Móveis de Madeira: O Que Saber Antes de Comprar?

Antes de ir comprar móveis de madeira deve de responder a algumas questões a si mesmo. Deve começar por saber qual o seu orçamento, qual o tipo de madeira usado, a construção, a finalização e qualidade do móvel que pretende comprar antes de tomar a decisão final.

Qual o orçamento disponível para móveis de madeira?

Pode não se manter fiel ao seu orçamento, mas será um bom princípio para a compra de mobiliário de madeira. Se gosta de qualidade, madeiras boas, e com design único pode sentir-se tentado a gastar algo mais do que o orçamento que tinha pensado. Pense que o seu orçamento pode ser ajustado consoante o que pretende comprar, mas não se deixe levar por loucuras.

Onde irá colocar o seu móvel de madeira?

Lembre-se de avaliar o tamanho da peça que vai comprar. Veja se tem o espaço livre necessário. Se tem divisões grandes pode comprar peças um pouco maiores, que se adaptem adequadamente à casa e lhe deixem espaço livre suficiente para circular, se tem divisões pequenas, tem de ter mais cuidado na escolha dos móveis.

Qual o seu estilo de móveis?

Se já sabe qual o seu estilo de móveis, ótimo! No entanto há muitos fabricantes que têm vindo a explorar novas combinações de estilo em móveis de madeira. Os móveis de madeira estão associados a móveis com estilo mais antigo, mas também há móveis com estilo mais recente, com design mais moderno. É uma questão de ver o espaço disponível e os seus gostos pessoais.

Tipo de madeira prefere nos seus móveis?

Os móveis são feitos com madeira madura (árvores que já perderam as suas folhas) ou madeira jovem (árvores que ainda não perderam as folhas). Pode comprar móveis de madeira de carvalho ou teca que são madeiras maduras e pesadas. Há móveis com madeiras exóticas como nogueira, mogno, cerejeira, ácer que são madeiras de grande qualidade produzindo móveis caros. E as madeiras jovens são usadas em peças menos formais.

A madeira usada é sólida, peças de madeira ligadas, ou prensada?

Móveis de carvalho sólido pode significar que todas as madeiras visíveis são de carvalho, mas as partes internas podem ser de um tipo de madeira mais barato. Como nem todos os pedaços de madeira têm as medidas necessárias para a construção de um móvel há necessidade de ligar as peças de madeira umas às outras. Há também a possibilidade de não ser madeira sólida mas sim madeira prensada, em que a madeira principal fica numa camada exterior e as camadas interiores são várias camadas de outros tipos de madeira.

Qual o acabamento nos móveis de madeira?

O acabamento nos móveis pode embelezar o aspeto natura da madeira ou mudá-lo por completo. Um acabamento a cera ou óleo deixa a madeira mais brilhante. Para maior durabilidade o verniz é a escolha mais adequada. Móveis com aspeto amargurado podem ser natural principalmente em móveis velhos, móveis de madeira que pretenda dar o ar de antiquado. Numa coisa todos os móveis de madeira devem coincidir, o seu aspeto deve ser suave ao toque e fáceis de limpar.

 

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*