Vale Mais Arrendar ou Comprar Casa?

Praticamente todos nós queremos comprar casa porque costuma ser um bom investimento. No entanto, muita gente quer comprar casa pelas razões erradas.

Quem antes tinha medo de ficar de fora do mercado imobiliário e comprou casa, está agora aterrorizada com a crise no sector. As casas começaram a desvalorizar dos seus valores inflacionados pela especulação.

Andam todos assustados:

  • Os bancos não emprestam dinheiro facilmente como antigamente
  • Os proprietários não conseguem vender as casas
  • As casas vão desvalorizando cada vez mais

Além disso, há cada vez mais famílias a devolverem as casas, por impossibilidade de pagamento.

Apesar de tudo isto, continuam a existir pessoas que querem comprar casa quando não é uma necessidade neste momento.

É um facto que o imobiliário é uma excelente forma, quase garantida, de ficar rico ao longo do tempo.

É também sabido que os preços estão mais baixos e por isso podem conseguir-se melhores negócios na aquisição da casa.

No entanto, nem todos podemos ser proprietários de casas, porque são grandes investimentos, que podem durar uma vida inteira.

Aqui ficam algumas razões erradas, neste momento, para comprar casa.

Comprar casa é um bom investimento?

Por vezes sim e por vezes não.

É verdade que existem casas que valorizam 50% e 100% em meia dúzia ou uma dúzia de anos, mas também é verdade que existem propriedades que valorizam pouco mais do que a inflação. Por exemplo, as acções costumam ter uma taxa de valorização a longo prazo superior ao do imobiliário.

Com as desvalorizações actuais, poderá demorar vários anos até se conseguir atingir o nível de preços antes da crise, o que significa que quem comprou casa como investimento, está em maus lençóis.

Além disso, não podemos esquecer que a casa é comprar com recurso a juros elevados e no final do empréstimo pode ter custado mais três ou quatro vezes o preço real da casa.

Comprar casa é essencial para se ter um sítio para viver e apenas deverá ser visto como um investimento alternativo e bem comparado com uma carteira bolsista diversificada.

Em situações normais, arrendar uma casa é mais barato do que comprar uma casa, apesar dos preços do arrendamento terem disparado nas últimas décadas. Daí, algumas medidas que têm sido tomadas por parte dos governos no sentido de incentivar o mercado de arrendamento em Portugal.

Para a maioria das pessoas, a escolha é feita entre arrendar uma casa que consigam pagar e que esteja localizada num bairro com boa reputação, ou fazer um esforço para comprar uma casa num sítio menos bom ou a vários quilómetros do centro das cidades e assim obrigar a deslocações grandes diariamente.

O problema é que as pessoas acabavam por esticar até aos limites para comprar uma casa, fazendo crédito à habitação com várias opções imaginativas para poupar dinheiro nos primeiros tempos e apenas começar a pagar a sério no final dos empréstimos. Os bancos facilitavam e as pessoas aproveitavam. Até ter acontecido esta crise…

Agora os bancos não emprestam com a mesma facilidade, porque também não conseguem empréstimos fáceis no exterior, e conseguir agora uma aprovação de crédito passou a demorar meses em vez de demorar semanas.

Regressando ao antigamente, o que aconteceu foi que os juros estavam baixos e as pessoas pensavam que conseguiriam pagar os empréstimos ao final do mês, apesar de estarem já a fazer um grande esforço.

Quando as taxas começaram a subir, as pessoas deixaram de conseguir pagar as casas e as suas vidas começaram a entrar no caos. Passou a ser necessário vender a casa, a preços mais baixos, para conseguir ir morar para casas mais baratas ou arrendar a casa. É até possível agora arrendar a própria casa que foi comprada a alguns anos, através de um novo fundo criado pelo governo para salvar as famílias.

Quando pensar que está a mandar dinheiro pela janela quando arrenda uma casa, pense duas vezes. O que está a fazer é apenas a trocar um sítio onde pode viver e dormir, por dinheiro. Como faz com a alimentação ou o combustível para o carro.

Existem algumas vantagens em arrendar casa.

  • O senhorio é o responsável pela manutenção
  • Não precisa de pagar condomínio (nem ir às reuniões)
  • Pode mudar de casa muito facilmente e com rapidez

Se quer mesmo comprar casa, que também tem vantagens, pense muito bem se deseja e se consegue ficar agarrado para as próximas décadas da sua vida.

Comprar uma casa porque tem benefícios fiscais é a mesma coisa que dar 1€ para receber 10 ou 15 cêntimos. Não é um bom negócio…

Os benefícios fiscais de comprar uma casa têm um limite superior, ao contrário por exemplo da saúde, o que faz deste benefício muito menos interessante do que possa parecer.

É preciso fazer contas, porque muitos dos custos quando se compra uma casa não são dedutíveis nos impostos. Reparações e manutenção como a pintura, são bons exemplos de custos que podem ascender a milhares de euros que não têm qualquer retorno fiscal.

Como regra geral, deve planear cerca de 1% do valor da casa anualmente em manutenção, isto se forem feitas por si, porque senão deverá ser um valor superior. Deve ter um fundo de emergência reforçado mensalmente para estas despesas, porque mais cedo ou mais tarde aparecerá uma grande despesa para a qual deverá estar preparado.

Por outro lado, todas as poupanças que se queiram fazer na manutenção da casa, saem caras na hora de tentar vender a casa. Ninguém comprar casas que estejam em mau estado de conservação e que se note que os donos não prestam o mínimo de atenção à deterioração do imóvel.

Quando analisar se deve comprar casa, pense no seguinte:

  • Planeia ficar durante quanto tempo? O mínimo deverá ser três anos e se o mercado imobiliário da sua zona for difícil para vender, deverá ficar mais tempo para poder cobrir os preços das transacções.
  • Garantir que tem o dinheiro suficiente para pagar a casa, no caso de perder rendimentos ou no caso de uma valorização dos juros excessiva. Se possível, deve ter também um plano para abater a dívida com amortizações extraordinárias.

Comprar uma casa é óptimo, mas viver apenas para conseguir pagar as prestações é péssimo, por isso necessita de encontrar o equilíbrio para ver se está em condições de comprar casa ou se deve ficar alguns anos como inquilino num arrendamento. Se quer avançar, veja um guia para comprar casa.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*