Poupe Dinheiro… na Casa de Banho

Há determinados comportamentos e dicas que podemos usar para poupar dinheiro diariamente, em casa, mas essencialmente na casa de banho, pois é um local onde se gasta muito, seja em água, papel higiénico, produtos de limpeza, etc.

Poupe Água

– Um acto muito simples, mas por vezes desleixado, quando lava as mãos, os dentes ou mesmo faz a barba. Desligue a torneira, se toda a gente em sua casa agir assim, pode poupar entre 10 a 30 litros de água por dia.

– Opte por tomar duche em vez de banho de imersão, e quando colocar o champô ou se ensaboar desligue a água.

– Enquanto espera que venha água quente na banheira ou no duche, recolha a água fria com um balde, depois utilize essa água para regar as plantas, lavar o chão ou mesmo para encher o bebedouro dos animais de estimação.

– Poupe água no autoclismo, pois cada vez que descarrega o autoclismo gasta cerca de 10 litros de água. Pode optar pelo tradicional método de colocar uma garrafa cheia de água no depósito do autoclismo ou ter um botão de autoclismo duplo, para que possa controlar a quantidade de água de cada descarga. Evite também colocar lixos desnecessários na sanita, já que isso obriga a mais descargas.

– Utilize redutores de fluxo nas torneiras e chuveiros e ponha-os a poupar para si. O redutor de fluxo é uma pequena peça que se encaixa na torneira e reduz o seu caudal em cerca de 50%. Pode também optar por torneiras temporizadas, que desligam após alguns segundos, ou ainda chuveiros de baixo fluxo.

casa de banho

Poupe Papel Higiénico

– Compre embalagens familiares, por norma fica sempre mais barato comprar embalagens grandes, no entanto deve sempre confirmar se fica mais barato comprar uma embalagem de 24 rolos ou duas de 12 rolos.

– Gaste menos papel higiénico, pois por vezes exageramos na quantidade de papel que gastamos, habitue-se a contar os quadrados que gasta e a usar apenas 3 ou 4 quadrados dobrados, de cada vez, verá que é suficiente e assim cada rolo durará mais.

– Tenha em atenção o local onde se encontra o suporte de pendurar. Se o colocar mais atrás, ou de forma a o papel ficar pendurado para trás vai gastar mais, pois estando mais longe de si, vai gastar mais papel ao desenrolá-lo. Por isso coloque o suporte do rolo próximo de si e com o papel a descair para a frente.

– Diga não à folha dupla e ao que tem desenhos coloridos, primeiro porque é sempre mais caro, depois, como o de folha dupla é maior e aparentemente mais fofo acaba por gastar mais, mesmo que de forma inconsciente.

Poupe na Limpeza

Para a limpeza da casa de banho pode usar vinagre em tudo. Limpe todas as louças com um pano embebido em vinagre e verá como ficam limpas e brilhantes.

Para manter a sanita limpa coloque 2 chávenas de vinagre na sanita de um dia para o outro, antes de puxar o autoclismo, repita este processo todas as semanas e verá como não aparecerão aqueles depósitos minerais na sanita, para uma acção mais eficaz adicione um pouco de bicarbonato de sódio ao vinagre.

Para retirar as manchas que aparecem por vezes nas portas do duche ou da banheira, misture em 4 l de água, ½ chávena de vinagre, 1 chávena de amoníaco e ¼ de chávena de bicarbonato de sódio, lave com esta mistura passando com um pano macio e assunto resolvido.

Credito da foto.2

About Rosa Reis
Rosa Reis ajuda-o com as melhor dicas para poupar dinheiro.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*