8 Dicas Para Comprar Telemóveis Baratos

A tecnologia de telefones móveis e serviços móveis tem-se vindo a desenvolver muito e rapidamente ao longo dos anos. Se está a pensar comprar um telemóvel novo e não sabe qual escolher, deixamos-lhe aqui algumas dicas para que possa optar pelo telemóvel que mais de adequa às suas necessidades.

Escolha comprar o telemóvel mais barato que cumpra os seguintes requisitos.

1. Que funções quer e quais as funções que mais usa num telemóvel?

As funções básicas de cada telemóvel: fazer e receber chamadas de voz , enviar e receber mensagens de texto (sms), calculadora, caixa de correio para chamadas de voz, possibilidade de fazer e receber chamadas sem usar as mãos (detetor de voz).

Funções avançadas em alguns telemóveis: câmaras digitais incorporadas, leitores de MP3 e vídeo, jogos de computador, ligações à internet, entre outras.

Escolha o telemóvel com as funções que irá usar de certeza, não gaste dinheiro num telemóvel com várias funções que raramente usa ou apenas duplicaram os seus acessórios eletrónicos. Quanto mais funções escolher mais caro é o telemóvel.

2. Faça uma avaliação do som e do ecrã.

Ajuste o volume do telemóvel para garantir um bom som durante a conversa sem ruídos e sem qualquer dificuldade em ouvir. Veja se o controlo de volume do telemóvel é fácil de ajustar sempre que seja necessário, mesmo durante uma chamada telefónica.

Veja o contraste de cores do ecrã do telemóvel. É das funções mais importantes de qualquer telemóvel. Veja se permite uma fácil leitura das letras e se as condições de luminosidade são adequadas. Avalie esta característica fisicamente, ou seja, na própria loja com o telemóvel na mão.

Na internet consegue saber quais as resoluções e número de cores disponíveis de cada telemóvel. A resolução e o número de cores varia de modelo para modelo, e se têm ou não câmara digital incorporada.

3. Avalie a qualidade dos toques de chamada do telemóvel

Os toques polifónicos estão presentes em quase todos os telemóveis. Com estes toques ó som do telemóvel de uma chamada a chegar faz parecer que há vários instrumentos a tocar ao mesmo tempo. Este item é avaliado numericamente, logo quanto maior o número, mais os instrumentos que se podem ouvir (o máximo é 16).

4. Veja quais os acessórios que vêm incluídos com o telemóvel

Normalmente um telemóvel traz uma bateria e um carregador.

Acessórios extra que podem ou não vir com o telemóvel (podem ser comprados à parte): bateria extra, auricular, bolsa protetora, fio para prender ao pescoço ou antena.

Quantos mais acessórios tiverem o telemóvel ou se os tiver de comprar à parte, mais caro ficará o telemóvel. Por isso, compre apenas com os acessórios que pretende e irá mesmo usar.

5. Saiba qual o tempo de autonomia que a bateria dura

A autonomia de uma bateria de telemóvel é muito importante. O utilizador normalmente só pergunta sobre a autonomia durante uma conversação. Mas no enquanto o telemóvel está em “stand-by” também conta a autonomia, especialmente para as pessoas que não andam sempre com um carregador de telemóvel atrás.

É comum encontrar telemóveis com autonomia durante conversação entre 3 a 7 horas, mas deve encontrar um telemóvel cuja bateria em modo stand-by dure pelo menos um dia sem recarga.

6. Tenha em conta o aspeto do telemóvel

Não escolha o telemóvel apenas através do catálogo ou pela internet. Vá até à loja e pegue no telemóvel, veja o aspecto e a sensação ao toque do telemóvel. O que vê em imagens pode não corresponder à realidade.

Há telemóveis pequenos e há telemóveis maiores, logo a proporção dos botões será a mesma. Escolha um telemóvel com tamanho proporcional às suas necessidades, botões pequenos são mais difíceis de usar que botões maiores na escrita de mensagens e marcação de números.

7. Tenha em atenção o preço do telemóvel

Compre um telemóvel que se adeque ao seu orçamento. Se seguir as dicas anteriores escolha um telemóvel que se ajuste a si e com as funções que realmente usará.

Não compre um telemóvel só porque está na moda. Não se esqueça que na electrónica os preços tendem a baixar frequentemente. O que hoje pode estar caro para o ano pode estar a um preço bem mais acessível.

8. Informe-se sobre o serviço pós-venda

O que fará se o seu telemóvel avariar? Saiba o que fazer para obter um telemóvel de substituição durante o tempo de garantia. Certifique-se de que o local de assistência pós-venda é próximo do local onde comprou o telemóvel.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*