Erros no planeamento da reforma

Se já leu a primeira parte sobre os erros a não cometer na reforma, aqui ficam mais algumas dicas para evitar erros quando estiver a planear a sua reforma e como quer viver nessa altura.

Calcular poucos anos de vida

A esperança de vida não pára de crescer, por isso não planeie gastar todo o dinheiro da reforma nos primeiros dez anos, porque a probabilidade de viver bastante mais, é maior e os custos de saúde também irão manter-se durante mais tempo. Nunca faça planos para que o dinheiro só dure até ao dia da sua morte.

Criar um negócio na reforma

Está na moda ser consultor após a reforma. Os grandes gurus económicos (Jack Welch, Peter Drucker) e políticos acabam todos por dar conferências sobre a sua área e pareceres pagos a peso de ouro. No entanto, nem todos podemos vir a ser consultores no futuro, porque o mercado não precisará assim de tantos.

A mesma coisa é verdadeira para a criação de qualquer outro tipo de negócio, como franchising ou produtos que sempre sonhou.

Se nunca teve um negócio durante a sua vida activa, nem motivação para criar um, talvez não seja a melhor ideia gastar o dinheiro que tinha planeado para a reforma criando um negócio para o qual não está preparado. Para estes casos, o melhor é testar durante a sua vida activa, se montar um negócio é algo que se vê a fazer quando tiver todo o tempo do mundo.

Não querer reforma

Quase todos têm familiares ou conhecem pessoas que passam ou passaram a fase final da vida num estado completamente parado, sem actividade, acabando por ficar altamente desmotivados com a vida. Devido a isso, podemos ter a tentação de querer manter a actividade até ao dia da morte em vez de passar os dias a dormir.

É preciso encontrar a balança correcta entre o descanso e o trabalho, para podermos ter momentos de prazer em cada uma dessas alturas. Qualquer exagero numa dessas áreas, poderá desequilibrar a felicidade.

Reflicta sobre estas questões e comece a planear a sua reforma o mais cedo possível. Comece devagar, mas não deixe para amanhã, porque pode ser tarde demais.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*