Poupar nos Presentes de Natal

Estamos a aproximar-nos da época natalícia e já se começa a ver a publicidade em todas as lojas e centros comerciais, convidando ao consumo através da venda de presentes de natal. Mas é possível ter um excelente natal sem ter de se endividar, se começar já a planear um orçamento para gastar no presente de natal das pessoas de quem gosta.

Aqui ficam algumas ideias para poupar dinheiro em presentes de natal e divertir-se de igual forma.

Enumerar os presentes de natal

Quer tenha famílias grandes ou pequenas, muitos ou poucos amigos, é uma boa ideia fazer uma lista das pessoas a quem deseja dar presentes de natal e deve combinar com eles que cada pessoa recebe no máximo um presente de natal.

Comprar presentes de natal só para certas idades

Uma das formas de poupar mais dinheiro e continuar a ter um natal em família divertida é escolher dar presentes de natal só até uma certa idade. Em primeiro lugar porque muitas vezes compram-se dezenas de prendas de valor muito baixo só para termos alguma coisas que oferecer, sendo que acaba por haver trocas de meias, lenços e outros produtos do género que não representam o espírito de natal e são apenas formas de não ficarmos sem oferecer e receber coisa alguma. Por outro lado, se dermos presentes de natal apenas a crianças até aos 18 anos (ou menos), podemos oferecer um presente de natal melhor e mesmo assim poupar dinheiro no conjunto das prendas de natal.

O natal para os adultos tem a ver com a reunião da família anualmente, enquanto para as crianças o significado dos presentes de natal é muito maior.

Presentes de natal com limite

Depois de saber a quem vai dar os presentes de natal, é importante definir um preço máximo por cada prenda. Desta forma ninguém se sentirá mal por ter dado um presente com um valor mais baixo do que recebeu. Procure uns preços razoáveis para os presentes de natal e combine com a sua família que ninguém ultrapassa esses valores.

Presentes de natal feitos em casa

Se planeou com muita antecedência o natal, conseguirá fazer ao longo do ano alguns presentes de natal para oferecer. Se souber costurar e fazer malha, pode fazer toalhas, camisolas, colchas, etc. Pode também oferecer calendários e agendas feitas com o computador.

Fotografias de família emolduradas e outros presentes de natal semelhantes têm grande significado e podem durar uma vida.

Outro presente que pode oferecer é confeccionar alguma coisa que possa oferecer, como chocolates, doces ou até um cabaz de natal com alimentos feitos por si.

Lembre-se que o natal é um dia para passar tempo com a família, que por vezes é o único do ano, deixando as crianças brincarem e receberem os presentes de natal.

Como poupar dinheiro no presente de natal

Gastar muito dinheiro no natal leva normalmente a dívidas no ano novo, por isso use a imaginação e o planeamento financeiro para comprar presentes de natal mais baratos e ter um natal festivo.

Muitas pessoas caem sempre na mesma armadilha, gastando dinheiro a mais nas prendas de natal, comprando objectos muito caros para as suas capacidades financeiras, comprando comida muito cara e depois arrependem-se quando chega Janeiro do ano seguinte, só que já é tarde e já têm mais dívidas.

O natal é a altura do ano para dar e receber, mas não em excesso porque os tempos não estão bons para exageros financeiros o que leva a que tenha de planear o natal e os presentes de natal com mais cuidado.

Orçamento para presentes de natal e não só

A primeira coisa a fazer é um orçamento para as prendas de natal para saber exactamente quanto pode gastar e colocar esse dinheiro de parte antes de chegar a altura.

De seguida deve saber a quantidade de dinheiro a gastar em presentes de natal. Em comida, em deslocações e outras despesas variadas.

Prendas de natal para menos pessoas

Como estamos num ano difícil, corte todos os presentes de natal que conseguir. Fale com essas pessoas e peça para não lhe darem nenhuma prenda de natal e vice-versa.

Divida o orçamento das prendas de natal por cada uma das pessoas e saiba quanto pode gastar por cada um e não fuja a esse planeamento.

Estabeleça um máximo por cada presente de natal com os seus familiares. Façam disso um jogo e vejam quem consegue oferecer a prenda de natal mais original e engraçada pelo valor que estipularam.

Se quiserem ir mais longe, optem por fazer o jogo do ‘amigo secreto’, onde cada uma das pessoas apenas oferece um presente de natal a outra. Assim, cada pessoa apenas compra uma prenda de natal e apenas recebe uma também. Todos ganham, porque todos gastam menos dinheiro e todos recebem um presente de natal de melhor qualidade.

Com alguma imaginação todos conseguem uma excelente época natalícia sem gastar muito dinheiro em presentes de natal. O mais importante é estarmos com as nossas famílias e partilharmos o sentimento de alegria e paz que se manifesta nesses dias.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*