Como Ter Saúde e Ainda Poupar Dinheiro

Quer ter mais saúde e ainda poupar dinheiro? Neste artigo vai ficar a saber tudo o que precisa para ser mais saudável para enfrentar os desafios do dia-a-dia e ainda ter mais dinheiro na sua conta bancária.

Todos conhecemos os factores importantes para sermos mais activos, enérgicos, bem-dispostos e saudáveis:

  • Alimentação saudável
  • Actividade física
  • Sono suficiente
  • Não ter comportamentos de risco, como fumar ou/e beber em excesso

As regras são bastante simples, mas são muitas as pessoas que não as seguem e então há uma grande parte da população que tem problemas de álcool, sedentarismo e deficiências mentais associadas.

Ainda por cima as pessoas com mais baixos rendimentos são as que se apresentam menos saudáveis. No entanto, é um erro pensar-se que apenas os ricos podem ter boa saúde. Ser saudável não depende exclusivamente das suas finanças pessoais. Depende muito mais da sua motivação e determinação.

Se mantiver um estilo de vida mais saudável, poderá poupar bastante dinheiro. Por isso aqui ficam várias sugestões para começar já hoje a mudar o seu estilo de vida.

Comer Mais Variedade

A alimentação saudável é essencial para nos sentirmos bem e deve ser suficiente para que consiga ter a energia necessária para enfrentar o dia. Por isso não deve ser obeso porque isso irá dificultar-lhe a tarefa de mobilidade.

Comer peixe em vez de carne é fundamental. Na escolha da carne também deverá fazer algumas alterações, consumindo mais aves e carnes brancas. Enchidos também estão fora de questão.

Além disso deve comer regularmente fruta e legumes, bem como cereais e leguminosas. Devem estar presentes em todas as refeições principais e nos snacks ao longo do dia.

Terá também de combater os doces e gorduras, evitando bolos de pastelaria e fast-food. As calorias devem ser bem repartidas pelos vários alimentos da cadeia alimentar.

Sempre que tenha de ir ao supermercado, faça uma lista previamente. Desta forma apenas comprará o que precisa e que foi escolhido em casa, com base numa dieta saudável.

Para poupar dinheiro em alimentação compre os alimentos recomendados que são mais frescos e naturais. Compare o preço da fruta da época com o preço de uma bola de Berlim… O preço de um quilo de vegetais é também bastante baixo. Já o preço de uma refeição enlatada não é nada barato.

Não se deixe enganar por embalagens económicas, porque muitas vezes não compensam. Veja sempre o preço por quilo dos alimentos. Os supermercados são obrigados por lei a colocar essa informação.

Se come fora de casa opte por menus mais saudáveis em vez de comida rápida. Fora de casa já é mais complicado encontrar um bom restaurante a um preço acessível. Se não conseguir opte por começar a levar comida para o emprego.

correr poupar dinheiro

Actividade Física Regular

Não precisa de ser um atleta de alta competição para tirar benefícios do desporto. Não precisa mais do que meia hora, durante cinco dias da semana, para queimar calorias e trabalhar os músculos internos e externos do seu corpo. O coração também precisa de ser treinado.

Pode inscrever-se num ginásio, se tiver possibilidades, mas nem sequer precisa disso. Há muitas actividades físicas que não custam dinheiro e que são extremamente saudáveis, como a corrida, caminhada ou a natação no mar.

Quase todas as localidades têm parques e jardins para a população poder fazer desporto. Procure os jardins mais próximos de sua casa.

Álcool e Tabaco Proibidos

Além de praticar exercício físico, deve também deixar de fumar e beber em excesso, porque são anos de vida que está a retirar ao seu corpo.

Um copo de vinho por dia pode até ser saudável para prevenir doenças cardiovasculares, mas não mais do que isso.

Com o dinheiro que poupa no tabaco, no álcool e em comida de plástico, será suficiente para se inscrever numa actividade física que goste, como uma arte marcial ou natação. Ou então aprenda como investir e ganhar dinheiro.

Normalmente quem se alimenta mal ou fuma ainda sofre de sedentarismo. São pessoas que conseguem fazer todas as escolhas erradas. Se é o seu caso, mude já!

Menos Doenças, Menos Médicos

A saúde não sai barata quando começa a falhar. As consultas nos médicos, as faltas ao emprego, os custos dos medicamentos, etc. É só fazer as suas contas e ver qual a fatia do orçamento doméstico que alocou para despesas de saúde.

Além disso, considere também toda a energia e boa disposição que perde quando está doente.

Se quer ter mais saúde, também vai ter mais dinheiro na carteira. Isso é certo…

Seja Saudável e Poupe Dinheiro

O ditado popular diz que a “saúde está sempre em primeiro lugar”. Embora possa ser discutível (há pessoas que fazem sacrifícios de saúde pelo seu país, família e até dinheiro), não deve descurar a sua saúde e da sua família, e se puder poupar algum dinheiro melhor ainda.

A melhor forma de economizar dinheiro é tendo saúde, mais energia e força, e assim poupar nos custos elevados dos tratamentos.

Aqui ficam algumas dicas para o conseguir:

  1. Se tem seguros de saúde, analise bem todos os benefícios que estes lhe dão, para si e para a sua família. Por vezes existem oportunidades de poupar dinheiro em tratamentos que não esperaríamos, como tratamentos dentários.
  2. Se tem um seguro de saúde pela empresa e não o utiliza, tente negociar receber esse valor em dinheiro.
  3. Deixe de fumar rapidamente. Com todos os estudos existentes, não há razão para desconhecer que pode perder 30% da sua longevidade e mais ainda em força e energia.
  4. Corra, nade, salte, faça todos os desportos que conseguir (moderadamente). Se estiver de boa saúde, pode dispensar os seguros de saúde.
  5. Procure escolas de medicina que utilizem doentes externos para ensinar a prática aos seus alunos, existem várias no País. Pode tratar dos dentes, fisioterapia ou receber massagens sem pagar quase nada, e não se preocupe porque existe o acompanhamento dos professores nas operações delicadas.
  6. Faça mais coisas em casa, como lavar o carro, limpar a casa, cortar a relva do jardim. Assim, manter-se-á activo e com mais saúde.

O truque é manter-se activo diariamente para que melhore o seu sistema imunitário e faça visitas pouco frequentes ao médico. Se quer conhecer mais sobre saúde, leia o guia sobre seguros de saúde.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*