Facilidades e Dificuldades de Conseguir um Empréstimo Fácil

Um empréstimo fácil é realmente fácil?

As dificuldades para conseguir um empréstimo deste tipo são poucas. E o empréstimo fácil, ou empréstimo pessoal, tem algumas características que deve-se conhecer desde que há a intenção em solicitar um.

Este género de crédito foi desenhado para evitar as burocracias bancárias. São dirigidos à pessoas que desejam ir de férias, fazer pequenas reformas em casa, ou até comprar o novo som (aquele que está na moda) para a sala da casa.

Requisitos Para Conseguir Empréstimo Fácil

Por serem fáceis, os requisitos são poucos, muitos podem até ser tratados pela internet.

Normalmente solicita-se as identificações pessoais, tributária e a bancária. Com estes dados, as empresas financeiras são capazes de calcular o risco financeiro por emprestar o dinheiro. Para conseguir um montante que oscile entre um e trinta salários mínimos, há que ter emprego fixo e ser maior de idade.

Quanto maior sejam os ingressos financeiros (salário) de uma pessoa (dados recolhidos da informação tributária) e mais dinheiro tiver em uma conta no banco (identificação bancária), maior será o limite disponível para o empréstimo.

Num exemplo: uma pessoa que ganhe salário mínimo terá dificuldades em ter um empréstimo que seja quatro vezes maior que o seu salário. Isto porque a mensalidade que terá de pagar será superior a uma terceira (33%) parte dos seus rendimentos.

Ou seja, sim, é fácil conseguir, mas o solicitante tem que estar em acordo com algumas características que garantam a diminuição do risco de não pagamento das mensalidades. Em outras palavras se constatado que não há necessidade do dinheiro, aí sim, o empréstimo é feito. Durante a entrevista para a possível concessão do empréstimo, os bancos solicitam mais dados ao cliente (há quanto tempo está neste emprego, por exemplo).

Essas informações também servem como base de cálculo para o risco.

Se não há pressa para ter o dinheiro em mãos, o banco acaba por ser melhor opção que uma instituição financeira, pois oferece uma mensalidade menor e uma taxa de juros melhor.

Os processos nos bancos podem demorar dias e até semanas, enquanto nas instituições financeiras o tempo para a conclusão do empréstimo pode acontecer em 24 horas, ou menos.

Fazer Empréstimo Pela Primeira Vez

Se for a primeira vez que se faz um empréstimo, é bom consultar um site de protecção ao consumidor (http://www.deco.proteste.pt/), um blogue de dicas, ou uma instituição não financeira que possa prestar orientação e até indicar quais as melhores empresas do rubro (bancos ou instituições financeiras).

Os créditos fáceis podem ser considerados simples, cómodos e rápidos. Dão a possibilidade de ter todas aquelas mordomias que tanto se quer.

Pode-se afirmar que sempre serão fáceis e estarão à espera (CapitalMais – http://www.capitalmais.pt/), aliciando o cliente, que por sua vez, acaba por acumular vários empréstimos. Portanto, há que analisar: não será difícil pagar a mensalidade de vários deles juntos?

Pequena reflexão: quando o país apresenta crescimento económico, existe emprego, bons salários e muito crédito fácil. Quando o país está em recessão, o desemprego aumenta, e o número de credores que correm atrás, também.

Por serem créditos fáceis e não existir cruzamento de informação entre as instituições financeiras, uma pessoa pode chegar a ter vários empréstimos pessoais. A mensalidade de todos eles juntos pode ser maior que o salário da pessoa. Por tudo isto há que avaliar se realmente é necessário ceder à tentação de fazer um segundo empréstimo.

Muitos acabam por ter que fazer um terceiro somente para pagar essas mensalidades.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*