é muito importante para si e para os seus filhos.

              Quando comprar uma cadeira alta, não interessa se é de gama baixa, média ou alta, interessa sim que ela cumpra o seu objetivo. Que seja segura. Verifique sempre a existência de um certificado de segurança aprovado pelo seu governo em como a cadeira foi sujeita a testes intensivos e passou.

              Eis algumas seguranças:

              • Barra central por baixo da bandeja (impede que a criança escorregue por baixo da bandeja, esta barra fica entre as pernas, na zona genital);
              • Cintos de segurança (opção de segurança muito importante, pode ser de 3 pontos ou 5 pontos de segurança);
              • Ajuste da altura;
              • Rodas (muitas cadeiras altas possuem rodas na armação, convém que tenham um sistema de travagem quando paradas);
              • Bandeja (deve ser fácil de retirar, e os botões de segurança para a retirar não devem estar acessíveis à criança);
              • Dobrar da cadeira (o dobrar pode ser ótimo para arrumação, mas em termos de segurança convém os botões de fechar não ser de fácil acesso);
              • Brinquedos (há cadeiras que trazem brinquedos, pode ser um bom local para a criança brincar, mas certifique-se de que os brinquedos, quando pegados à cadeira, saem facilmente e não há existência de peças pequenas à solta).
              • Compartimentos extra;
              • Forros (escolha um tecido de fácil lavagem);
              • Amigos do ambiente (há produtos de cadeiras altas amigos do ambiente, opte por eles).

              Marcas de Cadeiras Altas Para Crianças/Bebés

              Lista de algumas marcas de cadeiras altas por ordem alfabética:

              About Finanças Pessoais
              Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

              Leave a comment

              Your email address will not be published.

              *