As Casas de Madeira São Baratas?

As casas em madeira são bonitas, ecológicas e podem ser construídas de forma mais barata, mediante as opções de materiais e a estrutura das casas.

O tipo de madeira e a sua espessura, a forma da construção e o número de janelas fazem variar substancialmente o preço. O pinho nórdico com paredes exteriores de 12 cm de espessura ou o cedro do Japão são as opções mais caras do mercado. Claro que a área é também um dos factores a ter em conta. Uma casa com 80 m2 não custará o mesmo que uma de 150 m2 por exemplo.

As casas em pranchas de madeira, de inspiração vinda do continente americano, tal como as de troncos, têm encaixes horizontais do tipo macho-fêmea. Possuem algumas particularidades específicas:

  • São mais baratas, mas também mais vulneráveis ao calor.
  • A principal precaução ao adquirir uma casa deste tipo tem a ver com a qualidade (em particular) a densidade das madeiras.
  • Quanto maior for a densidade da madeira, melhor é o seu isolamento térmico e acústico, e maior é a sua resistência a fungos por ex. ou ao caruncho.
  • Em zonas quentes, costuma ser construída uma parede dupla, já que a temperatura é o grande óbice deste tipo de construção.

Quanto Custa Uma Casa de Madeira?

Existem modelos a partir de 25 mil euros com áreas na ordem dos 70 metros quadrados e cerca de 90 metros quadrados na ordem dos 32 mil euros, preços incluindo casa de banho (ainda que mínima) já com louças, varandim em dois dos lados da construção e escada de acesso e ligação dos esgotos à fossa ou ao colector.

Montagem: cerca de um mês (após a chegada de todos os materiais ao local de construção, o que poderá demorar até 4 meses, visto que as madeiras irão ser encomendadas, secas e cortadas).

Claro que este valor médio do mercado, não incluiu a área do terreno onde a casa vai ser construída (muitas vezes o valor mais elevado) no custo total da construção das casas em madeira.

Mas o nosso objectivo é apresentar uma estimativa do preço médio a que se pode obter uma casa de madeira no mercado e ao mesmo tempo deixar uma pequena observação relativa às diferenças de preços que vão desde as casas de madeira baratas, como o exemplo apresentado, podendo em casos opostos pela qualidade dos materiais, pelas razões mencionadas (janelas, tipo de madeira) atingir valores superiores a 100 mil euros.

Convêm ter em conta que nem num nem noutro caso se trata daquilo a que as pessoas menos esclarecidas podem considerar uma diferença “abismal” de preço. Trata-se de modelos diferentes, espessuras de madeira diferente. Tudo isso influencia e contribui para o custo mais ou menos elevado da casa de madeira.

E aqui o que se pretende oferecer ao leitor é o conhecimento da existência de preços realmente muito apetecíveis a nível de preço e conforto.

Grande parte dos fabricantes aceita projectos dos clientes (desde que exequíveis), faz projectos por encomenda e dispõe dos seus próprios projectos-tipo. O tempo requerido para satisfação desses requisitos varia de município para município (em termos médios, um ano de espera após entrega da documentação).

Alguns fabricantes encarregam-se dessas formalidades sem significativo aumento de custo.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

2 Comments on As Casas de Madeira São Baratas?

  1. Michel // 26/02/2011 at 21:23 //

    Boa noite.Mencionou em cima que se podem encontrar casas na ordem dos 70m2 por 25mil euros.Pode dizer-me onde ? obrigado

  2. VALMIR RIBEIRO // 08/07/2012 at 02:34 //

    Na Europa, é claro, caro Michel Sais!

Leave a comment

Your email address will not be published.

*