Guia do Cartão de Crédito

Aqui vai encontrar tudo o que precisa de saber sobre a correcta utilização do cartão de crédito, porque quando é bem utilizado oferece uma forma muito conveniente de pagamento. Além disso, os cartões de crédito dão muita flexibilidade e benefícios úteis a todos os que os sabem utilizar de forma correcta.

Se está a pensar em ter um cartão de crédito, mas não sabe muito bem qual deve escolher, este guia será muito útil para si. Vai explicar-lhe o essencial sobre os cartões de crédito e escolher o mais apropriado para as suas necessidades.

Quando bem utilizado, o cartão de crédito tem muitos benefícios! Vamos ao básico…

Como Funciona o Cartão de Crédito

Os cartões de crédito oferecem um método de pagamento conveniente e seguro, bem como flexibilidade para empréstimos pessoais de curta duração.

Quando paga algum produto ou serviço com o cartão de crédito, o fornecedor do cartão está a emprestar-lhe dinheiro para fazer o pagamento. Todos os meses vai receber um extracto com o detalhe de todos os movimentos que faz com o cartão.

Quando é feito o empréstimo para comprar o produto o banco dá-lhe um período de crédito gratuito para fazer o pagamento e sempre que consegue repor o dinheiro dentro deste prazo, não será cobrado nenhum juro no cartão de crédito. Já vamos ver mais adiante como funciona exactamente.

O cartão de crédito permite-lhe comprar produtos e serviços sem ter dinheiro disponível!

Vantagens e Desvantagens do Cartão de Crédito

Como em todos os produtos e serviços existentes, há vantagens e desvantagens em ter cartões de crédito.

Vantagens dos Cartões

Crédito gratuito de curto prazo – Desde que pague o dinheiro que utilizou anteriormente dentro do prazo estabelecido no contrato (por exemplo, trinta dias) não incorrerá em juros.

Segurança e conveniência – Sempre que precisa de pagar algo, seja uma transacção nacional ou internacional, está protegido contra vários tipos de ataques. É o método ideal para fazer compras pela internet.

Protecção da compra – Existem leis internacionais que atribuem responsabilidades aos comerciantes e bancos sempre que existem irregularidades nas compras. As instituições financeiras são obrigadas a devolver-lhe o dinheiro quando não recebeu o produto que comprou, dentro de determinados limites.

Protecção de fraude – Se for vítima de roubo ou fraude com o seu cartão de crédito, não terá de pagar pela utilização indevida do cartão.

Incentivos – Todas as empresas a quem pode solicitar cartões de crédito têm várias vantagens e benefícios para os seus clientes. Se for um cliente leal e cumpridor, terá acesso a várias regalias, que podem ir até à devolução de uma percentagem do dinheiro que gastou.

Utilização mundial – É o método de pagamento mais aceite em todo o mundo. É difícil encontrar um país que não funcione com este cartão de crédito internacional. Se tiver um cartão, pode fazer compras em qualquer site da internet, nacional ou internacional.

Desvantagens dos Cartões

Juros – Sempre que não consegue pagar o dinheiro que utilizou, dentro do prazo acordado, tem de pagar juros muito altos. Os juros dos cartões de crédito variam entre as várias instituições financeiras. Se pensa que não conseguirá pagar as dívidas do cartão de crédito todos os meses, tem de escolher um cartão com uma taxa de juro competitiva.

Limite de crédito – O dinheiro que pode gastar com um cartão de crédito é limitado, por isso pode ter acesso a menos dinheiro do que está a pensar. O limite depende do tipo de cartão que subscrever. Com a crise económica, os bancos ficaram mais cautelosos na atribuição dos cartões de crédito. Com o aumento do crédito malparado, é agora mais complicado ter limites elevados num cartão de crédito.

cartão de crédito

O Melhor Cartão de Crédito Para Si

Existem três formas de utilizar o seu cartão de crédito:

  • Simplesmente para fazer compras.
  • Transferir as dívidas de outros créditos.
  • Levantar dinheiro em caixas multibanco.

Os juros do cartão de crédito dependem também do tipo de utilização que faz do serviço. Tipicamente os bancos estabelecem uma hierarquia de pagamento do juro que começa pelos mais baixos, deixando os clientes com as dívidas mais elevadas por pagar.

Se não utilizar o cartão cuidadosamente irá correr o risco de ficar com dívidas elevadíssimas. Se for disciplinado na sua utilização, não terá qualquer problema em gerir os seus movimentos.

Cartão de Crédito Sem Anuidade

Alguns cartões de crédito não têm anuidade (o valor que paga para ter um cartão), mas depende sempre do tipo de cartão e do contrato que vai fazer.

Deverá optar, sempre que for vantajoso, por cartões de crédito sem anuidade. Pode utilizar vários cartões de crédito, um para cada tipo de operação que vai realizar, se as taxas de juros forem atractivas. O que não deve fazer é utilizar dois cartões de crédito para fazer o mesmo tipo de operações.

Por exemplo, o levantamento de dinheiro de uma caixa multibanco com um cartão de crédito visa tem taxas de juro mais elevadas do que as utilizadas numa compra pela internet e não costumam ter o período gratuito de crédito, com pagamento sem juros. Por isso, nunca levante dinheiro a crédito, a menos que seja essencial.

Estes serviços estão sempre a ser inovados, por isso é preciso conhecer na altura em que precisa do cartão de crédito quais as condições existentes no mercado.

Comparar Cartões de Crédito

As leis têm vindo a beneficiar os consumidores, obrigando a que as instituições financeiras disponibilizem informação detalhada e que possa ser directamente comparável entre cartões de crédito.

É mais simples hoje saber qual o cartão de crédito com melhor taxa de juro para determinada operação. É também mais simples conhecer os benefícios que são oferecidos aos clientes.

Solicitar o Cartão de Crédito Certo Para Si

Aqui ficam alguns tipos de utilizações mais comuns de um cartão de crédito, para pode determinar que tipo de consumidor é.

Consegue Pagar o Balanço Todos os Meses?

Se vai utilizar o cartão para a maior parte das compras, mas consegue pagar sempre todo o balanço no final de cada mês, não terá de pagar juros no cartão de crédito.

Depende sempre do cartão, mas o período de carência de juros pode ir até aos dois meses após a compra. Isto permite uma folga bastante alargada, desde que seja organizado nas suas finanças pessoais.

Atenção! Podem existir serviços que não têm este período de graça, mesmo que consiga fazer o pagamento mensalmente. Saiba quais são essas operações.

Se consegue pagar todos os meses aquilo que utiliza, é indiferente o juro dos cartões de crédito. Em vez de olhar para esse factor, compare antes os benefícios que terá com a sua utilização.

Existem benefícios para todos os gostos:

  • Cashback – Devolução de dinheiro a partir de determinado valor de compras.
  • Doações a instituições de solidariedade.
  • Milhas de voos internacionais.
  • Pontos para trocar por prémios variados.
  • Acordos com vários serviços, como hotéis e rent-a-car.

A lista de benefícios é imensa, por isso é que a correcta utilização do cartão de crédito é muito interessante. Há cartões mais generosos do que outros.

Se tem dinheiro para pagar facilmente o que gasta ao longo do mês, mas não é muito organizado no seu orçamento doméstico, opte por fazer débito directo. Desta forma nunca se irá atrasar nos pagamentos e não incorrerá em dívidas.

Se não tem dificuldades em pagar o balanço do cartão, opte pelo que dá mais benefícios!

Não Consegue Pagar o Balanço?

Se quer utilizar o cartão de crédito mas nunca consegue fazer o pagamento do balanço, opte por um que tenha uma taxa de juros mais baixa e que permita o pagamento sem juros em períodos mais alargados, até aos dois meses.

Existem cartões de crédito para todos os gostos e necessidades, por isso tem de procurar o que melhor se adapta às suas necessidades.

Necessita de ter cuidado, porque após o período sem juros, serão cobradas taxas de juros elevadíssimas. Podem ser superiores a 20%. Tem mesmo de conseguir pagar o crédito até que acabe o período de crédito grátis ou então necessita de outro cartão para transferir a dívida.

Se quer utilizar o cartão e tem dificuldades de pagamento, precisa de estar mais atento às novidades dos mercados, porque estão sempre a sair novos produtos. A cada seis meses, dê uma nova volta pelos bancos e conheça as melhores condições para si.

Se já tem alguma dívida num cartão de crédito, procure transferi-la para outro produto que tenha uma taxa mais baixa. Há cartões que têm o período de crédito gratuito para transferências. A outra alternativa já foi também referida e passa por utilizar um cartão de crédito com as melhores condições para cada tipo de utilização.

Já Tem Dívida no Cartão de Crédito?

É muito fácil endividar-se com o cartão de crédito, já o inverso pode ser muito mais complicado. A menos que tenha grande disciplina, poderá levar anos até eliminar uma dívida que começou por ser uma coisa insignificante.

Para conseguir reduzir as dívidas acumuladas num crédito é preciso que faça pagamentos acima do mínimo exigido. Um cartão de crédito pode vir com uma percentagem de pagamento do valor utilizado. Por exemplo, se gastou 100€ e tiver que pagar apenas 10% no final de cada mês, irá necessitar de 10 meses para fazer o pagamento, mesmo que tenha a possibilidade de repor o balanço logo no primeiro mês. Nestes casos, precisa de se dirigir ao banco e dizer que quer pagar a totalidade do crédito todos os meses.

Utiliza o Cartão de Crédito Para Viajar?

Os cartões de crédito Visa ou MasterCard são aceites em praticamente todo o mundo, principalmente quando existem turistas. Se a sua única utilização dos cartões de crédito é em viagens, deve solicitar um cartão de crédito que não tenha muitas taxas de utilização no estrangeiro.

O cartão de crédito é sem dúvida a melhor forma de pagamento no estrangeiro, mas pode ter bastantes custos se não for utilizado de forma correcta ou se não for o cartão mais aconselhado para esse tipo de utilização.

As taxas de câmbios utilizadas nos cartões de crédito são baseadas nas redes Visa e MasterCard. Pode variar entre 0% a 3%, dependendo do tipo de cartão que solicitar.

As taxas também dependem do local onde vai passar férias. Por exemplo, na Europa é normalmente mais barato do que em África.

Quando quiser adquirir um cartão de crédito para viajar, procure as vantagens que estes oferecem, como a substituição do cartão, seguros de viagem, roubo ou perda. Existe uma excelente oferta de serviços nos cartões de crédito a utilizar no estrangeiro.

Estas são algumas das formas mais utilizadas por quem precisa de adquirir cartões de crédito, mas existem ainda outras necessidades mais específicas. Por isso é que existem cartões de crédito internacionais, cartões de crédito universitários e até cartões de crédito de clubes de futebol.

Cuidados na Utilização do Cartão de Crédito

Como já deve ter percebido, a correcta utilização do cartão de crédito traz muitas vantagens e comodidades, mas os consumidores mais incautos e descuidados podem ser apanhados por uma teia de juros, comissões, taxas, dívidas, serviços, que acabarão por ser muito prejudiciais.

É preciso ter muita atenção no atraso dos pagamentos do crédito e na ultrapassagem dos limites do crédito. Além disso, precisa de ler com atenção o contrato para conhecer todas as operações que estão sujeitas a taxas de juros e outras comissões.

A sua taxa de juro pode depender do seu histórico de crédito e quem tem melhor histórico tem acesso a melhores condições na solicitação do cartão de crédito.

Como Conseguir Solicitar Um Cartão de Crédito

Antes era mais simples conseguir ter acesso a um cartão de crédito, mas actualmente os bancos estão mais cuidadosos. Um bom historial de crédito é muito importante para conseguir ter acesso às melhores condições contratuais.

Se tem problemas com outros créditos pessoais, poderá ter muitos problemas para conseguir solicitar um cartão de crédito.

Para melhorar as suas hipóteses de conseguir um cartão de crédito:

  • Cancele os cartões de crédito que já não utiliza.
  • Peça apenas os cartões de crédito acessíveis a si, para não ter histórico de recusas.

Se está com dificuldades em conseguir pagar as suas dívidas do cartão de crédito, tente renegociar a dívida. Quanto mais cedo, melhor. Considere também a opção de transferir o dinheiro para um cartão de crédito com melhores condições.

O cartão de crédito é um produto financeiro que pode trazer excelentes benefícios nas finanças pessoais de todos aqueles que são disciplinados com as suas economias.

Cartão de Crédito VISA

Toda a gente conhece e muita gente utiliza cartões de crédito. Mas devido à sua popularidade, há muitas pessoas que confundem o cartão de crédito com a marca Visa. Aqui fica uma explicação das duas entidades e das suas relações.

O cartão de crédito Visa é o mais utilizado em todo o mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos da América representa 44% do mercado de todos os cartões de crédito existentes em circulação. Mas o que quer dizer exactamente Visa?

O que é o Visa?

A Visa inc. é uma empresa multinacional com sede em São Francisco, nos EUA. É líder mundial em redes de pagamentos electrónicos.

Tipos de cartões de crédito Visa

A empresa fornece três tipos de cartões:

  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Cartões pré-pagamento

Diferença entre cartões de crédito e cartões de débito

O conceito original destes cartões era que o cartão de crédito significava pagar mais tarde e o cartão de débito correspondia a pagamento imediato.

Actualmente estes conceitos já não estão separados, já que existem cartões de crédito que permitem levantar dinheiro imediatamente e cartões de débito que lhe dão dinheiro que ainda não tem disponível.

Um cartão de débito é usado um POS ou numa caixa multibanco e utiliza um código de 4 dígitos (PIN) para identificar o dono do cartão de crédito. O dinheiro e logo subtraído à conta e se não tiver dinheiro disponível, a operação não se concretiza.

Um cartão de crédito Visa (ou qualquer outro) é identificado por uma assinatura, juntamente com um documento de identificação civil (como o Bilhete de Identidade). Aqui, o dinheiro não é retirado imediatamente da conta à ordem. Pode até acontecer que não tenha saldo suficiente naquele momento, que a operação é concluída com sucesso.

Cartão de Crédito Internacional

O Visa é um cartão de crédito internacional, portanto pode ser usado praticamente em todo o Mundo, normalmente com taxas acrescidas nas transacções comerciais que efectua.

Cartão MasterCard

A empresa MasterCard Incorporated é uma multinacional que foi fundada em 1966 e está sedeada em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Tem receitas superiores a 4 mil milhões de dólares anualmente e tem aproximadamente 5 mil empregados espalhados pelo Mundo.

Negócios da MasterCard

O seu negócio principal consiste em processar pagamentos entre os comerciantes e os bancos dos compradores que usem a rede internacional MasterCard para fazer compras a débito ou a crédito.

O nome inicial da empresa era Master Charge: The Interbank Card, mas em 1979 passou a designar-se apenas por MasterCard, sendo que durante vários anos passou por vários nomes, resultado de fusões noutros países e continentes. Actualmente o nome é MasterCard WorldWide, que representa precisamente o facto de ser uma rede à escala mundial, o que levou também à reformulação do seu logótipo.

O Cartão de Crédito MasterCard

A maioria das pessoas conhece o nome MasterCard devido aos cartões de crédito que podem adquirir. A empresa tem vários acordos com instituições que dão muitas vantagens a quem quiser subscrever um cartão de crédito MasterCard, como por exemplo: CashBack (devolução de dinheiro), garantia de devolução com prazos mais alargados ou mesmo seguros de acidente em viagens ao estrangeiro.

A marca por trás do Cartão de Crédito MasterCard

A empresa MasterCard WorldWide é das empresas que mais investem em publicidade em todo o Mundo, tendo criado um dos mais emblemáticos slogans denominados ‘Priceless':

‘Há coisas que o dinheiro não compra. Para tudo o resto, há MasterCard’.

Estes anúncios estão presentes em praticamente todos os países e são feitos em várias áreas da sociedade, mas principalmente em eventos desportivos e sociais. Este anúncio é tão famoso que é fácil encontrar paródias em sites como o YouTube, sendo que alguns destes vídeos já foram alvos de processos judiciais, por direitos de autor.

Cartão de Crédito MasterCard no Desporto

O desporto é uma das áreas da sociedade onde a MasterCard está mais envolvida e gasta mais dinheiro. Tem sido a patrocinadora oficial da UEFA Champions League, dos Campeonatos da Europa e já foi também do Campeonato Mundial FIFA, que perdeu para a sua concorrente dos cartões de crédito Visa.

Aqui ficou um pequeno resumo da marca, conhecida pelo cartão de crédito MasterCard, que é um dos produtos financeiros mais utilizados em todo o sistema financeiro mundial.

Cartão de Crédito Sem Anuidade

Apesar das vantagens que os cartões lhe oferecem, não seja apanhado desprevenido e leia sempre as letras pequeninas dos contratos porque normalmente acabam por equilibrar a balança das vantagens que lhe prometiam inicialmente.

Já sabe também que tem de ser organizado, porque os bancos ganham mais dinheiro a partir da altura em que você deixar de pagar a tempo e horas e começam a cobrar juros que podem chegar a taxas extraordinárias (uma vez mais, leia os termos do contrato). Se este é o seu caso, elimine a dívida do cartão de crédito, antes de pensar se o cartão de crédito oferece a anuidade ou não.

Com a enorme concorrência entre bancos, para ver quem consegue captar mais clientes para as suas soluções de crédito, a maioria lançou cartões de crédito sem anuidade como forma de lhe entregarem um cartão de plástico levantando as menores dificuldades possíveis na altura de assinatura do contrato.

Desta forma, os clientes destes cartões de crédito não necessitam de pagar nenhum valor anual pelo facto de possuírem e utilizarem os cartões, porque as despesas nas transacções são todas suportadas pelos comerciantes. Os valores anuais de um cartão de crédito podem chegar a várias dezenas de euros, só pelo facto de ter o cartão em sua posse.

Antes de assinar o contrato veja se a anuidade é realmente gratuita para sempre e se não há nenhuma condição no contrato, como mencionado anteriormente, que faça com que o cartão deixe de ter a anuidade grátis.

Normalmente os cartões topo de gama (como os cartões gold) já trazem uma anuidade, mas permitem também outras facilidades, como crédito mais elevado e maiores benefícios em regalias que recebe pela sua utilização. Para a grande maioria das pessoas, basta utilizar o cartão de crédito sem anuidade, que já vem como excelentes benefícios caso sejam usados correctamente.

Devemos aproveitar todas as oportunidades para conseguir um bom contrato para o nosso lado, mas devemos sempre desconfiar quando as condições parecem demasiado favoráveis. ‘Quando a esmola é muita, o pobre desconfia’, e normalmente é verdade…

Como Funcionam os Juros

A maioria das pessoas tem cartões de crédito e todos eles têm juros, quando não se paga o valor em dívida durante o período de carência.

Mas para que servem os juros do cartão de crédito? Como é que funcionam? Como é que podemos diminuir o impacto que os juros dos cartões de crédito têm nas nossas finanças pessoais?

Aqui ficam algumas respostas para algumas perguntas mais comuns.

Como funcionam os juros dos cartões de crédito?

Segundo um estudo americano em 2004, a média de dívidas de cartões de crédito era superior a 5000 dólares, com uma taxa de juro de 2%.

Isto torna a situação das famílias completamente insustentável a curto prazo porque tem de poupar para fazer os pagamentos e a longo prazo porque não consegue acumular poupança para o futuro (para um fundo de emergência, por exemplo).

O que são juros do cartão de crédito?

Os juros representam o preço a pagar pelo privilégio de pedirmos dinheiro emprestado a uma instituição financeira.

Desta forma, podemos gastar dinheiro hoje que de outra forma, demoraria meses ou anos a acumular. É o caso da habitação, porque se tivéssemos de esperar para poder comprar uma casa em dinheiro, iríamos estar vários anos até o conseguir. Com o empréstimo, podemos comprar a casa imediatamente e pagar em prestações mensais ao banco que nos fez o empréstimo. Iremos pagar o valor emprestado e pagar os juros desses anos todos.

A taxa de juro é normalmente expressa anualmente, numa percentagem do valor emprestado.

Os cartões de crédito são os produtos financeiros, que têm a taxas de juro mais usadas hoje no dia-a-dia pelas famílias. No entanto existem outras transacções que têm taxas de juros, como por exemplo os empréstimos para a compra de habitação, que já vimos.

Como diminuir o efeito da taxa de juro?

A melhor forma para diminuir o impacto que os juros têm no empréstimo é fazer pagamentos adicionais todos os meses, porque assim o valor que pedimos vai sendo reduzido, o que reduz as prestações mensais, o valor pago no final do empréstimo e a duração do empréstimo.

Eliminar a divida dos juros do cartão de crédito, e outros produtos financeiros com taxa de juro elevada, é o melhor investimento que pode ser feito, porque dificilmente conseguirá investir o seu dinheiro noutro lado (poupanças, bolsa, certificados de aforro, etc.) que lhe garantam uma taxa de juro superior. Investir em vez de abater a divida é uma forma quase garantida de perder dinheiro (a menos que seja um investidor de topo), nesse caso não tem de se preocupar com a taxa de juro do cartão de crédito…

Related Posts

Autor

3 Comments

Add Comment