Seguros de Carros: Como Reduzir a Despesa

Os custos com os seguros de carros parecem cada vez mais elevados, bem como todas as despesas que chegam às nossas caixas de correio. Por isso aqui ficam algumas dicas para baixar o custo anual com o seu veículo.

Os seguros dos carros são custos fixos anuais e não é nada simples conseguir reduzir a factura, da mesma forma que um empréstimo para habitação ou renda de casa.

A única forma de conseguir reduzir o seguro do seu carro é através de algumas decisões inteligentes. Ao longo do tempo conseguirá reduzir a sua apólice lentamente, por isso não espere reduções drásticas.

Aqui ficam algumas dicas que podem ser postas em prática por alguns condutores.

Evitar Acidentes e Multas

Esta dica é mais fácil de dizer do que fazer. Os acidentes nem sempre acontecem por nossa culpa, mas as multas podem estar sempre sob o nosso controlo.

Tem de prestar mais atenção à sua forma de conduzir, para não ser apanhado em excesso de velocidade e outras transgressões perigosas para si e para o seu carro. As seguradoras não gostam muito de pessoas que se colocam em risco desnecessariamente, como é o caso dos aceleras.

Se não tiver acidentes e multas, conseguirá reduções anuais dos seus prémios no seguro do carro. Pelo contrário, se for um condutor mais perigoso, verá os seus prémios serem revistos, para cima. Sempre que se envolve num acidente reportado à sua seguradora, o seu prémio irá aumentar.

As regras de redução do prémio de seguro variam de empresa para empresa, mas normalmente consistem em não ter acidentes durante alguns anos. Se tiver algum acidente, o contador volta a zeros ou nem sequer tem uma segunda oportunidade.

Comprar um Carro Mais Barato

Quanto mais caro for um carro, mais caro será o seguro, porque mais caras são as reparações. Uma das melhores formas de conseguir baixar os custos nos seguros de carros é comprando carros mais baratos.

A outra vantagem aqui é que o preço do carro é também muito mais baixo do que um modelo superior.

Reduzir os seguros de carros é uma forma de reduzir os custos anuais com o transporte da sua família.

Comprar um Carro Seguro

Existem marcas e modelos com mais opcionais de segurança e com notas mais elevadas nos testes de segurança. Para poupar dinheiro num seguro automóvel, opte por comprar um carro com estas características, porque terá uma redução de prémio por parte das seguradoras.

Se conduzir um carro velho e mais inseguro, será mais complicado ter bons contratos. As seguradoras premeiam os condutores que fazem um esforço em comprar um veículo com mais segurança.

Conduzir Menos Vezes

Os carros que têm mais quilómetros têm mais probabilidade de se envolverem em acidentes, parece óbvio mas é também uma forma simples de evitar acidentes e conseguir manter um período de alguns anos sem estar envolvido num acidente. Ao fim de alguns anos, tem uma bonificação interessante no prémio dos seus seguros automóveis.

Se faz viagens curtas e frequentes, onde pode apanhar os transportes públicos, é uma questão a analisar. Se o custo dos bilhetes não for demasiado caro, ou se tiver um passe, pode compensar deixar mais vezes o carro em casa.

Quanto mais quilómetros um carro tem, mais caro é o seguro.

Deixar o Carro na Garagem

Se demonstrar que o seu carro fica na garagem a maior parte do dia, conseguirá uma boa redução no prémio anual do seu seguro automóvel.

Os carros que são guardados em garagens fechadas, têm menos probabilidade de serem assaltados, sofrerem actos de vandalismo ou de serem danificados, do que os carros que passam a maior parte do tempo estacionados ao ar livre.

As seguradoras também recompensam os proprietários que fazem um esforço para protegerem os seus veículos.

Os Seguros de Automóveis São Obrigatórios

Em primeiro lugar, comprar um seguro é obrigatório por lei, para se responsabilizar financeiramente no caso de acidentes.

A lei obriga a que tenha um seguro que pague os estragos que você faz ao volante, bem como pagar os estragos do seu carro quando alguém bater em si e for dado como culpado.

Existem vários tipos de apólices, que protegem mais ou menos consoante o prémio do seguro que tem de pagar e apenas algumas coberturas são obrigatórias, como é o caso do seguro contra terceiros.

É importante comprar um seguro de automóvel que seja suficiente para cobrir os problemas mais comuns. Quanto maior for o valor da cobertura, menos terá de pagar do seu próprio bolso.

Vários Tipos de Apólices

Existem seguros de automóveis para todos os gostos e o nível de protecção depende apenas daquilo que você está disposto a pagar.

Pode comprar um seguro que o proteja contra roubo, desastres naturais, riscos e vários outros tipos de problemas que podem acontecer durante a vida de um veículo.

Pode, no entanto, comprar apenas a cobertura mínima obrigatória. A maior parte das pessoas opta por ter apenas esta protecção.

Quando compra carros com financiamento, geralmente é obrigado a subscrever um seguro mais caro, para proteger a empresa que o financiou, no caso de acontecer alguma coisa grave.

Custos de Saúde

Os seguros de automóvel também cobrem despesas médicas, no caso de ter um acidente. Têm um limite de cobertura, mas são muito úteis se tiver um problema de saúde grave, derivado de um acidente rodoviário.

Vale a pena analisar este tipo de coberturas, porque é uma segurança muito importante no caso de ter alguma infelicidade na estrada. Pode proteger todos os ocupantes do veículo que sofreram algum problema. Saiba como comprar o seguro automóvel.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*