Como saber quando vender as suas acções?

Apesar de precisar de pouco de tempo e de investigação para seleccionar as acções, muitas vezes é difícil saber quando as retirar – especialmente para aqueles que investem pela primeira vez. Mas há casos específicos em que será necessário vender as suas acções antes de ter atingido os seus objectivos financeiros.

Pode pensar que a hora de vender é quando o valor das acções está prestes a cair – e pode mesmo até ser aconselhado pelo seu corretor a fazer isso. Mas isso não é necessariamente o caminho certo a seguir.

As acções sobem e descem o tempo todo, dependendo da economia… e, claro, a economia depende também do mercado de acções. É por isso que é tão difícil de determinar se deve vender ou não as suas acções. As acções descem, mas tendem também a voltar a subir.

Tem que fazer mais pesquisas, e tem que manter a estabilidade das empresas em que investe. Alterações nas corporações têm um profundo impacto sobre o valor das acções. Por exemplo, um novo CEO pode afectar o valor das acções. A forte queda no sector pode afectar as acções. Muitas coisas – tudo associado – afectam o valor das acções. Mas na realidade há apenas três bons motivos para vender as acções.

A primeira razão é ter atingido os seus objectivos financeiros. Uma vez que chegou à reforma, pode querer vender as suas acções e colocar o seu dinheiro em meios mais seguros a nível financeiro, como uma conta poupança.

Esta é uma prática comum para aqueles que investiram com a finalidade de financiar a sua reforma. A segunda razão para vender as acções é se há alterações importantes no negócio em que está investindo na medida em que causa ou causará, a descida do valor das acções, com pouca ou nenhuma possibilidade de o valor voltar novamente a subir. O ideal seria vender as suas acções nessa situação antes que o valor comece a cair.

Se o valor atingir um pico elevado, esta é a terceira razão que pode fazê-lo vender. Se a sua acção está avaliada em 100 hoje, mas sobe drasticamente para 200 na próxima semana, é um grande momento para a vender – especialmente se a perspectiva é que o valor vai cair para menos de 100 brevemente. Poderia vender quando a sua acção chegar a 200.

Como principiante, deve definitivamente consultar um corretor ou consultor financeiro antes de comprar ou vender acções. Eles vão trabalhar consigo para ajudá-lo a tomar as decisões certas de forma a atingir os seus objectivos financeiros. Para começar a investir sem riscos veja este artigo.

About O Investidor

O Investidor explica como investir corretamente em vários ativos: Ações, Forex, Petróleo, Índices, Ouro

E para começar a investir já hoje, fizemos uma parceria com a PLUS500 para lhe oferecer 25€ gratuitamente!

Clique aqui para ganhar 25€ e começar a investir agora

Leave a comment

Your email address will not be published.

*