Depósitos a Prazo: Vantagens e Desvantagens

Os depósitos a prazo são representados por um título, com prazo e taxa de juro próprios. Para cada depósito, pode escolher o período que melhor se adapta ao seu plano financeiro.

Os depósitos a prazo continuam a ser a melhor forma que as pessoas encontram para aplicar as suas poupanças. Uma das razões, senão a principal é que se trata de uma aplicação sem risco e que remunera as poupanças com uma taxa garantida, sabendo logo no momento da aplicação qual o rendimento que irá obter no final do prazo escolhido. O depósito a prazo representa um investimento seguro, uma aplicação sem riscos para as suas poupanças.

Estão disponíveis em todos os bancos e as taxas oferecidas são à partida muito semelhantes.

Podemos dizer que um depósito a prazo é um “empréstimo” que uma pessoa (ou empresa) faz a um banco, recebendo em contrapartida juros. Aqui a contrapartida beneficia os dois lados: ganha o banco porque dispõe de capital adicional para a sua atividade, ganha quem deposita o dinheiro porque consegue, de forma segura, obter uma valorização do seu capital, com risco quase zero.

Para quem possui pouco dinheiro disponível, mas quer rentabilizar o que consegue poupar de forma segura, os depósitos a prazo podem trazer um lucro mais reduzido, mas é uma aplicação segura, que não obriga a despesas adicionais.

As poucas desvantagens que apresentam são a taxa de juros normalmente baixa, a aplicação de penalizações no caso de precisar do dinheiro antes do prazo estipulado. Os depósitos a prazo com uma taxa mais atrativa têm, em geral, uma duração superior a seis meses.

O depósito a prazo é mesmo uma solução porque mais importante que ganhar poucos juros (se o valor que investir for baixo) é não perder dinheiro. Rentabilidade é a palavra certa. Em vez de ter o seu dinheiro parado numa conta à ordem, procure não adiar mais a sua decisão e colocar o mesmo a render.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*