Como Escolher e Comprar Um GPS

Se quer aprender como escolher e comprar um GPS, veja neste artigo as características que são importantes e as que pode deixar de lado. A maior parte dos sistemas de GPS são simples de utilizar, com um interface bastante intuitivo mesmo para quem tem pouca experiência com novas tecnologias.

Captar o Sinal dos Satélites

O maior problema é o tempo que demora a conseguir detectar os satélites suficientes para que comecem a funcionar. Leva a que distâncias curtas sejam mais complicadas para a utilização do GPS uma vez que é necessário esperar alguns minutos.

A captação do sinal de GPS depende do tempo em que esteve desligado. Por exemplo, se utilizar o aparelho diariamente bastam alguns segundos para que ele se situe na estrada. Se este estiver desligado alguns dias demorará alguns minutos.

Instruções dos GPS

Todos os GPS têm instruções de voz que são essenciais para a segurança na estrada. Apenas deverá olhar para o ecrã se tiver alguma dúvida relativamente à instrução que está a ser dada pela voz.

O aparelho deve ser colocado a uma altura que permita olhar sem ter de mexer a cabeça, para que baste apenas desviar um pouco os olhos e consiga ver bem o percurso.

Opções dos GPS

Há cada vez mais acessórios e funcionalidades em cada aparelho de GPS, muitas das quais apenas servem para gastar mais dinheiro sem qualquer benefício prático. Precisa mesmo que o GPS capte estações de rádio ou faça de leitor de MP3?

Mapas Utilizados Pelos GPS

Todos os GPS utilizam mapas fabricados por dois gigantes nessa área. A TeleAtlas e a NavTeq. Ambas as companhias fazem actualizações regulares, com novas estradas, alterações de percursos e correcções de erros nas versões anteriores.

Sempre que possível faça a actualização do seu mapa, principalmente se for fazer uma viagem mais longa, porque pode existir uma nova estrada que torne todo o itinerário muito mais económico e rápido.

Software de GPS

Existem vários softwares de GPS, desde o TomTom até ao NDrive, sendo que todos permitem várias opções para os percursos. Pode escolher, por exemplo, percurso de bicicleta ou de carro. Pode optar por evitar auto-estradas ou estradas de terra batida.

Existem ainda os pontos de interesse que podem ser adicionados aos mapas. São extremamente úteis porque permitem enriquecer bastante a informação do seu mapa. Por exemplo, se quiser saber a localização dos radares, pode descarregar essa informação. Se quiser conhecer os postos de combustível de determinada marca, pode descarregar. Existem dezenas de opções para os pontos de interesse, desde praias até caixas de multibanco. É uma funcionalidade essencial para que leva o GPS para as férias.

Em termos de interface, deve olhar para as várias alternativas para decidir qual prefere.

Estas são as características a que deverá dar atenção quando for escolher e comprar o GPS para o seu carro.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*