Como Amortizar Créditos

Uma das possibilidades, para quem tem algum dinheiro disponível, é amortizar antecipadamente o crédito. Desta forma consegue aliviar as prestações que paga mensalmente e colocar as suas finanças pessoais em ordem.

Quando pede um empréstimo, seja ele qual for, faz um contrato com uma determinada taxa de juro e um prazo de empréstimo. São estes dois factores, juntamente o com o capital pedido, que permitem calcular o valor a pagar todos os meses. Quando mexe num factor, tem implicações nos outros.

Opções de Amortização do Crédito

Se quiser aumentar o prazo de pagamento irá conseguir baixar as prestações mensais a curto prazo, mas vai pagar mais juros no final do empréstimo.

Se aumentar a prestação mensal, conseguirá reduzir o prazo e os juros. A desvantagem é que tem de gastar mais dinheiro todos os meses.

Existe ainda uma terceira hipótese que passa por fazer amortizações extraordinárias antecipadamente. Estas permitem que o valor em dívida seja reduzido, podendo depois negociar outras condições, como a redução do prazo do empréstimo.

Amortizações Antecipadas de Créditos

Para quem tem algum dinheiro disponível esta é sem dúvida uma opção a considerar, porque poderá ser a sua melhor oportunidade de melhorar o orçamento doméstico. Mas existem alguns factores que precisam de ser analisados.

Como os créditos habitação têm taxas de juros relativamente baixas, poderá conseguir fazer um investimento a longo prazo que consiga ultrapassar os benefícios de pagar antecipadamente. Claro que o investimento não lhe trás garantia de capital, por isso é uma solução mais arriscada, mas se escolher bem poderá conseguir ganhar algum dinheiro.

Os bancos também criaram cláusulas para todos os clientes que desejam antecipar as amortizações do crédito, por isso necessita consultar o seu contrato para ver quais as condições para poder fazer uma amortização extraordinária. Regra geral, é uma percentagem do valor que vai amortizar, a partir de uma percentagem do total do capital.

Por exemplo:

Se deve 50.000 euros e paga 2% de penalização quando amortiza mais de 25% do capital em dívida, significa que uma amortização acima de 12.500 euros terá de pagar 250 euros de penalização.

Amortizar e Reduzir o Prazo

Se conseguir amortizar o crédito antecipadamente, irá ficar com prestações mensais mais baixas do que paga actualmente. Se tiver possibilidade de continuar a pagar esse valor, o melhor que tem a fazer é renegociar o contrato para manter as prestações mensais e assim reduzir a duração do contrato e o total de juros no final do contrato.

Assim conseguirá amortizar os créditos de forma mais rápida e pagar menos juros, poupando dinheiro.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*