Fique Rico Mas Prepare-se Para Enriquecer

Qualquer pessoa gostaria de ficar rica, pelos benefícios associados de não ter preocupações financeiras e de poder realizar os sonhos mais depressa ou até realizar projectos impossíveis para quem não tem tanto dinheiro.

Existe uma fórmula garantida para ficar rico, no entanto não há milagres como muitos prometem.

Ser rico pode trazer oportunidades fantásticas, mas não é garantido que encontre a felicidade só por ganhar muito dinheiro.

Como ficar rico

Existem formas para que fique rico mas não existe uma regra garantida que funcione para todas as pessoas. Funciona para algumas mas não funciona para outras.

Para conseguir aproveitar as oportunidades temos de estar preparados para quando elas surgirem, normalmente em períodos de mudança e incertezas.

Como não ficar rico

Não existem formas fáceis de ficar rico, nem atalhos para lá chegar mais depressa. Por isso não acredite em esquemas que prometem resultados garantidos ao fim de algumas semanas, principalmente quando ainda tem de pagar para conseguir ter acesso a essas informações secretas…

É preciso entender que as grandes ideias não são partilhadas com os outros, mas antes exploradas por quem as tem. Uma pessoa que tem um segredo para o sucesso não necessita de andar a angariar clientes sem dinheiro com promessas de riqueza. Lembre-se sempre que não há atalhos.

Maior probabilidade de ficar rico

A grande questão é como ficar rico? Quais os passos que devemos dar para conseguir chegar lá.

Existem dois factores fundamentais:

  • Poupar dinheiro
  • Investir no conhecimento

Poupar dinheiro sempre

Poupe em tudo o que puder diariamente.

Poupe na comida, beba café na empresa em vez de comprar, não coma sobremesas nos almoços, beba água em vez de refrigerantes ou álcool. Aqui ficam algumas dicas práticas de poupança para conseguir eliminar custos em várias oportunidades.

Muita atenção na forma como utiliza os cartões de crédito.

Se não tem disciplina para se controlar, dificilmente conseguirá ficar rico.

Um dos objectivos de poupar dinheiro é o de garantir que temos dinheiro disponível para gastar, em vez de pensarmos apenas em poupar para a reforma.

Por exemplo as pessoas que têm dinheiro investido nesta altura e estão a perder com a crise, não podem mexer sob pena de terem grandes prejuízos nas suas finanças pessoais e nos seus investimentos.

Os que têm dinheiro disponível nos bancos podem agora aproveitar para comprar acções a preços de saldo e vender assim que suba. Mas mesmo que não comprem no mercado têm o dinheiro a render juros.

O dinheiro é o rei de quem quer ficar rico.

Investir no conhecimento

Outra regra de outro para ficar rico é investir nos seus conhecimentos.

Estamos na era da informação e saber mais sobre a área onde actua pode significar a diferença entre ser um dos melhores ou apenas mais um sobrevivente.

Por isso é que os ricos costumam trabalhar em áreas de que gostam bastante e na qual são reconhecidos como sendo dos melhores.

Não interessa em que áreas actuam, podem ser:

  • Futebolistas
  • Advogados
  • Vendedores
  • Contabilistas

Aprenda tudo o que puder sobre o negócio que escolher. Não há formas fáceis de ficar rico, tem de estudar e trabalhar bastante.

Invista em si, conheça a indústria a que pertence, leias as publicações da especialidade, aprenda com quem já trabalha nesse negócio.

Não pense que conseguirá fazer isto em dias, semanas ou meses. Irá levar anos, talvez décadas até ser um dos melhores naquilo que faz.

Como foi dito, não há esquemas simples de ficar rico controlando as suas acções. Claro que pode sempre ganhar a lotaria, mas isso foge ao seu controlo e as probabilidades de ser um vencedor são demasiado insignificantes.

Quando estivermos preparados a oportunidade irá aparecer, pode levar anos ou décadas, mas vai aparecer um dia. E você estará lá para a aproveitar.

Por isso é que, mesmo em alturas de crise, existem pessoas que continuam a ganhar dinheiro, muito dinheiro.

São aquelas pessoas que se prepararam ao longo dos anos para estes momentos e que estão muito mais bem preparados que os concorrentes, que se afundam nos tempos de crise, deixando mais espaço para novas oportunidades.

Se conseguir fazer isto, vai ver que está a construir a própria felicidade e ficar rico é apenas um objectivo concretizado.

Formas muito improváveis de enriquecer

Existem algumas alternativas para ficarmos ricos sem qualquer esforço, mas a probabilidade de isso acontecer é infinitesimal. Aqui ficam algumas delas.

Nascer rico

Esta é uma das formas mais difíceis de enriquecer porque significa nascer numa família abastada. Nem todos podem ser filhos do Bill Gates, mas os que tiveram essa sorte têm uma vida de riqueza muito facilitada.

Esta forma nem sequer requer nenhuma acção por parte do milionário recém-nascido, é simplesmente muita sorte.

Ganhar ao jogo

Para enriquecer com o jogo já tem algum controlo sobre a natureza, porque pelo menos teve de iniciar uma acção, que foi apostar em qualquer coisa.

O problema é que jogar é também uma forma muito difícil de enriquecer e, embora existam pessoas que ganhem milhões de repente, o mais provável é que passe a vida toda a jogar e não consiga ganhar prémio algum.

É mais provável que aconteça o contrário, que é gastar o dinheiro todo e ir à falência apostando sem qualquer controlo.

Ser famoso

A maioria das pessoas pensa que os famosos são ricos e que basta aparecer numa telenovela de segunda categoria para enriquecer e garantir o resto dos dias com felicidade absoluta. Nada mais errado…

A percentagem de pessoas que se torna famosa e depois enriquece é muito pequena, só está ao alcance daqueles que são realmente bons naquilo que fazer (futebolistas, actores, políticos) ou que têm uma pontinha de sorte para encaminhar a carreira. Todos conhecemos artistas famosos sem grande talento e que têm muito dinheiro.

O problema aqui também é que são muito poucos os que atingem este tipo de sucesso, independentemente da carreira onde se encontram:

  • Músicos
  • Actores
  • Desportistas
  • Políticos
  • Empresários

Para cada um dos que conseguem enriquecer à custa da sua carreira, há milhões que não saem da obscuridade.

Apesar de ser uma forma de enriquecer muito interessante, a criatividade necessária para o sucesso é muito difícil de alcançar.

Nós temos presente que os famosos são ricos devido ao seu talento, apenas porque a imprensa dá grande destaque a essas pessoas que conseguiram o sucesso no meio de milhões de pessoas. Não fazem capa com o insucesso da maioria.

Se tem um sonho e pensa que pode enriquecer com as suas capacidades, não desista de o tentar atingir, até porque deverá ser numa área que lhe trará interesse, mesmo que não consiga ficar rico será divertido.

Apenas tenha presente que existem outras formas de enriquecer, mais ao alcance de cada um de nós, mas certamente não tão divertidas.

Enriquecer garantidamente

Apesar de não serem fáceis de conseguir, existem formas de garantir que vai conseguir enriquecer e chegar às classes mais altas da sociedade. Só que não acontece de forma automática nem milagrosa.

Aqui ficam os passos necessários para conseguir chegar à riqueza sem ser apenas devido à sorte.

Encontrar um emprego bem pago

Encontrar um emprego bem pago não é tarefa simples, porque não existem aí no mercado aos milhares, mas com trabalho, dedicação e passados alguns anos é possível garantir um bom salário.

Qualquer pessoa que opte por ter uma educação académica formal, que depois encontre um emprego e trabalhe com dedicação durante alguns anos, conseguirá garantir bons rendimentos ao fim de algum tempo.

É mais fácil conseguir umas dezenas de milhares de euros anualmente desta forma, do que a jogar na lotaria ou em casinos.

Tratar dos impostos correctamente

Quando ganhamos dinheiro a trabalhar a maior fatia é quase sempre para o estado, principalmente se trabalharmos por conta de outrem.

Os impostos são necessários para contribuir para a sociedade, mas ninguém deverá pagar mais do que aquilo que é obrigado. Existem formas de conseguir minimizar (legalmente) o pagamento de impostos.

Se já tem rendimentos consideráveis considere a contratação de um bom contabilista para o guiar nesse processo.

Como enriquecer com o dinheiro poupado

Deve poupar o máximo que conseguir e viver confortavelmente do restante disponível, basta que tire uma percentagem dos rendimentos assim que entrarem na sua conta.

Pelo menos 10% mas idealmente 20% todos os meses para uma conta a prazo que possa depois investir e render juros.

Há um ditado na economia que diz que as despesas sobem para cobrir os rendimentos, o que significa que gastamos até onde conseguimos, independentemente da quantidade que ganhamos.

Por isso é que viver abaixo dos rendimentos e, preferencialmente, sempre com o mesmo valor mesmo que os rendimentos aumentem, é uma forma garantida de poupar dinheiro e conseguir excelentes rendimentos passivos.

Investimentos

Todos os meses deverá pegar no dinheiro que ganhou e dividir essa quantia nos investimentos que vai fazer:

  • Investir em fundos de acções
  • Investir em fundos imobiliários
  • Investir em contas poupança

Normalmente os fundos de índices de mercado são os mais indicados para o investimento.

Pode dividir o dinheiro em três partes iguais para poder diversificar em tempos de risco, mas aí já depende um pouco da sua idade. Saiba onde investir para assumir mais ou menos risco.

Reinvestir os lucros

Todos os lucros que tiver dos seus investimentos devem ser novamente utilizados para comprar mais produtos financeiros.

Os fundos de investimento pagam dividendos e as contas poupança pagam juros. Em vez de colocar estes rendimentos numa conta à ordem, opte por adicionar ao montante a investir no mês seguinte.

Não mexer no dinheiro

Os mercados sobem e descem em períodos mais ou menos alargados, mas a longo prazo todos têm dado lucros consideráveis. Claro que o passado não é garantia de rendimentos futuros, mas as probabilidades de conseguir rentabilizar os seus investimentos ao fim de algumas décadas é bastante elevada.

Ignore esses investimentos para não se assustar em tempos de crise e continue a investir o dinheiro mensalmente.

Factor tempo

O factor tempo é um dos mais importantes na economia e nas finanças pessoais.

Virtualmente qualquer pessoa pode ficar rica se tiver tempo para isso, o problema é que o ser humano vive apenas algumas décadas.

No entanto se cumprir estes passos conseguirá enriquecer ao fim de 1 ou 2 décadas. Claro que não será multimilionário, para isso existem outros factores, mas estará nas classes altas da sociedade e poderá viver de forma desafogada.

Como vê o plano para enriquecer não é complicado, apesar de não ser o mais excitante é certamente um dos mais fáceis para garantir um património maior que a maioria da população mundial. A maioria das pessoas que enriqueceram utilizou este processo.

Alternativas para ficar rico

Sabemos que a forma mais eficaz para ficar rico é montar um negócio porque elimina a restrição que temos de trocar o nosso tempo por dinheiro. Pode também ficar rico poupando e deixando o tempo trabalhar por si.

No entanto, pode tentar outras formas para ficar rico mais depressa e com menos trabalho, por isso aqui ficam algumas alternativas que poderá seguir para tentar a sua sorte e enriquecer.

Comprar acções de empresas novas

Se fosse um empregado do Google ou da Microsoft quando começaram e tivesse acções destas empresas, hoje seria multimilionário. O problema está em encontrar estas empresas que estão a começar e reconhecer nelas o valor para criar um negócio de milhões no futuro.

A maioria das empresas vai à falência nos primeiros anos de vida, mas as que conseguem vingar acabam por multiplicar o valor das suas acções de forma exponencial.

Tornar-se trabalhador independente

Funciona mais ou menos como montar um negócio próprio, mas aqui estará a vender as suas competências profissionais, adquiridas ao longo de vários anos, a quem pagar mais no mercado.

Quando trabalhamos para uma empresa estamos limitados ao salário que recebemos, mesmo que a nossa prestação seja brilhante e pudesse estar a ser mais bem paga noutro lado qualquer.

Claro que existe também o risco contrário, que é o de não conseguir clientes e ficar algum tempo sem ter rendimentos. Por isso é que esta é uma boa opção para quem tem um excelente marketing pessoal e alguns anos de experiência de mercado.

Montar um negócio próprio

Como já foi referido, esta é a forma mais estudada e eficaz para ficar rico, mas requer trabalho árduo e muita dedicação.

São muito poucas as pessoas verdadeiramente ricas que não possuem um negócio próprio ou que não têm uma percentagem de acções de um negócio valioso.

Esta forma é uma das mais rápidas de se tornar milionário, podemos estar a falar de poucos anos até conseguir atingir um sucesso que seria impossível a trabalhar por conta de outrem.

É preciso desenvolver algumas características únicas para conseguir ter sucesso como empreendedor, mas não são características inatas e qualquer pessoa que se dedica poderá aprende-las.

Uma das vantagens é que pode abrir um negócio numa área em que seja excepcionalmente bom ou em que tenha muito prazer trabalhar.

Pode ainda vender o negócio e viver dos rendimentos.

Negócio imobiliário

É uma das formas mais antigas de ficar milionário mas continua a funcionar eficazmente.

Comprar para depois vender uma propriedade é um negócio com algum risco mas com grande potencial de valorização.

Basta fazer o exercício de exemplo onde:

  • Pede 100.000 euros a um banco para comprar um apartamento usado
  • Depois de fazer algumas obras no valor de 10.000€
  • Consegue vendê-lo por 200.000 euros
  • Ganhou quase 100.000 euros nesta transacção que poderá demorar apenas alguns meses

Este negócio não está ao alcance de qualquer pessoa sem experiência no mercado imobiliário. Requer estudos sobre os valores de mercado, as zonas onde se inserem as propriedades, o planeamento do território, a boa saúde da indústria no momento, etc.

A longo prazo os rendimentos têm sido quase sempre garantidos, é por isso que os bancos emprestam dinheiro em troca de uma hipoteca da casa. Porque sabem que daí a alguns anos o imóvel valerá mais do que actualmente e poderão sempre ficar com ele caso o proprietário não consiga pagar as suas prestações.

Claro que após a crise do imobiliário este negócio ficou mais arriscado… Por outro lado venderam-se casas nos Estados Unidos a preços de carros usados. Em todas as crises há oportunidades para os que têm dinheiro para gastar.

Investir nos mercados

Esta é outra forma para ficar rico a longo prazo para aquelas pessoas que conseguem fazer investimentos continuados no mercado de capitais.

As acções sobem e descem durante o percurso, mas a longo prazo a história tem demonstrado serem investimentos muito rentáveis, ultrapassando até o investimento imobiliário.

Quem tem dinheiro para investir na bolsa consegue aproveitar a altura de quedas acentuadas para comprar acções a preços de saldo que passados alguns anos irão valorizar de forma extraordinária, assim que o mercado der a volta e começar a subir.

Existem coisas mais importantes que a obsessão para ficar rico, porque o dinheiro não compra felicidade e é possível ser feliz com uma vida simples. Claro que enriquecer também não atrapalha desde que não feche as portas ao resto. Se quer aprender mais sobre investimentos na bolsa, veja como investir em acções.

Como Não Enriquecer Garantidamente…

São muitas as pessoas que pensam que não são ricas porque não ganham dinheiro suficiente para enriquecer, utilizando sempre a mesma desculpa de que faltava ganhar apenas um pouco mais para ser feliz e investir correctamente.

O grande problema é que a maioria das pessoas que consegue depois melhorar os seus rendimentos, com um aumento de salário por exemplo, continuam a utilizar a mesma desculpa para não investirem.

Saber como enriquecer tem muito a ver com a forma como tratamos o dinheiro no dia a dia e menos com a quantidade de dinheiro que conseguimos ganhar.

São muitas as razões pelas quais a maioria das pessoas não sabe como enriquecer, entre as quais:

  • Impaciência
  • Falta de objectivos traçados
  • Investir onde não sabem
  • Não terem um orçamento doméstico

Aqui ficam algumas das razões para não enriquecer, mais detalhadas.

Não diversificar os investimentos

Saber onde investir e como investir correctamente é importante porque são muitas as pessoas que têm algum dinheiro mas depois não conseguem aplicá-lo nos sítios certos, deixando-o a desvalorizar debaixo do colchão (ou numa conta à ordem com o mesmo significado) …

Invista na sua educação financeira, aprenda o que conseguir sobre finanças pessoais para estar mais bem preparado para enfrentar as dificuldades e aprender como enriquecer. Saiba como escolher os melhores investimentos financeiros.

Começar a poupar dinheiro tarde

Para ficar rico basta investir dinheiro e esperar umas décadas, mas a maioria das pessoas acaba por começar a investir muito tarde (é melhor tarde do que nunca) e já não consegue aproveitar o milagre dos juros compostos da mesma forma que conseguiria se tivesse começado 2 ou3 décadas antes.

Estilo de vida incomportável

Embora todas as pessoas devam ser felizes e devam trabalhar para conseguirem atingir esse objectivo (que não é um objectivo mas sim um caminho) é necessário analisar as condições financeiras para suportar certos estilos de vida para os quais não conseguimos cobrir financeiramente.

Fazer viagens à custa de endividamento é uma péssima ideia mesmo que ache que deve conhecer a Austrália durante a sua vida. Trace o objectivo, junte dinheiro e espere o tempo que for preciso.

Tentar impressionar os outros

Comprar um carro é uma forma de nos levar do ponto A para o ponto B, no entanto quase toda a gente pensa que é um símbolo de status que impressiona todos por onde passam. Embora continue a ser um modo de ir do ponto A para o ponto B…

Não há nada de mal em comprar um carro novo topo de gama, desde que tenha dinheiro suficiente para o comprar e não o faça à custa de outras dívidas que foi acumulando.

Há quem esteja sempre com dívidas e no entanto muda de carro de 2 em 2 anos.

Opte antes por comprar um carro usado, manter o carro o máximo de tempo possível e investir o dinheiro em algo que lhe traga rendimentos no futuro.

Não gostar de aprender

O mundo fez-se com a inteligência do Homem e é muito importante continuarmos a tentar melhorar para nos tornarmos em seres mais inteligentes do que antigamente.

Infelizmente são muitas as pessoas que, mesmo tendo formação superior, deixam de estudar completamente assim que acabam os estudos formais.

Depois são essas pessoas que também se queixam que não sobem na carreira, que os chefes não gostam delas, que os colegas fazem boicotes para não os deixar evoluir nas carreiras, etc.

Com esta atitude será difícil aprender como enriquecer, porque isso não se aprende numa licenciatura de informática, história, filosofia e mesmo gestão.

A vontade de aprender continuamente é essencial para conseguir evoluir na carreira, evoluir nas finanças pessoais, evoluir na forma como encara a vida, descobrir coisas que julgava não existirem e ter um vida mais completa.

Acha mesmo que as pessoas que enriqueceram tiveram apenas sorte?

É fácil fazer coisas para não enriquecer, mas se mudar a sua atitude perante a vida conseguirá atingir os seus objectivos.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*