Determinar a Sua Tolerância ao Risco

Cada pessoa tem uma tolerância ao risco que não deve ser ignorada. Qualquer bom corrector de bolsa ou conselheiro financeiro sabe disso, e eles devem fazer um esforço para ajudá-lo a determinar qual é a sua tolerância ao risco. Então, eles devem trabalhar consigo para encontrar investimentos que não excedam a sua tolerância ao risco.

Determinar uma tolerância ao risco envolve várias coisas diferentes. Primeiro, precisa de saber quanto dinheiro tem para investir, e qual o seu investimento e os seus objectivos financeiros.

Por exemplo, se pretende reformar-se em dez anos, e não tem dinheiro nenhum guardado para esse fim, precisa de ter uma tolerância de alto risco – porque vai precisar de fazer um investimento arriscado, a fim de alcançar o seu objectivo financeiro.

Do outro lado da moeda, se tiver vinte e poucos anos e quiser começar a investir na sua reforma, a sua tolerância ao risco vai ser baixa. Pode dar-se ao luxo de ver seu dinheiro crescer lentamente ao longo do tempo.

Perceber que a sua necessidade de uma tolerância de alto ou baixo risco, realmente não tem qualquer influência sobre a forma como sente o risco. Novamente, há muito para determinar a sua tolerância.

Por exemplo, se investiu no mercado de acções e viu o movimento de acções diárias e viu que estava caindo ligeiramente, o que faria?

Venderia ou deixaria o seu dinheiro continuar investido? Se tem uma baixa tolerância ao risco, iria querer vender… se tem uma alta tolerância, deixaria o seu dinheiro continuar e via o que acontecia. Isto não é baseado nos seus objectivos financeiros. Esta tolerância é baseada em como se sente em relação ao seu dinheiro!

Novamente, um bom conselheiro financeiro ou corretor de bolsa deve ajudar-lhe a determinar o nível de risco que lhe é cómodo, e ajudá-lo a escolher adequadamente os seus investimentos.

A sua tolerância ao risco deve basear-se nos seus objectivos financeiros e como se sente sobre a possibilidade de perder o seu dinheiro. É tudo junto. Aprenda também como investir com sucesso.

About O Investidor

O Investidor explica como investir corretamente em vários ativos: Ações, Forex, Petróleo, Índices, Ouro

E para começar a investir já hoje, fizemos uma parceria com a PLUS500 para lhe oferecer 25€ gratuitamente!

Clique aqui para ganhar 25€ e começar a investir agora

Leave a comment

Your email address will not be published.

*