8 Perguntas a Fazer Antes de Comprar Móveis

Antes de comprar móveis tente afastar-se de decisões mesquinhas que o levem a gastar muito dinheiro apenas para não sentir remorsos por não ter comprado determinado móvel. Pois pode vir a ter duas consequências: devolve ou troca a mobília ou terá de aprender a viver com ela mesmo que não se sinta bem.

1. Que espaço tenho livre?

O espaço total livre determina o número de móveis que pode comprar. Se tem pouco espaço pode pensar em comprar móveis multifunções. Se tem muito espaço livre pode optar por peças de mobília maiores e sem dupla função. Pense como pode usar o seu espaço livre de forma eficaz.

2. Quem usa esse espaço?

É lógico que se for você a escolher os móveis para o espaço livre tem mais liberdade na escolha do estilo ou constituinte do móvel. No entanto se esse espaço for usado por outra pessoa temos de atender as preferências e gostos de quem irá usufruir dos móveis nesse espaço.

Por exemplo se pretende comprar móveis para crianças tem de ter um estilo leve e com cores apelativas.

3. Esse espaço é usado para o quê?

É nessa sala que a família vê televisão? É aí que irá tomar café? É nesse local que vai dormir? Há que ter em conta o objetivo final dos móveis que irão ocupar a divisão livre. Por isso pode ser necessário um acabamento extra na mobília para impedir riscos; se é para ser usada por uma criança tem que ter em atenção se há proteções para a criança não se magoar… tenha em atenção esses aspetos.

Lembre-se, os móveis devem servir de fundo para a sua vida e têm como objetivo melhorá-la e complementá-la, não devem ser um pesadelo sempre a necessitar de manutenção.

4. Que cores são mais atrativas?

Pense nas suas cores favoritas, elas irão fazer com que se sinta confortável e feliz. Evite a cor que não gosta mesmo, mesmo que sejam essas as cores da moda.

5. Já há outros móveis ou peças na divisão que quer ocupar?

Qualquer móvel, peça de arte que já tenha na divisão pode ser um bom começo para escolher móveis com um aspeto coesivo. É boa ideia ter em consideração peãs já existentes ou então poderá correr o risco de as novas peças não encaixarem, nem parecerem bem com as antigas.

Se acabar por escolher móveis que não se ajustem aos móveis já existentes poderá ter um problema, pois não irá gostar nem dos novos móveis nem dos velhos. Ou escolhe os novos de acordo com os velhos ou deita os velhos noutra divisão que não dê tanta importância.

6. Então e se estiver a comprar móveis pela primeira vez?

Pode tanto assustador como excitante! O que pode ser mais hilariante que mobilar as divisões da sua casa a seu gosto? Antes de ir comprar móveis veja revistas, catálogos, sites online, fotografias, o que queira. Tire ideias do móvel que pretende para sua casa, não vá às compras sem ter uma ideia do estilo que pretende para a sua casa.

7. Por quanto tempo tenciona usar os móveis?

Durante quanto tempo tenciona usar os mesmos móveis? Não gaste dinheiro desnecessariamente se pensar em trocar de móveis em curtos espaços de tempo. Agora se for para manter a mobília o resto da vida da sua casa, aí já compensará gastar um pouco mais. Mas opte sempre pela qualidade acima do preço.

8.       E qual o orçamento que tem?

Tem um orçamento que lhe limite as compras de móveis? Não tem nenhum teto máximo que possa gastar? De todas as formas procure em várias lojas de móveis, compare preços, faça pesquisa. Compre o que gosta e não apenas porque está na moda.

Se tem um orçamento limitativo também pode optar por comprar móveis em segunda mão, móveis usados têm tendência a ser mais baratos que os móveis novos.

 

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*