Como Funciona Um Leilão On-line

Se tem artigos que já não utiliza e deseja vender ou se quer comprar algum objecto para a sua colecção de miniaturas de automóveis, aproveito um leilão on-line para conseguir fazer negócio.

Saiba o que são leilões on-line e para que servem.

O que é o leilão on-line

O leilão on-line funciona como uma feira normal onde os compradores e vendedores se encontram para fazer negócios.

Dependendo do tipo de leilão on-line, pode ter algumas dezenas de tipos de artigos ou milhares de tipos. Existem leilões on-line que vendem tudo o que possa imaginar e ainda mais…

O eBay, por exemplo, movimenta mensalmente milhões de produtos, compradores, vendedores e transacções.

O sucesso dos leilões on-line é tão grande que existem lojas tradicionais que operam também neste mercado virtual, além de pessoas que não têm nenhuma loja tradicional e mesmo assim fazem negócio com uma loja virtual. Os custos de ter uma loja num leilão on-line são praticamente inexistentes.

Como funciona um leilão on-line

Qualquer leilão on-line obriga a que seja feito um registo por parte de ambas as partes, compradores e vendedores. Com o mesmo registo podemos operar em qualquer uma das funções.

Depois será atribuído um login para ter a sua área pessoal e para que seja possível seguir os seus negócios facilmente, fazendo ofertas, dando e recebendo feedback, etc.

Ganhar um negócio num leilão on-line

O objectivo do leilão on-line é que o comprador seja a pessoa que ofereceu mais dinheiro pelo artigo do vendedor até uma determinada data (a altura em que fecha esse negócio no leilão on-line).

A pessoa que oferece mais dinheiro é obrigada a comprar o artigo, sob pena de lhe ser atribuído um feedback negativo que iria manchar a sua reputação nesse leilão, fazendo com que as os outros deixassem de querer fazer negócio com essa pessoa.

O mesmo se passa com os vendedores, devem ter um feedback positivo que prova a sua boa actuação em leilões passados.

Se não houver nenhuma oferta até ao final do leilão on-line, esse negócio termina sem vencedor e o vendedor continua com o artigo, podendo voltar a criar outro negócio com o mesmo produto.

Quando se ganha um negócio no leilão on-line, o comprador e o vendedor trocam o e-mail para poderem combinar o pagamento e a entrega do artigo.

No final, cada um deles pode atribuir o feedback ao outro, isto é o que garante o bom funcionamento e a boa reputação dos intervenientes nos leilões on-line.

Relativamente aos pagamentos, existem dois tipos de leilões on-line que têm algumas diferenças.

Tipos de leilão on-line

Existem dois grandes tipos de leilões on-line:

  • Empresas a particulares
  • Particulares a particulares

As empresas a venderem a particulares, fazendo negócio on-line como complemento da sua actividade tradicional ou operando exclusivamente na Internet.

Os particulares a venderem a particulares são os mais comuns e não significam que exista um negócio por trás, podendo ser apenas um particular a tentar vender alguns artigos que tem em casa e já não utiliza.

Pagamentos num leilão on-line

Os compradores têm várias formas de pagamento disponíveis, tal como se estivessem no comércio tradicional, excepto o pagamento em dinheiro vivo.

De resto, cartões de crédito, cartões de débito, cheques, paypal, etc. Nem todos os leilões aceitam todos estes tipos de pagamentos, mas pelo menos um ou dois destes tipos aceitam de certeza.

Os cartões de crédito são os que oferecem as melhores protecções em caso de problemas com a entrega ou outros tipos de burlas na Internet.

As empresas costumam aceitar os pagamentos por cartão de crédito, mas os particulares costumam fazer o envio do artigo apenas depois de receberem o dinheiro na sua conta.

Existem também as empresas que actuam como intermediários entre os compradores e vendedores, como é o caso do paypal que é propriedade do eBay.

Estes serviços permite que um particular aceite pagamentos por cartões de crédito e outras transferências, o que seria impossível se tivessem de suportar os custos de manutenção destes serviços.

Estas empresas ficam com uma percentagem do pagamento e conseguem facturar porque conseguem ter milhões de pequenas contas abertas.

Estes serviços garantem mais flexibilidade num leilão on-line, por isso é que são tão populares. Conseguiram simplificar bastante o processo de compra e venda para todos os intervenientes. Se quiser operar no maior leilão on-line do mundo, veja como comprar no eBay e como vender no eBay.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*