Como Pedir um Aumento de Salário

Se acha que já merece um aumento de salário, mas o seu chefe nunca mais chega ao pé de si com essa decisão, então vai ter de se mexer e aprender como pedir um aumento de salário. Veja aqui algumas dicas sobre o que deve fazer.

Descobrir quanto ganham os outros na sua área

A primeira coisa a fazer é conhecer quanto ganham os profissionais na sua área, através dos estudos que são normalmente publicados em revistas da especialidade da profissão que escolheu. Pode também encontrar alguns desses estudos na Internet, em sites de recrutamento.

Normalmente, estes dados aparecem dentro de um intervalo anual. Se aparecer, por exemplo, entre 20.000€ e 30.000€, significa que as empresas estão a pagar dentro dessas tabelas salariais. Empresas diferentes pagam de forma diferente.

Após essa análise, já sabe se ganha mais ou menos do que os outros profissionais, com a sua experiência profissional. Se ganha mais do que a média, provavelmente é por isso que o seu chefe nunca lhe propôs um aumento de salário, porque ele conhece esses valores e acha que você já está a ser correctamente remunerado.

Conhecer a saúde financeira da sua empresa

Se a sua empresa não estiver a passar um bom momento financeiramente, talvez não seja a melhor hora para pedir aumento. No entanto, não pergunte ao seu chefe se a empresa está a passar por dificuldades financeiras. Procure sabê-lo através das contas da sua empresa e também do ramo de negócios em que está inserida.

Preparar os argumentos

Para pedir um aumento não deverá entrar com uma postura de discussão, embora tenha de defender os seus pontos. Deverá tentar vender-se ao seu chefe da mesma forma que o faria numa entrevista de emprego, com a vantagem de poder apresentar os objectivos que alcançou dentro da empresa e o seu chefe saber exactamente quais foram. Comece pelos êxitos mais recentes e vá depois listando os mais antigos.

Enumere também as qualificações que fazem de si um empregado mais valioso hoje do que faziam quando entrou na empresa.

Decida o que fazer se não conseguir o aumento

Antes da reunião com o seu chefe, deverá ter uma decisão sobre o que vai fazer em caso de recusa por parte do seu chefe, ou no caso do aumento salarial não ser aquele que estava à espera.

Vai demitir-se e procurar outro emprego? Vai esperar mais algum tempo e tentar pedir um aumento mais tarde? Não deixe essa decisão para a reunião, porque aí vai decidir com a cabeça quente e pode dizer alguma coisa que se arrependa mais tarde e que já não possa voltar atrás.

Prepare bem essa decisão, com base nas respostas que está à espera de ouvir da parte do seu chefe. Por exemplo, se o aumento for recusado porque o seu chefe tem uma avaliação negativa acerca da sua performance, então peça-lhe para indicar exactamente quais os pontos que precisa melhorar e, em caso de o conseguir, se depois terá o aumento de salário que pretende. Se não concordar com a avaliação do seu chefe, pode achar que é melhor sair da empresa e tentar noutro lugar.

Marque uma reunião

Pedir um aumento de salário correctamente implica marcar uma reunião formal com o seu chefe. Não apareça no escritório dele para falar disso sem que ele esteja preparado. Muito menos deverá fazer a abordagem do aumento de salário em corredores da empresa ou outros lugares inoportunos.

Peça uma reunião e indique-lhe qual o seu objectivo, para que ele possa preparar-se para falar consigo.

Como vê, pedir um aumento não é complicado, mas não deverá fazê-lo sem conseguir explicar correctamente o que fez dentro da empresa no passado e porque é que merece ter uma revisão salarial do seu agrado.

Mais 5 dicas para ter um aumento de salário

Os trabalhadores e os gestores têm formas diferentes de analisar a sua performance e de reconhecer o valor do seu trabalho. Por vezes pode pensar que basta fazer um excelente trabalho para que seja automaticamente aumentado. Infelizmente no mundo real isso não é verdade, porque existe uma coisa chamada Office Politics, que não é mais do que uma forma de ganhar influência na sua empresa e de ser reconhecido. Há quem não seja totalmente ético ao usar essas políticas, mas estas dicas não são nesse sentido.

Aqui ficam cinco aspectos que deve ter em conta para aumentar o seu salário:

  1. O chefe é prioritário. Os chefes querem ter pessoas na sua equipa que os ajudem a atingir os seus próprios objectivos. Ele é quem tem mais capacidade de melhorar as suas condições dentro da empresa.
  2. A sua imagem é muito importante. Se está a fazer um bom trabalho, certifique-se que as pessoas certas sabem. Elas não adivinham… Sem ser maçador, aproveite as oportunidades para mostrar o que fez e as ideias que tem.
  3. Saiba o que quer. Quando chegar a altura certa, saiba o que pedir. Os pacotes salariais não incluem apenas dinheiros mas também outras regalias (seguros, carro, prémios, etc).
  4. Tenha um plano B. Se não conseguir o que pretende quando pedir o aumento, tente sempre ganhar outros benefícios.
  5. Saiba quando desistir. Infelizmente, muitas vezes é necessário mudar de empresa para se conseguir um bom aumento salarial. Se já tentou tudo o que podia e não se sente satisfeito, equacione a mudança.

Com estas dicas sabe o que tem de fazer, a quem se dirigir e o que pedir. Por isso comece já a preparar-se para conseguir um aumento de salário.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

2 Comments on Como Pedir um Aumento de Salário

  1. Luís // 27/08/2010 at 11:53 //

    E se tiveres sentido de injustiça, tipo vires colegas a serem promovidos e tu não, embora aches que mereces mais que eles, deves referiri isso ou melhor não?

  2. valtenez // 12/01/2012 at 14:13 //

    muito bom esses livros estou estudando e esta resolvendo todas as minhas finaças.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*