3 Dicas Para Ajudar Numa Entrevista de Emprego

Na atual conjuntura conseguir uma entrevista de emprego pode ser uma tarefa bem difícil. Quando pensamos em quantas pessoas estão a concorrer para o mesmo lugar é muito importante ter uma boa prestação e impressão durante a entrevista de emprego. Durante a entrevista de emprego terá de mostrar que sabe e consegue resolver problemas e que está preparado para o que der e vier, trabalhar arduamente pela empresa.

A forma como dá a entender estes pontos anteriores durante a entrevista determinará a diferença entre ser contratado e continuar à procura de outra empresa para trabalhar.

1 – Conheça o Seu Empregador

Tem de conhecer o seu empregador quando vai à entrevista de emprego. Deve perceber e saber o que a empresa faz e como é que a empresa está equiparada com outras empresas do ramo.

Se conseguir descubra o nome dos entrevistadores e respetivas categorias. Faça uma pesquisa sobre eles, descubra o estilo deles bem como as posições que defendem.

Pode encontrar informação da empresa e sobre o pessoal principal através do site da empresa (a maioria das empresas atualmente tem o seu projeto online). Com isto poderá saber quais as novidades mais recentes da empresa e os desafios que está a enfrentar.

Perceba quais os requisitos para a posição a que se está a candidatar e depois saiba quais os problemas, assuntos e responsabilidade que pode ter de vir a enfrentar e como os resolver.

2 – Enfatize as Suas Capacidades Com Histórias Relevantes

Pratique a ser sucinto, mas ilustrativo, sobre os seus feitos e atividade profissional no passado. Estas histórias devem enfatizar as capacidades mais relevantes para a posição de emprego a que se candidata e como consegue dar a volta a um problema, ou como tratar um potencial e importante cliente.

Não deve entrar em demasiados detalhes, por isso escolha apenas dois ou três etapas importantes da sua carreira, use esses detalhes na altura mais adequada da entrevista.

E não se esqueça de escutar com atenção tudo o que o entrevistador diz. Se está com um entrevistador que adora conversar e fala sobre os seus filhos, sobre o trabalho, ou da sua história, escute-o.

Também pode tirar notas. Isto é importante ao longo da entrevista de emprego pois irá parecer um pouco mais profissional e as suas notas são profissionais (nunca se sabe quando alguém as irá ver).

3 – Esteja Preparado Para Fazer Perguntas

A entrevista de emprego não deve ser só para você responder às perguntas do potencial empregador, você também deve fazer perguntar ao empregador durante a entrevista de emprego.

Pode fazer perguntas durante a entrevista de emprego para dar a compreender o seu conhecimento sobre a situação, tais como: “Como está a lidar com…?”, ou então fazer uma pergunta sobre o cargo que ocupa: “Como é o dia normal para uma pessoa com este cargo?”.

Tente elaborar algumas perguntas que possam ser usadas em pontos-chave da entrevista, e veja se guarda uma ou duas para o fim da entrevista. Quando o entrevistador lhe perguntar se tem perguntas, essa será a altura ideal da entrevista de emprego para fazer as tais perguntas.

A pergunta: “Qual o salário deste emprego?” não conta como sendo uma boa pergunta para uma entrevista de emprego. Pode perguntar o porquê de ter sido aberta a vaga, ou o motivo porque abriu a vaga para este emprego.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*