Deve Investir Com Mais ou Menos Risco?

Se tem algum dinheiro em poupanças que não precisa de utilizar nos próximos tempos e já conseguiu criar um fundo de emergência, poderá aprender como investir com mais risco, mas também com mais potencial de rendimentos.

Para quem não tem muito dinheiro disponível, o melhor é optar por aplicações seguras, mesmo que os rendimentos sejam muito reduzidos, como é o caso dos depósitos a prazo.

Investir Com Prazos Maiores

Para quem conseguir poupar algum dinheiro, as oportunidades aparecem no horizonte, porque pode arriscar um pouco mais. O grande segredo para conseguir ter bons rendimentos é precisamente o facto de não necessitar do dinheiro por vários anos.

Não deverá planear os seus investimentos a menos de cinco anos, porque senão corre mais riscos de perder parte do seu capital. Idealmente deveria poder investir o dinheiro pelo período que bem entender. Nunca o deveria levantar, a menos que fosse o momento certo em termos de rentabilidade. Claro que nem sempre isto é possível, mas fazer investimentos com dois ou três anos é arriscar demasiado.

Gerir os Investimentos

Quando mais tempo tiver o seu dinheiro investido, menor será o risco que corre e maior será o potencial de rendimento. Além disso, pode ir acompanhando os seus ganhos e estar alerta para oportunidades de compra que precisem de acção rápida.

Se não tem tempo para ir acompanhando os investimentos com regularidade, opte por entregar a sua carteira a sociedades, como é o caso da subscrição de fundos de investimento.

Fundos de Investimento Com Menor Risco

Praticamente todas as instituições financeiras disponibilizam fundos de investimento, com maior ou menor risco, consoante sejam feitos com acções, depósitos, obrigações, etc.

Os fundos de investimento mistos contêm vários tipos de produtos, como as acções ou obrigações e depois depende do seu tipo de perfil o fundo certo para si.

Se quiser arriscar um pouco mais, com potencial de valorização maior, opte por fundos de investimento em acções e obrigações.

Qualquer destes produtos de investimento não garante qualquer rendimento, nem sequer o capital investido. Ou seja, você pode perder dinheiro, se existir algum problema na economia. Daí a importância de poder ter esse dinheiro investido a vários anos.

Historicamente, estes produtos valorizaram sempre ao longo de vários anos.

Para quem tem a felicidade de estar mais folgado e consegue ter mais dinheiro em poupanças, porque não tentar arriscar um pouco mais?

Investir na Bolsa de Valores

As acções são normalmente as estrelas dos investimentos, só que são também as más da fita quando as coisas correm mal. O risco de investir em acções é bastante superior aos outros produtos de investimento.

O mais importante é manter a calma e não seguir as tendências extremas dos mercados. Por vezes há euforias e toda a gente começa a comprar, inflacionando os preços. Das outras vezes, cria-se uma sensação de pânico e todos começam a vender ao desbarato. Não se deixe levar por estes sentimentos de histeria. Claro que isto só é possível de fazer se não precisar do dinheiro a curto prazo.

Investimento a Longo Prazo

Apesar do potencial de valorização ser bastante superior ao normal, não é fácil ficar rico de um dia para o outro. Deverá criar uma carteira de acções a longo prazo. Nunca menos de três anos e, idealmente, deverá planear para um mínimo de cinco anos.

É importante investir de forma cuidadosa, por isso não escolha a primeira acção que lhe aparecer pela frente. Veja se o seu banco tem serviços de aconselhamento para gestão de carteiras. Informe-se em publicações que fazem análises às cotações.

Acompanhamento Regular

Pelo risco que tem associado, as acções devem ter um acompanhamento mais regular. Tem de acompanhar quase diariamente os valores das acções e no caso de aparecer um bom negócio de venda, vender no momento certo. No caso de aparecer um bom negócio de compra, comprar no momento certo. Aproveite a histeria dos outros para conseguir ganhar dinheiro e fazer ajustes à sua carteira.

Para saber mais, veja como investir em acções.

Aprender como investir o seu dinheiro é uma excelente forma de garantir um futuro melhor para si e para a sua família.

About O Investidor

O Investidor explica como investir corretamente em vários ativos: Ações, Forex, Petróleo, Índices, Ouro

E para começar a investir já hoje, fizemos uma parceria com a PLUS500 para lhe oferecer 25€ gratuitamente!

Clique aqui para ganhar 25€ e começar a investir agora

Leave a comment

Your email address will not be published.

*