Quero Começar a Trabalhar

Tomar a decisão de querer trabalhar é o primeiro passo, parece lógico demais mas a consciência e a certeza da decisão vão ser imprescindíveis para planear e concretizar a entrada no mercado de trabalho.

É importante que defina concretamente certos pontos de partida, pelo que é bom responder para si mesmo a algumas questões:

  • Que tipo de trabalho quer fazer?
  • Qual a sua disponibilidade?
  • Aonde gostaria de fazê-lo?
  • E qual o número de horas que deseja trabalhar?

É preciso em primeiro lugar reconhecer os seus próprios interesses, saber se gosta de trabalhar em equipa ou não, se gosta de trabalhar por conta própria, se quer trabalhar durante o dia ou noite, etc.

A auto-estima é fundamental nesta primeira fase, pois ajuda o indivíduo a reconhecer as suas qualificações e pontos positivos e posteriormente, ajuda o empregador a reconhecer essas mesmas qualidades.

Cursos profissionalizantes, reciclagens profissionais, workshops de desenvolvimento pessoal e aconselhamento profissional vão ajudar a desenvolver e aumentar a auto-estima. A qualificação obtida, assim como a confiança conquistada, vão sobressair na hora das entrevistas.

O Curriculum Vitae é um grande auxílio na hora de procurar emprego, mas este necessita de ser adequado, organizado e realista. Os métodos tradicionais de procura de emprego continuam a ser válidos nos dias de hoje, por isso, procurar em emprego em Institutos de Emprego, jornais, agências de emprego e sites de emprego são talvez as melhores maneiras de encontrá-lo.

Avisar os amigos e familiares que pretende ingressar ou voltar ao mercado de trabalho e expandir a rede de relacionamentos, podem ajudar a atrair um maior número de oportunidades de emprego.

A preparação para a entrevista necessita ser planeada metodicamente. É preciso que o interessado em obter o emprego, venda-se a si próprio e saiba exatamente porque quer determinado emprego. A imagem e a pontualidade na hora da entrevista, vão ajudar o empregador a ter uma boa impressão do entrevistado.

Apesar de todas estas coisas serem importantes, a atitude face à procura de emprego é talvez a mais essencial. O otimismo e o planeamento vão desencadear uma atitude positiva e uma maior possibilidade de ser bem sucedido.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*