Poupar dinheiro em qualquer situação

Normalmente é muito difícil conseguirmos poupar dinheiro se estamos com dificuldades em pagar as dívidas e até em pagar as despesas básicas. Mas mesmo quando se vive para o próximo salário, é possível pouparmos dinheiro. Aqui ficam algumas formas que o podem ajudar a iniciar esse percurso.

É verdade que para quem já está em dificuldades financeiras não faz muito sentido dizer para comer fora menos vezes ou viajar menos. Nestes casos é muito mais fácil porque acabam por ser pequenos sacrifícios. Difícil mesmo é ter de escolher entre pagar a renda da habitação e pagar o seguro de saúde.

Atitude para poupar dinheiro

Não é com frases como ‘não tenho dívidas’ ou ‘a minha vida é perfeita’ que vai conseguir ultrapassar este problema. No entanto, também não é martirizando-se e sentindo pena de si mesmo que conseguirá dar a volta por cima.

É necessário ter uma atitude positiva relativamente à nossa força interior para querer deixar de estar endividado.

Muitas vezes é esta diferença de atitudes que faz com que pessoas com bons rendimentos acabem endividados e pessoas com orçamentos muito limitados vivem sem quaisquer problemas.

A atitude influencia as escolhas que fazemos, por isso escolha poupar dinheiro em todas as situações possíveis e verá que o ajuda a ganhar força para continuar até ao final.

Reduzir em tudo

Se as suas despesas fixas são demasiado elevadas, acaba por ficar sem dinheiro antes do mês acabar e depois deixa de poder comprar roupa, férias, jantar fora e presentes para outras pessoas.

Nestas situações pode pensar que é impossível poupar no que quer que seja, porque fica sem dinheiro só para pagar as despesas importantes, como a casa, carro, seguros e comida. Mas não deve ter uma visão tão fechada, não deve pensar que há despesas que não pode tocar. É sempre possível reduzir alguma coisa em praticamente todas as situações e poupar dinheiro.

O carro é um bom exemplo. Embora seja uma despesa essencial para muitas famílias que têm dificuldades em deslocações, na maioria dos casos é possível reduzir os seus custos.

Pense em apanhar os transportes públicos, apesar de poder parecer impossível, a menos que more completamente isolado, é sempre possível ir de transportes públicos. Vai demorar mais tempo, é verdade. Será menos confortável, também é verdade. Mas poupa dinheiro de certeza absoluta. É a tal diferença de atitude que deverá ter no embate contras as suas dívidas.

Se nem sequer considera a opção de ir de transportes públicos, então troque de carro, compre um carro usado há alguns anos. Venda o seu carro de forma a não ficar com dívidas para pagar o veículo.

Além dessas duas formas de ultrapassar as dívidas, pode ainda encontrar formas de ganhar mais dinheiro. Dá mais trabalho, perde mais tempo, mas pense que pode ser a forma mais rápida de conseguir sair do estado de endividamento.

Faça tudo o que está ao seu alcance e verá que consegue poupar dinheiro, mesmo que esteja com a corda ao pescoço. Veja mais dicas para poupar dinheiro.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*