Investir Em Acções

As acções são um produto financeiro que merece uma atenção muito especial, porque historicamente têm rentabilidades muito superiores a todos os outros investimentos. Por isso deve aprender como investir em acções.

O Que Significa Investir Em Acções

Uma acção é uma pequeníssima parte de uma empresa, o que significa que passa a ser um dos donos dessa empresa.

As empresas lançam acções no mercado para conseguirem fazer aumentos de capital através de investidores que acreditam na empresa e acham que ela vai crescer no futuro.

Quando faz um investimento em acções passa a ter direito a receber a sua parte nos lucros da empresa. Por isso é um negócio perfeito para enriquecer, porque não precisa de trabalhar, já que para isso existem os administradores e trabalhadores da empresa que adquiriu.

Pode também ser dono de várias empresas em simultâneo, já que o trabalho que tem é praticamente o mesmo, ou seja quase nenhum. Mais fácil do que isto, só enriquecendo através de uma herança ou ganhando na lotaria.

Tudo isto parece bom demais para ser verdade, e na realidade é mesmo… Em primeiro lugar para conseguir viver exclusivamente do mercado accionista tem de ter um capital inicial elevado, que lhe permita comprar uma parte significativa das empresas e assim ter direito aos resultados que ela gerar.

O outro problema é que existem empresas que não valorizam o que seria de esperar e podem até desvalorizar, fazendo com que possa perder parte do dinheiro que investiu inicialmente.

Quando tem um número elevado de acções, passa a fazer parte dos accionistas que podem eleger os administradores das empresas e que vão escolher os directores executivos para fazerem o trabalho duro diariamente. Mas não se preocupe porque apenas terá de fazer isso se for um dos maiores accionistas de uma empresa, o que não é o caso de 99% dos investidores na bolsa de valores.

Este conselho de administração é também responsável por conduzir a estratégia da empresa, tomando decisões para o seu crescimento, como por exemplo fazer aumentos de capital, comprar concorrentes ou outras empresas, eliminar ramos de negócio, etc.

Como Investir Em Acções Com Sucesso

Existem várias teorias sobre os investimentos em acções, mas a maioria dos especialistas diz que deve diversificar os investimentos em várias empresas, desta forma absorvendo o risco de desvalorização numas empresas com a valorização noutras.

Na verdade, a melhor forma de ganhar dinheiro com as acções é investindo em empresas que você conheça e saiba que vão valorizar, porque têm um negócio inovador que irá ser líder de mercado nos anos seguintes.

É assim que um dos homens mais ricos do mundo fez para ter a sua fortuna. Warren Buffet só investe em negócios que conhece bem e que prevê que venham a ser um sucesso. Foi por isso que ele não investiu em empresas tecnológicas no início do milénio e não sofreu o impacto das desvalorizações das tecnologias. Porque não conhecia o mercado, ficou quieto.

Aprender o básico sobre investimentos em acções é apenas o primeiro passo para começar a negociar neste mercado.

É preciso entender que as acções podem ser um excelente negócio, mas também podem levá-lo à falência se não jogar pelo seguro, porque dificilmente conseguirá acertar sempre nos investimentos que mais valorizam.

De resto, investir em acções pode significar a sua independência financeira se jogar o jogo durante tempo suficiente para o conseguir dominar.

Aprenda como investir em acções e prepare o seu futuro de forma mais risonha.

About O Investidor

O Investidor explica como investir corretamente em vários ativos: Ações, Forex, Petróleo, Índices, Ouro

E para começar a investir já hoje, fizemos uma parceria com a PLUS500 para lhe oferecer 25€ gratuitamente!

Clique aqui para ganhar 25€ e começar a investir agora

1 Comment on Investir Em Acções

  1. Alessandro // 17/07/2010 at 14:18 //

    Gostei muito da ideia pois vocês explicam muito bem no site.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*