Como Funcionam os Empréstimos Feitos Online?

Por ser online, é mais fácil para informar que preciso de capital para uma pequena reforma na casa, quando na verdade quero dinheiro para pagar as mensalidades dos outros empréstimos que consegui acumular nos últimos tempos? Não, a análise para este modo de crédito não tem nada de virtual.

Mesmo na modalidade online, antes que seja dada a concessão de dinheiro através de um empréstimo, são feitas todas as avaliações do risco, e claro, a verificação do nome do provável cliente. A vantagem é a rapidez.

Praticamente todos os web sites deste ramo de negócios oferecem um simulador online, que por sua vez já serve como ferramenta para concluir a operação, e se aprovado, o dinheiro poderá estar na conta bancária entre 24 e 48 horas.

Se o valor requerido é 700 euros, ou é o suficiente para compra de uma casa, de um cortador de grama, um barco, não importa. Existem corretores disponíveis e simpáticos para esclarecer todas as dúvidas.

O que sim, mudou de forma significativa com os empréstimos online, num comparativo com as instituições “físicas” foi a criação do P2P (Peer2Peer), ou Social Lending. Não há as redes sociais?

O empréstimo social também foi criado. Esta plataforma foi iniciada no Reino Unido, e consiste, basicamente, em cadastrar-se num site, e passar a ter acesso a vários “investidores”, leia-se pessoa física, que poderão emprestar as mais variadas quantias pela taxa de juros combinada “entre cavalheiros”, tudo online. E sem garantias! Ou seja, boa parte dos chamados “tomadores”, aqueles que pedem o dinheiro emprestado, desaparecem na rede!

O fato tem gerado muita discussão, porque essas plataformas, no Brasil, por exemplo, não são reconhecidas pelo Banco Central como entidades financeiras. Quem empresta, pelo próprio histórico recente desta modalidade, não tem como calcular, nem o risco, nem a idoneidade do “tomador”. Outro fato corriqueiro é que o “tomador” pega emprestado um determinado valor, com determinada taxa de juro, e, em outro site de Social Lending, empresta o mesmo dinheiro por uma taxa de juros maior.

Acaba-se por gerar uma bola de neve, onde o alto nível de inadimplência tem afastado os investidores.

A vantagem neste método está na negociação de taxas de juros bem menores que as encontradas no mercado, e a flexibilidade de não estar sujeito à toda a burocracia que envolve a concessão de crédito, embora cada Social Lending tenha suas próprias regras. Investidor ou “tomador”, basta fazer o login para ter acesso à novidade.

O Sucesso Dos Micro-Créditos no Empréstimo Online

Os micro-créditos também fazem sucesso no empréstimo online.

Pequenas somas que podem ser pagas em uma, ou duas parcelas, com a comodidade de, por exemplo, sair com o dinheiro no bolso de uma caixa multibanco numa tarde de domingo. São simples de fazer se já houver limite de crédito pré-aprovado.

Os juros é que continuam os mesmos. Ou seja, face to face, ou virtualmente, o montante do juro é calculado conforme o risco. Quanto maior for a probabilidade de que o crédito não seja pago, maior será a taxa, sendo importante citar que menor será o valor concedido, também.

Por isso, é aconselhável fazer uma interpretação detalhada, para saber quanto dinheiro está a sair do bolso para ter acesso ao valor que foi pedido.

Online, ou não, o cuidado com o empréstimo ainda está na análise da própria capacidade de pagamento das parcelas. Há quem colecione parcelas a serem pagas para essas instituições de crédito. Para isso a sites especializados também. Pode-se condensar todas as dívidas em uma só, diz a publicidade.

O que pode ser importante, já que os descontos para quem resolve liquidar as pendências de uma vez só, podem chegar a 40%. Com o dinheiro em mãos, é aconselhável contactar o banco ou financeira antes de honrar os compromissos.

O ponto a considerar é não fazer do recurso online mais um instrumento disponível à roda viva das dívidas, passando de eternamente, a virtualmente endividado. O que é necessário fazer para educar-se e o que se deve saber lidar com os gastos também está disponível na net.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*