Como Escolher O Melhor Seguro De Saúde Para Si

Os seguros de saúde são importantes para complementar os serviços prestados pelos serviços do estado, que nem sempre funcionam da melhor forma devido ao número elevado de pacientes. No entanto, existem várias opções na altura da escolha, por isso aqui fica um pequeno guia para decidir aquilo que precisa de contratar num seguro de saúde.

Seguro De Saúde Na Empresa

São muitas as empresas que oferecem no pacote salarial o acesso a seguros de saúde negociados com empresas do ramo.

A vantagem é que as empresas conseguem descontos de quantidade e por isso os planos de saúde têm muito mais coberturas do que as que conseguiria comprar individualmente pagando o mesmo valor.

Por isso, se ainda não tem, fale com o seu chefe para saber da possibilidade de ter essa regalia através da empresa. Muitas vezes as empresas não têm estes acordos porque os empregados nunca falaram nisso.

Coberturas Dos Seguros De Saúde

O que distingue os planos de saúde são as coberturas que oferecem ao cliente, por isso é aí que se deve focar na altura de escolher o que precisa.

Entre outros factores, conheça:

  • Os períodos de carência (período no qual o seguro não cobre nada)
  • Os limites máximos em cada uma das categorias
  • Limites de idade para os segurados

Acesso a Seguros De Saúde

Normalmente diz-se que os seguros de saúde só podem ser comprados por pessoas saudáveis e isso acaba por ser verdadeiro, porque as seguradoras avaliam o risco de um cliente utilizar regularmente os seus serviços.

Por exemplo, não fumar é uma condição que beneficia o acesso a este tipo de seguros de saúde. Se fuma e está a pensar comprar um seguro de saúde, aprenda a deixar de fumar para poupar dinheiro (e ser mais saudável).

Deduções Nos Impostos

Se comprar os seguros de saúde do seu bolso, poderá deduzir essas despesas nos impostos e recuperar algum do dinheiro que pagou ao longo do ano.

Da mesma forma, se pagou despesas médicas fora do seguro de saúde, poderão ser deduzidas nos impostos anuais de IRS.

Os seguros de saúde são importantes na vida das famílias e na primeira oportunidade que tiver, aproveite para pedir ao seu empregador que o inclua nos seguros de saúde da empresa.

O mais importante é comparar e para isso deve utilizar a internet ou empresas que se dediquem a fazer análises independentes, como é o caso da Deco Proteste em Portugal. Pode tornar-se sócio e depois utilizar o site gratuitamente para aceder aos simuladores que eles têm, bem como às revistas com edições anteriores onde estão essas comparações.

Contratos Anuais

Os seguros de saúde são renováveis anualmente e é importante saber o que mudam nas suas coberturas na altura da renovação. Não vai querer saber que a comparticipação para o medicamento que utiliza ou tratamento que faz foi reduzida, na altura em que vai fazer o pagamento.

Escolher Entre Mensalidade e Cobertura

Na altura de escolher o seguro de saúde é preciso saber qual a estratégia que vai seguir:

  • Mensalidades mais baixas?
  • Pagamentos de comparticipação mais baixos?

A escolha depende da sua situação, mas regra geral, se for jovem e saudável poderá ir para mensalidades mais baixas para poupar dinheiro todos os meses e uma comparticipação nos tratamentos mais baixa, o que significa que irá pagar mais por cada vez que utilizar um tratamento, mas como é mais jovem e saudável, deverá recorrer menos vezes aos médicos.

Se for mais velho ou tiver uma situação de doença crónica, ou um familiar que esteja coberto pelo seguro de saúde e frequente regularmente os médicos, é preferível pagar mais mensalmente e menos na altura do tratamento.

Outro factor que deve ter em conta é o valor que obtém no seguro de saúde pelo preço que paga. Se optar por um seguro de saúde que não cobre o que precisa, é porque não escolheu bem o serviço pelo dinheiro que está a pagar.

Duração Do Seguro De Saúde

A decisão de ter um seguro de saúde de curta ou de longa duração depende da situação em que se encontra.

Se tem um emprego com contrato a termo certo, é preferível procurar um seguro de saúde de curta duração. Por outro lado, se não tem a possibilidade de ter acesso ao seguro de saúde da empresa e prefere estabilidade e benefícios mais elevados, é melhor procurar coberturas a longo prazo.

Cobertura Básica Ou Alargada

Alguns planos de saúde cobrem apenas o básico (internamento hospitalar e algumas cirurgias) o que significa que é uma boa escolha para quem quer apenas ser protegido no caso de um acidente ou problema de saúde grave. Estes seguros de saúde são mais baratos precisamente pelo facto de ter menos benefícios.

Outros seguros de saúde são mais completos e oferecem coberturas para muitas outras situações:

  • Comparticipação em medicamentos
  • Comparticipação em tratamentos
  • Médico ao domicílio
  • Acordos com hospitais privados para tratamentos

Para quem precisa de utilizar estes serviços regularmente, estes seguros de saúde mais alargados são a melhor opção.

Mensalidade Ou Pagamento Na Hora

Outra decisão que deve tomar é saber se prefere pagar o acesso aos serviços antes de os utilizar, com as mensalidades mais elevadas, ou pagar quando os utiliza.

Tipicamente, quanto mais altos são os custos mensais, menor é o preço a pagar na altura da visita ao médico. O contrário também é verdade, se pagar menos por mês irá pagar mais na altura de utilizar o serviço.

Se não é frequentador assíduo do médico, por problemas de saúde, um plano de saúde com mensalidades mais baixas e pagamentos mais elevados, é a melhor opção.

 

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*