Como Refrescar a Casa e Poupar Dinheiro

Uma das melhores formas de conseguir refrescar a casa sem ter de gastar muito dinheiro em electricidade, é utilizando a natureza nas alturas certas.

Os dias de verão são muito quentes, mas é possível ter a casa fresca se utilizar algumas dicas simples para aproveitar os períodos mais frescos.

Isolamento Térmico da Casa

A primeira coisa a fazer é procurar um especialista em isolamentos térmicos para lhe poderem dizer se a sua casa está ou não preparada para enfrentar os dias de calor (bem como os dias de frio).

A maioria das casas não tem um bom isolamento térmico, o que faz com que tenham muito frio no inverno e muito calor no verão.

O ideal é fazer algumas obras em casa para corrigir este problema.

Cobrir as Janelas

Praticamente todas as casas têm cortinados, estores e persianas. É obrigatório utilizá-los nas horas de maior calor. Para quem tem moradias, os toldos também são boas opções para impedir que o calor entre para dentro da casa, no entanto é uma alternativa mais cara.

Existem também materiais reflectores do calor que podem ser colocados nos vidros das janelas, impedindo a entrada dos raios solares para dentro da habitação.

Zonas de Sombra

As plantas refrescam o ar, através da oxigenação e se forem de grandes dimensões podem criar zonas de sombra frescas.

Se tiver jardins, opte por vasos de grandes dimensões ou mesmo pequenas árvores em sítios estratégicos.

O importante é que as plantas sejam densas para fazerem mais sombra.

Ventilação Dentro de Casa

Durante a noite, quando o ar arrefece, abra as janelas nas divisões para que as paredes da casa arrefeçam. Desta forma conseguirá uma casa mais fresca durante o resto do dia.

Se tiver ventoinhas, utilize-as também durante a noite para ajudar na ventilação. Quanto maior for a ventoinha, melhor.

Com pequenos gestos poderá arrefecer a casa durante os períodos de menor calor, para conseguir suportar as horas mais difíceis, sem ter de gastar dinheiro.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*