O essencial dos cartões de crédito

Existem algumas coisas essenciais que deve conhecer sobre todos os cartões de crédito, para que se possa proteger e utilizar com os melhores benefícios para si.

É possível utilizar o cartão de crédito de forma vantajosa.

É preciso saber que não existem dois cartões de crédito iguais e que apesar de terem funcionalidades parecidas, as suas apólices são sempre diferentes.

A maioria das empresas de cartão de crédito oferece uma variedade grande de termos na apólice e também de funcionalidades do cartão, que vão desde os cartões de crédito de entrada de gama (mais básicos) até aos cartões de crédito dourados (mais avançados).

Os bancos depois oferecem regras mais restritivas quando os cartões de crédito são mais baratos e regras menos restritivas quando o pagamento anual do cartão de crédito é mais elevado.

Conheça sempre os seguintes termos, quando for negociar a aquisição de um cartão de crédito.

Apólices básicas dos cartões de crédito

Os termos mais básicos que vêm com o cartão de crédito devem ser lidos com cuidado antes de assinar qualquer contrato.

Esses termos incluem a taxa de juros, as datas dos pagamentos e as multas por atrasos e também o valor a pagar pelo levantamento de dinheiro adiantando.

Nunca se esqueça de ler as letras mais pequenas, porque aí aparece a duração das taxas de juro antes de começar a aumentar e também se a taxa de juros é afectada por atrasos de pagamento.

Lei com cuidado para ter a certeza que compreendeu tudo ao pormenor e não tenha problemas em perguntar tudo o que lhe deixar dúvidas. Nesta fase, as empresas fornecedoras de cartões de crédito tudo farão para o cativar e responderão a todas as suas dúvidas.

Taxas de juros do cartão de crédito

Normalmente as dicas de poupar dinheiro recaem sempre nas taxas de juros que são aplicadas aos cartões de crédito, porque é aqui que normalmente começam os problemas da maioria das pessoas que não consegue fazer algum dos pagamentos a tempo e horas.

Existem cartões de crédito com taxas de juro fixas e com taxas de juros variáveis.

Os cartões com taxas de juro fixas são mais simples de compreender antes de assinar o contrato, porque o seu valor não muda enquanto não houver um novo acordo entre a instituição financeira e o cliente.

No entanto, os cartões de crédito com taxa fixa também têm taxas de juros que variam durante os anos seguintes, só que não com a mesma frequência dos cartões de crédito com taxa variável.

Quem pretende uma taxa de juro mais estável para os anos seguintes, deverá optar pela aquisição de um cartão de crédito de taxa fixa.

Os cartões de crédito variável são mais confusos, porque podem variar durante o prazo do contrato e estão normalmente associadas a taxas de referência dos mercados. Conforme essas taxas aumentam ou diminuem, o mesmo acontece às taxas de juros dos cartões de crédito.

Multas, seguros opcionais e outras taxas

Cada instituição de crédito define as suas condições, por isso é que não existem dois cartões de crédito iguais.

Existem cartões de crédito que cobram uma taxa por levantamento nas caixas de multibanco (ATM), ao contrário dos cartões de débito, podem também cobrar taxas mais elevadas em transacções no estrangeiro e propõem sempre seguros opcionais que podem ser comprados pelo cliente, garantindo maiores vantagens numa determinada área.

Muitas vezes nos contratos do cartão de crédito precisamos de dizer que não queremos o seguro extra (opt-out), ao contrário do que deveria ser feito, que era pedir para incluir esse seguro.

Veja com atenção as caixas de aparecem para seleccionar e veja se não precisa de escolher a opção de não querer nada mais além do básico.

Política de pagamentos atrasados

Apesar de todos os avisos que podemos encontrar nos meios de comunicação social sobre os perigos de utilizar um cartão de crédito de forma abusiva, existem sempre pessoas que acabam por não conseguir fazer o pagamento durante o prazo definido no contrato.

Nestes casos, as instituições financeiras tomam vários tipos de medidas, que podem ir de uma simples multa por atraso ou falta de pagamento, até ao agravamento da taxa de juros daí em diante.

Muitas delas cancelam completamente o acesso ao cartão de crédito após um número de atrasos seguidos ter sido atingido.

Esses termos estão no contrato inicial que acordou com eles.

O melhor para evitar esta situação é fazer os pagamentos do cartão de crédito de forma automática no início de cada mês, garantindo assim que não se atrasa em nenhum pagamento e não entra numa espiral de dívidas que pode complicar bastante a sua situação financeira.

Compreender as apólices dos cartões de crédito não é tão complicado como possa parecer, mas não deverá descuidar a leitura porque pode estar a acordar algo que o vai tramar no futuro. Saiba como utilizar correctamente os cartões de crédito.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*