Vantagens, Desvantagens e Sugestões Para Trabalhar em Casa

As opções para trabalhar em casa são cada vez mais vastas e por vezes, a única solução para combater o desemprego. A criatividade, o empenho e o planeamento são essenciais para tornar viável qualquer ideia que se tenha.

Fazer o que se gosta é imprescindível para manter a motivação e perseverar nas horas mais difíceis.

É na internet que se encontram mais oportunidades de emprego. Pode escolher-se trabalhar por conta própria ou para outrem. Devido às vantagens associadas à primeira opção, esta é a mais procurada e provavelmente a mais fácil.

Com acesso à internet, a lista de alternativas é variada.

Sugestões Para Trabalhar em Casa Através da Internet

  • Poderá trabalhar como escritor freelancer se tiver aptidão para a escrita. Escrever para blogues, sites, revistas ou jornais poderá valer-lhe uma boa fonte de renda. Aqui, a criatividade e uso correto da língua em que se escreve são fundamentais. Livros, e-books, livros-fantasma, entre outros, podem fazer crescer o rendimento do escritor.
  • Serviços de revisão de textos e tradução também são muito rentáveis e devido ao crescimento de sites na internet, é cada vez mais fácil encontrar clientes interessados.
  • Para quem tem formações especializadas e gostaria de ensinar alguma coisa, trabalhar a partir de casa pode ser uma vantagem. Poderá criar um site ou portal onde pode vender o seu conhecimento sobre determinada área ou dar aulas particulares em casa. As aulas não precisam ser necessariamente de línguas ou matemática. Poderá ensinar a cozinhar, a fazer artesanato, a usar computadores e novos programas de informática, etc.
  • Se tiver talento para vendas, pode usar a internet para comprar e vender online. Após algum tempo de pesquisa, é fácil encontrar produtos em promoção que podem ser vendidos mais caros. Para quem quer voar mais alto, existe a opção de se comprar em países mais pobres e vender em países desenvolvidos. A margem de lucro pode ser grande mas o investimento poderá ser maior.
  • Marketing, serviços de escritório online, Web design ou Design gráfico, Atendimento telefónico e outros serviços virtuais podem ser a solução para muitos profissionais que desejam trabalhar em casa.

Ideias Para Trabalhar em Casa de Forma Presencial

  • Para quem gosta de crianças, nada melhor que acolhê-las em casa. Devido ao aumento do preço das prestações mensais em infantários e creches e à limitação horária, muitos são os pais que procuram amas. Tomar conta de crianças de noite, poderá oferecer um rendimento extra, já que a maioria das pessoas cobra mais caro por serviços noturnos.
  • Para os amantes da culinária, as ideias também são muitas. Confecionar bolos de festa costuma ser lucrativo e também são muitos os que gostariam de aprender a fazê-lo. Poderá simplesmente vendê-los ou poderá adicionar algum lucro ensinando a confecioná-los. A lista do que poderá vender e ensinar depende do que sabe fazer.
  • Tomar conta de animais em casa pode ser a solução para quem gosta deles. Muitos são os que precisam de alguém para ficar com os seus animais enquanto vão de férias. As empresas especializadas costumam cobrar caro por este serviço, mas se o fizer em casa, limitando o número de animais ao espaço que tem disponível, poderá oferecer serviços mais baratos e ganhar dinheiro.
  • O artesanato é também outra ideia. Poderá aproveitar os seus dons para criar peças de artesanato e vendê-las ou poderá criar pequenos grupos e ensiná-los em sua casa. Bordados, Decoupage, pintura, escultura, costura são apenas algumas das coisas que pode fazer.
  • Engomar para fora, fazer velas, sabonetes ou perfumes, dar aulas de etiqueta ou receber em casa pessoas que precisem de companhia, são mais algumas das opções.

As ideias são ilimitadas, o investimento é nulo ou quase nulo e tentar não custa. A auto-disciplina e a determinação ocasionam as possibilidades de cada um.

Ideias Para Trabalhar a Partir de Casa

Teletrabalho, marketing multinível, inquéritos online, ganhar uma fração de cêntimo por clique num anúncio. Vale fazer quase de tudo para estar na poltrona preferida, vestido a contento, diante do próprio PC, sentado numa posição inimaginável, iniciando o dia de trabalho às 11 da manhã, mesmo às segundas-feiras.

Não haverá mais a despesa com o restaurante por quilo perto do escritório, acaba-se os gastos com transportes ou gasolina, e não há que preocupar-se com a mensalidade da creche para os filhos.

Nada de perder tempo para ir e voltar da empresa, nem stress com o trânsito e a cadeira livre no escritório representa redução de gastos para o patrão, que poderá passar a ocupar um espaço físico menor.

A sociedade também ganha: menos tráfego, menos congestionamento. Entretanto, neste caso, também pode haver impacto negativo, onde os prejudicados são os setores da construção e aluguer de imóveis.

Desvantagens de Trabalhar em Casa

Ou seja, nem tudo são flores. Uma das desvantagens é a deterioração das próprias habilidades como profissional, e consequentemente, da qualidade do próprio trabalho.

Afinal, “os olhos que engordam o gado estão bem longe”, e não raro, se cai na tentação de parar para assistir o programa de TV preferido, fazer um lanche demorado, enfim, existe aqui a possibilidade de comprometimento da produtividade.

Se o trabalhador em questão está vinculado como funcionário regular de uma empresa, existe o risco de problemas de segurança da informação. Algumas empresas, têm, inclusive, tentado lidar com a questão optando pelo sistema integrado.

Trabalha-se em casa, mas deve-se estar presente nas reuniões da empresa, por exemplo, esta também pode ser considerada como uma tentativa de manter o funcionário envolvido e informado.

Vantagens de Trabalhar em Casa

Quem opta por trabalhar em casa, mas não está disposto a ter patrão, poderá apostar na criatividade, fazendo artesanato, por exemplo. Ou, armado com uma máquina digital, passar a registar tudo que possa ser vendido aos sites especializados em fotografia.

Um das vantagens neste negócio em específico é que há o lucro residual. Pode-se contar com renda todas as vezes que em que a fotografia for vendida.

Há a possibilidade de aproveitar a garagem, e montar uma pequena empresa, especializada na produção de velas, entre tantas outras opções.

Dê aulas numa sala virtual, ou explore todas as opções que o teletrabalho disponibiliza. Há uma série de sites especializados no tema, alguns fornecem manuais, com a possibilidade de download gratuito, ensinando passo a passo todas as manhas e artimanhas necessárias ao sucesso para quem trabalha a partir de casa.

É avaliar em si mesmo se há disciplina, responsabilidade e comprometimento necessários. Se sim, a independência do trabalho em casa depende apenas de encontrar a opção certa.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

2 Comments on Vantagens, Desvantagens e Sugestões Para Trabalhar em Casa

  1. Adriana // 02/07/2011 at 12:59 //

    Eu adorei as ideias, eu já tenho uma revista, mas eu não vou desistir. Uma forma de me sustentar também é pintat quadros e publicé-los na internet, para vender. Acho que diviam por vender quadros a partir da Internet Explorer

  2. Suzy // 28/09/2011 at 17:44 //

    A ideia é boa mas em termos fiscais como é que funciona? Imaginem que vendo uma ou outra peça de artesanato feita por mim, mas não é a minha actividade regular, são coisas espontãneas, como tal sem cadência regular não posso registar-me como empresa porque nem teria dinheiro para a primeira prestação por conta! Como é que se resolve isto? Obrigada

Leave a comment

Your email address will not be published.

*