Aprenda a Viver Modestamente

A frugalidade está cada vez mais na moda. É uma tendência positiva, porque a situação económica como está actualmente, favorece a que aprenda a tirar prazer das pequenas coisas da vida. Só assim poderá manter o balanço necessário para conseguir dormir relaxadamente todas as noites.

O Materialismo

O materialismo apareceu em força nas últimas décadas e os gastos descontrolados começaram a sufocar as famílias, que antigamente não tinham tantas formas possíveis para gastar dinheiro.

Antes do aparecimento de todas as “facilidades” de crédito, as famílias eram numerosas, mas os filhos partilhavam os quartos. Hoje em dia, uma família com três ou quatro elementos vive em casas com cinco ou seis quartos.

Quantos pares de sapatos tem actualmente? De quantos realmente precisa para viver? Quantas televisões tem em casa? Quantos telefones portáteis existem na sua família?

Aprender a Viver Modestamente

Não vale a pena olhar mais para trás e arrepender-se. É hora de olhar para o presente e pensar naquilo que pode fazer. Veja quanto dinheiro tem e quanto vai precisar para as coisas realmente importantes da vida:

Faça as contas e calcule quanto dinheiro precisa para viver todos os meses, pagando todas as despesas que são regulares, como é o caso da electricidade, água, transportes, alimentação, etc.

Depois de calcular estas despesas, veja se consegue partir viver no mês seguinte com apenas metade desse valor. Crie objectivos de redução de todas as suas despesas até ao ponto em que continue a viver confortavelmente.

Poupar Dinheiro é Poder

Antes de começar a pensar que a ideia é ridícula, faça uma tentativa. Não vai perder mais do que alguns minutos. Mesmo que não consiga cortar até metade das suas despesas, conseguirá alguma redução e só por isso já valerá a pena.

Viver de forma mais modesta significa combater as várias motivações para gastar dinheiro:

  • Publicidade
  • Amigos
  • Centros comerciais
  • Vizinhos

É preciso aceitar que já tem dinheiro suficiente para manter um estilo de vida confortável e que não precisa de muito mais para se sentir feliz. Aprender a poupar dinheiro e viver confortavelmente está ao alcance de todos nós.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*