Controle financeiro: A Consciência

Uma das formas de conseguir alcançar o controle financeiro é conhecer-se melhor, porque assim saberá exactamente como se comporta relativamente ao dinheiro e também aos outros aspectos de uma vida complexa como são as vidas actualmente.

Muitas pessoas, quando pedimos para se identificarem, fazem-no pelo nome ou pela profissão para a qual estudaram com o desejo de ter uma vida melhor e com mais oportunidades para serem bem sucedidos. Estas respostas apenas mostram a camada exterior da maioria dos indivíduos, porque as suas verdadeiras aspirações e desejos não são revelados. O que é importante para si? Como é que vê o mundo que nos rodeia?

Aquilo que é importante para si é que necessita da sua atenção. Os detalhes da sua vida financeira não lhe devem interessar muito e, normalmente, só quando as finanças são um impeditivo para a sua vida é que toma decisões importantes nesta área.

A maioria das pessoas só começa a tentar ganhar o controle financeiro da sua vida quando as coisas correm muito mal, quando chegam ao fundo do poço em termos de finanças, acumulando dívidas que não deixam de o atormentar.

Por tudo isto, é importante termos consciência das finanças e do nosso controle financeiro sobre as nossas receitas e as nossas despesas. Para iniciar esse caminho de consciência é necessário compreendermos o nosso papel na macroeconomia, com algumas regras que dominam o mundo financeiro.

  • A maioria das pessoas troca o seu tempo e esforço por dinheiro, em contratos de trabalho dependente ou independente. Existem alguns que são ricos o suficiente para não terem de fazer estas trocas, mas são muito poucos. Se quer fazer parte desses, veja como ficar rico
  • Com o dinheiro que ganham, as pessoas trocam por comida, abrigo e outros extras.
  • Quando se ganha mais dinheiro do que o necessário para sobreviver, começa a usar-se esse dinheiro em produtos e serviços que beneficiam a sociedade como um todo. Carros, férias, cinema, teatro, etc.
  • As empresas no sistema financeiro fazem dinheiro convencendo os consumidores que os seus produtos são tão bons que devem ser comprados. Em geral, as empresas ganham sempre aos consumidores, porque há sempre compradores para a maioria dos produtos que circulam nos mercados. Isto acontece principalmente devido à excelente utilização da publicidade por parte destas empresas.

Tomar consciência de como as coisas funcionam, de uma forma muito simples, é o primeiro passo para ganharmos controle financeiro e sermos consumidores mais informados e cautelosos.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*