Aproveitar a energia do sol em casa

Os custos da energia são cada vez mais importantes nos orçamentos familiares, porque a energia de recursos limitados tenderá a ser cada vez mais cara no futuro, apesar das oscilações e descidas temporárias. Por isso é importante começarmos a preparar a substituição dessas energias por outras energias, renováveis como é o caso da energia solar.

A energia solar é uma alternativa das mais baratas e também das mais eficientes para começar a substituir outros tipos de energia nas nossas casas já hoje. Além disso, será muito utilizada no futuro pelo facto de ser uma energia renovável e completamente limpa.

Enquanto não instala um painel solar para produzir energia, aproveite para poupar dinheiro e ganhar a energia passiva que o sol proporciona.

Isolamento da casa

Faça um bom isolamento da sua casa, para fazer com que o calor entre na casa e já não saia com facilidade. Isto permite que tenha a casa quente no Inverno e fresca no Verão.

Existem empresas especializadas em fazer estes testes de isolamento e dar sugestões para melhorar as capacidades da sua casa.

Aproveitar o sol

Se mora numa zona com sol durante o dia, aproveita para o deixar entrar o mais possível durante o dia e depois fechar as cortinas ou persianas durante a noite, para que o calor não saia.

Com o isolamento do ponto anterior e o sol durante o dia, conseguirá reter por mais tempo o calor dentro da casa, o que é muito importante no Inverno.

Pintar as paredes com cores escuras

Nas divisões onde o sol brilha durante o dia, pinte com cores mais escuras porque ajudam a conservar o calor durante a noite, sendo que isto funciona também com as mobílias mais escuras, porque têm melhores características de retenção do calor.

Saiba que o piso escuro também absorve melhor o calor do que o piso claro, principalmente ser for em pedra.

Cuidados dentro de casa

Não deixe portas e janelas abertas, principalmente se causarem uma corrente de ar, porque isso fará com que todo o calor desapareça rapidamente.

Janelas de vidro duplo

A retenção do calor é muito maior com vidros duplos ou triplos, por isso se tiver orçamento para comprar janelas deste tipo verá que fica muito melhor servido e poderá poupar dinheiro a longo prazo.

Como vê, mesmo sem comprar painéis solares pode aproveitar o sol durante o dia para poupar energia durante a noite. Veja também o artigo sobre energia solar.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*