As Finanças No Divórcio

O divórcio pode trazer bastantes problemas financeiros, além de todos os problemas emocionais, por isso é importante manter as finanças debaixo de olho durante o processo.

Preparar a Parte Financeiro Do Divórcio

Assim que o processo de divórcio começar, deverá ter definir objectivos financeiros para a sua vida após o divórcio, incluindo reforma, educação dos filhos, redução de dívidas, aquisição de um carro novo.

Recolha todos os documentos que estejam relacionados com as contas financeiras, como extractos bancários, contas por pagar, plano de investimentos, etc.

Nesta altura deverá também calcular o custo que terá com advogados, principalmente em divórcios litigiosos. Os valores podem atingir vários milhares de euros.

O Divórcio e as Finanças Pessoais

No meio de todos os problemas relacionados com o processo de divórcio, os detalhes podem ser facilmente ignorados. Por isso é essencial proteger a sua saúde financeira durante todo este processo. Procure um advogado de confiança que seja especializado em processos de divórcio.

Informe-se também com o advogado de todas as leis relacionadas com a separação de bens durante o divórcio, para não ser apanhado desprevenido e saber exactamente o impacto que terá nos seus bens.

Divisão Dos Bens

Normalmente o casamento é por comunhão de bens adquiridos, ou seja, tudo o que foi comprado enquanto casados pertence ao casal e é por isso dividido na altura do divórcio. As únicas excepções são heranças individuais, bens comprados antes do casamento e mais algumas situações.

Quando os bens são divididos, dependendo do país, é calculada a contribuição de cada elemento do agregado familiar para os bens que têm em comum ou é dividido em partes iguais por marido e mulher.

Nunca esconda bens para a partilha, porque poderá sofrer consequências perigosas se forem descobertas.

Dívidas, Bens e Acordo Pré Nupcial Nos Divórcios

As Dívidas Acumuladas Durante o Casamento

As dívidas contraídas no casamento não são eliminadas com o processo de divórcio. São divididas da mesma forma que os bens do casal, inclusivamente em dívidas que apenas um dos elementos pagava (no caso de terem contas separadas).

Uma das coisas que deverá fazer imediatamente é abandonar qualquer conta conjunta, porque poderá ser utilizada pelo seu companheiro para continuar a pagar dívidas e você será responsável pelo pagamento de metade das mesmas. Assim que terminar o divórcio, congele todas as contas conjuntas e refaça os contratos de crédito para pagamento com as suas contas individuais.

O pagamento das dívidas deverá fazer parte do acordo no processo de divórcio, porque poderá ser necessário utilizar alguns bens para efectuar o pagamento de certas dívidas.

Se puder, contrate um contabilista para o acompanhar durante o processo de divórcio, de forma a esclarecer todos os pormenores financeiros.

Bens Imobiliários

O melhor a fazer durante este processo de divórcio é chegar a acordo com o seu companheiro para a divisão de todas as propriedades que tenham. É essencial proteger o seu futuro financeiro e os bens imobiliários são activos muito importantes, por isso é que a presença de um advogado competente é tão importante.

Acordo Pré Nupcial

Os acordos pré nupciais são ferramentas legais excelentes para proteger as finanças do casal, no entanto são muito pouco utilizadas pela desconfiança que gera antes do casamento.

No entanto, no processo de divórcio, um acordo pré nupcial protege ambos os elementos e garante o património de cada um deles.

Um acordo pré nupcial deve incluir:

  • Bens e dívidas antes do casamento
  • Planos de heranças e de património
  • Divisão de bens em caso de divórcio
  • Por incluir uma data de revisão do documento, para que possa ser corrigido no caso de acontecerem mudanças, como é o caso do nascimento de filhos.

Os divórcios existem para quando as pessoas já não querem partilhar a vida em conjunto e devem ter o menor impacto possível nas finanças dos dois elementos quando o processo terminar.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*