Como Escolher e Comprar Portáteis

Quer comprar um computador novo mas não sabe o que escolher? Saiba o que deve ter em atenção para escolher e comprar portáteis. Há para todos os gostos e carteiras, só precisa de definir as suas necessidades.

Os computadores portáteis são aparelhos electrónicos essenciais na vida de muitos milhões de pessoas e são cada vez mais os utilizadores que precisam de estar sempre ligados à internet. Para conhecer as características que precisa de analisar, veja como comprar um portátil.

Preços Mais Baixos

A verdade é que a necessidade das pessoas nasceu das reduções de preços a que assistimos nos últimos anos. Hoje é mais barato comprar portáteis bons do que há alguns anos atrás comprar computadores de mesa. Além disso, a capacidade e performance dos próprios computadores portáteis também melhorou bastante a sua imagem junto dos consumidores.

Antigamente os computadores portáteis eram bastante mais lentos do que os seus companheiros de mesa, o que fazia deles uma péssima escolha na relação preço / qualidade. Eram mais pesados, tinham menos memória, pouco disco rígido para guardar documentos, pouca autonomia e custavam muitos euros. Hoje em dia já não é assim e pode comprar computadores portáteis a preços bastante acessíveis.

Por isso, depende só das suas necessidades e do seu orçamento pessoal.

Computadores Portáteis Para Todos os Gostos

Com o avanço da tecnologia, praticamente todos os portáteis são suficientemente potentes para as necessidades da maioria das pessoas. Tirando os utilizadores mais exigentes, como jogadores ou utilizadores de aplicações gráficas pesadas, os computadores portáteis (excepto os netbooks) têm bons desempenhos naquilo que é mais normal:

  • Navegar na internet
  • Utilizar ferramentas de escritório
  • Ver filmes
  • Ouvir música
  • Jogar alguns jogos

Desta forma, as características principais para uma boa escolha passam pelo tamanho e autonomia do laptop.

Internet e Multimédia

Esta componente tornou-se muito importante ultimamente. São muitas as pessoas que vêem filmes no computador e se é o seu caso também, opte por escolher um computador que tenha uma saída de alta definição (HDMI), porque permitirá ver filmes com resoluções elevadas (até full-hd) no seu sistema home-cinema.

Se tiver televisão de alta definição e uma aparelhagem que suporte Dolby digital ou DTS, necessita mesmo que tenha esta saída HDMI, que é a única que permite passar áudio e vídeo no mesmo cabo. Isto claro, se quiser ver o filme na sua televisão. Tem sempre a opção de ver o filme directamente no computador.

Se o computador apenas tiver saída DVI, só conseguirá passar a imagem em alta definição, ficando sem o som, o que não é muito interessante para todos os que gostam de ver filmes com as melhores condições.

Há computadores portáteis que vêm já equipados com leitores de blu-ray, para lerem filmes de alta definição.

Se quer aceder à internet em qualquer lugar e ainda não tem uma ligação por parte de um operador móvel, pode optar por comprar um computador que inclui já o modem 3G. Desta forma apenas necessita de ter o cartão com o plano de dados contratual.

Tamanho e Autonomia dos Portáteis

Aqui ficam os principais grupos de computadores portáteis, em termos de dimensões e características associadas.

Portátil Até 10 Polegadas

computadores portáteis 10Se procura um computador portátil pequeno e com muita autonomia, tem de escolher um netbook ou ultraportátil. Pesam pouco mais de um quilo (alguns até menos) e cabem em qualquer mochila ou mala de senhora.

Têm um sistema operativo que carrega rapidamente, o que faz deles um companheiro rápido de utilizar em qualquer situação. Se gosta de trabalhar no café, estes são os modelos mais indicados.

As desvantagens destes computadores são as suas capacidades e performance. São computadores que apenas permitem as operações mais simples, como acesso à internet e alguns programas Office menos pesados. Têm processadores de baixo consumo, mas também de baixa potência.

Normalmente estes computadores portáteis não trazem leitores de DVD incorporados. Podem trazê-lo como acessório opcional. Desta forma reduzem ainda mais o peso e o consumo da bateria, que pode chegar às 6 ou 7 horas.

Existem netbooks com mais performance, mas a relação qualidade / preço não compensa a sua aquisição, a menos que seja um executivo e necessite de andar sempre com um destes equipamentos. O valor destes netbooks de luxo alcança vários milhares de euros.

Um computador portátil até 10 polegadas custa algumas centenas de euros, dependendo das suas características principais, como RAM, processador e espaço em disco.

Portátil Até 14 Polegadas

computadores portáteis 12São computadores portáteis um pouco maiores do que os anteriores, o que faz deles computadores baratos e mais comuns.

São suficientemente pequenos para poderem ser levados em viagens e já têm potência suficiente para efectuar mais operações no computador. Não são ainda os melhores para aplicações pesadas.

O seu peso já é medido na ordem dos quilogramas, podendo chegar aos 2 ou 3 quilos. A sua bateria é por isso mais limitada do que os anteriores. Conseguirá umas 3 ou 4 horas de autonomia.

O teclado já permite uma utilização com mais facilidade, mas ainda não se compara a um teclado normal, por isso só deverá comprar um portátil destas dimensões para utilizar como computador principal se tiver um teclado externo para ligar em casa ou no escritório.

Os portáteis desta gama são bastante económicos e dependem também das suas características, mas não vão muito acima das centenas de euros.

Portátil Até 16 Polegadas

computadores portáteis 15Estes computadores portáteis de 15 e 16 polegadas (principalmente os de 15) são os mais comuns no mercado. Se for a uma loja, encontrará a maioria dos portáteis com estas dimensões.

Já consegue encontrar um verdadeiro computador, capaz de substituir um de mesa, se procurar um portátil de gama média.

O peso já é considerável, podendo chegar aos 4 quilos, mas são computadores que já vêm com gravadores de DVD, Blu-ray e placas de vídeo mais potentes.

São suficientes para jogar alguns dos últimos jogos de computador, se comprar uma gama mais alta, mas todos permitem ver filmes em alta definição. Procure um que tenha a tal ligação HDMI.

Os preços neste segmento variam bastante. Pode encontrar portáteis de entrada de gama a poucas centenas de euros, ou comprar um topo de gama por milhares de euros.

Portáteis Acima de 17 Polegadas

computadores portáteis 17Estes computadores são portáteis mas são mais conhecidos por serem computadores de mesa transportáveis. O seu peso (acima de 4 quilos) faz com que sejam muito incómodos para transportes frequentes.

A autonomia destes grandes aparelhos é bastante limitada. Se conseguir encontrar um que tenha 2 horas, já é um dos mais autónomos. No entanto, são computadores para utilizar principalmente dentro de casa ou no escritório, onde existem tomadas, por isso a autonomia é deixada para segundo plano.

Os monitores são suficientemente grandes para poder ver um filme confortavelmente, embora seja melhor ver filmes em alta-definição directamente numa televisão. Estes computadores já permitem trabalho gráfico com necessidades de recursos pesados.

Se não tem grandes necessidades de mobilidade, não tem computador de mesa e tem algum dinheiro para gastar, opte por comprar um destes transportáveis. O seu preço pode chegar aos milhares de euros, mas apenas para modelos topo de gama.

A menos que seja um utilizador que necessite de recursos intensivos do computador portátil, veja em que perfil se encaixa e escolha comprar computadores portáteis dentro dessa gama.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*