Depois de Poupar é Preciso Aprender a Ganhar Mais Dinheiro

Depois de ter conhecido o guia essencial para aprender como economizar e baixar as suas despesas, é altura de começar a pensar em ganhar mais dinheiro. Nas finanças pessoais, existem duas formas de conseguir ter um saldo positivo no final do mês: Poupar mais ou ganhar mais. Nos artigos anteriores já aprendeu como poupar no seu orçamento doméstico, agora está na altura de aprender como trazer mais dinheiro para casa.

Há várias formas de aumentar o seu rendimento mensal, por isso vamos ver algumas dessas alternativas imediatas para melhorar o seu orçamento doméstico e eliminar as dívidas.

Toda a Família a Trabalhar

Se apenas um dos elementos do casal trabalha, equacionem a possibilidade de trabalharem os dois fora de casa. No entanto, é preciso analisar os custos de ter duas pessoas a trabalharem fora de casa. Por exemplo, se tiverem filhos menores e precisarem de pagar para que fiquem num colégio, pode não compensar. Junte essa despesa com os custos de transportes e alimentação fora de casa. Analise se compensa ou se é preferível tentar encontrar uma forma de ganhar dinheiro em casa.

Necessidade de Formação

Está com os conhecimentos em dia na área onde trabalha? Se não tiver, é normal que esteja a ganhar abaixo do que o mercado paga. Nestes casos é preciso investir para colher frutos mais tarde.

Por exemplo, aprender inglês pode ser importante para ganhar vantagem na sua profissão. Existem formas mais económicas de aprender a falar inglês.

Veja também escolas públicas e cursos financiados na sua área de residência. Se não tem muito dinheiro para gastar, é complicado investir na sua educação, mas precisa de analisar se não está a ficar para trás por causa disso.

Quer Ter Um Aumento de Salário Para Ter Mais Rendimentos?

Conseguir um aumento no salário é uma das formas mais óbvias de se ganhar mais dinheiro mensalmente. O seu patrão actual pode ser o seu melhor amigo na resolução dos problemas financeiros.

Ganhar Mais no Emprego Actual

Nem sequer precisa de mudar de empresa para conseguir um aumento salarial. Por exemplo, se lhe pagarem à hora, peça mais horas de trabalho. Trabalhe outro turno, trabalhe ao fim-de-semana, trabalhe horas extraordinárias.

Se gosta da empresa onde está e não tem intenções de sair, esta é uma boa possibilidade de conseguir aumentar os seus rendimentos.

Outra opção é pedir um aumento de salário, desde que esse pedido seja justificado. Pedir um aumento só porque está com mais dívidas não é um bom motivo. O seu patrão não tem a culpa da forma como você chegou a essas dificuldades financeiras. Pode até tentar utilizar esse argumento se o seu patrão tiver um bom relacionamento consigo, mas a maior parte das vezes é má ideia utilizar esse motivo.

A outra forma de se candidatar a um salário maior é aproveitando alguma vaga de promoção que possa ter aparecido. Claro que esta forma de ser aumentado não depende de si directamente, mas talvez possa até propor uma nova função para si, com mais responsabilidades e melhores compensações.

Idealmente deve estar sempre disponível para assumir novas responsabilidades, porque nunca se sabe o dia de amanhã. Se o fizer apenas quando está com a corda no pescoço, pode já ser tarde. Procure também oportunidades noutros departamentos e divisões da empresa. Fale com outros colaboradores e com os responsáveis desses departamentos, para que a porta esteja sempre aberta para si.

Mudar de Emprego Para Um Aumento de Salário

Se não conseguiu um aumento no salário na empresa onde trabalha actualmente, outra hipótese que tem é procurar um emprego onde as regalias sejam melhores para si.

Aqui ficam algumas dicas para encontrar um emprego novo na sua área profissional.

Procurar Emprego Para Ganhar Mais

A primeira coisa que tem de fazer é o currículo e uma carta de apresentação. Enquanto espera pelas entrevistas, melhore a sua capacidade de respostas às principais questões que se colocam em entrevistas de emprego. Existem vários artigos na internet que mostram como fazer um Curriculum Vitae e preparar para entrevistas de emprego.

Procurar Empregos

Assim que se decidir a mudar de emprego, comece à procura em todos os locais possíveis. Diga aos seus amigos que procura um novo emprego, actualize o seu perfil nas redes sociais (isto é cada vez mais importante), procure nos jornais que lhe interessam, registe-se nos sites de emprego e assine as newsletters.

Passe também a frequentar eventos que possam estar relacionados com empregos, como as feiras de empregos, cursos, palestras, etc.

Rede de Contactos

Para encontrar emprego, quanto mais contacto tiver, melhor. Muitos dos melhores empregos são preenchidos sem a necessidade de colocar publicidade. As redes de contactos são uma das melhores formas de conseguir atrair bons profissionais. A recomendação é ainda o principal factor de decisão num emprego.

Sempre que conhecer uma nova pessoa que possa ajudá-lo num novo emprego, prepare um resumo daquilo que tem de dizer para convencer essa pessoa a dar-lhe uma oportunidade.

Empresas de Recrutamento

Em simultâneo, pode também inscrever-se nas empresas de recrutamento e head hunters. Estas empresas têm bons contactos profissionais e podem ser úteis para encontrar um emprego rapidamente.

Veja as condições que lhe propõem durante a sua inscrição. Muitas destas empresas têm um custo para o trabalhador.

Encontrar um novo emprego não tem de ser para substituir o já existente. Pode procurar um emprego para complementar o que já existe.

Ganhe Mais Dinheiro Aguentando Dois Empregos

Se precisa mesmo de encontrar um emprego para complementar o actual, tem de se preparar para o acréscimo de trabalho que aí vem. Pode ser que consiga ultrapassar os problemas financeiros rapidamente e apenas necessite de trabalhar alguns meses. No entanto, deve preparar-se para as novas rotinas de emprego.

Sobreviver a Um Part-Time

Há uma elevada percentagem da população que tem mais do que um emprego, principalmente quando a economia não está famosa e começam a aparecer as primeiras dívidas. O importante é agir rapidamente e começar a ganhar mais dinheiro assim que possível. Quanto mais se atrasar, pior ficará a sua situação financeira.

Uma das coisas que precisa de garantir é que o seu segundo emprego não afecta a sua performance no primeiro emprego. Se estiver a ser prejudicado, pode vir a ser despedido ou despromovido do emprego principal e isso seria uma péssima escolha. Saiba também se o seu patrão não tem qualquer problema com o facto de você trabalhar noutra empresa em part-time.

A outra análise que precisa de fazer é relativamente aos custos que vai ter de suportar durante o segundo emprego. Se calhar precisa de gastar mais nos transportes, mais na alimentação, etc.

Tempo e Disponibilidade

Além das dificuldades financeiras, existe a sua vida pessoal. É preciso que o segundo emprego não lhe complique ainda mais uma vida cheia de compromissos. Quanto mais coisa quiser fazer ao mesmo tempo, pior. Pode estar a prejudicar a sua saúde e isso nunca é boa opção.

Procure saber:

  • Se o seu companheiro está disposto a ajudar, assumindo algumas das tarefas que você fazia.
  • Se aquilo que vai ter de deixar de fazer, não tem implicações sérias na sua vida e nos seus relacionamentos.
  • Se consegue encontrar um emprego que lhe traga alguma satisfação, para que tudo não lhe pareça um fardo.
  • Se consegue um emprego próximo de sua casa, para minimizar o tempo longe da sua família.

Ter um segundo emprego não é fácil, principalmente se não sabe quanto tempo irá ter de o manter.

Como Ganho Dinheiro Como Freelancer?

Se não quer ter uma rotina de emprego que inclua estar o dia todo fora de casa, experimente antes algo como freelancer. É possível ganhar bom dinheiro a trabalhar como independente, se tiver ou quiser aprender as qualificações necessárias para isso.

Aqui ficam algumas dicas para experimentar esta forma de rendimentos.

Analise os Seus Conhecimentos

Existem determinados conhecimentos e capacidades que têm muita saída no mercado, mesmo trabalhando como freelancer. Trabalhar como freelancer significa que oferece os seus serviços directamente a uma empresa, sem que esta tenha de assinar um contrato consigo.

Alguns exemplos de trabalhos de freelancer incluem:

  • Tradutores
  • Fotógrafos
  • Músicos
  • Escritores
  • Engenheiros de Software
  • Web Designers

Limitações de Trabalhar Como Freelancer

Um dos problemas do freelancer é que precisa de ter contactos imediatos, para que o dinheiro chegue rapidamente. Pode demorar bastante tempo até que tenha clientes suficientes para ganhar dinheiro.

Para acelerar esse processo, pode:

  • Fazer um site para explicar os seus conhecimentos e oferecer os seus serviços. Se não sabe como, aprenda como fazer um site. O investimento que tem de fazer é mínimo e os resultados podem ser interessantes.
  • Fazer um orçamento tipo para as tarefas mais comuns. Desta forma pode criar cartões para colocar em caixas de correio de empresas ou disponibilizar no seu site e perfil de sites sociais.

Características Para Ter Sucesso Como Freelancer

Existem determinadas características que o podem ajudar a ter sucesso. É preciso ser organizado e disciplinado, porque não tem ninguém a controlar o seu tempo. É preciso saber trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo. Claro que também é preciso ter alguma sorte para que lhe apareçam uns primeiros bons clientes.

Se puder:

  • Fale com outros freelancers na sua área.
  • Divulgue os seus trabalhos aos contactos que tem, incluindo ao seu patrão.
  • Registe-se em sites de freelancers. É um negócio rentável na internet.

Existe várias possibilidades para ganhar mais dinheiro, que implicam dedicação e coragem para conseguir levar essa empreitada até ao final.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*