Comprar computador

Comprar computador é algo que muita gente tem de fazer, porque a tecnologia é cada vez mais importante no dia a dia das famílias actuais.

No entanto, cada pessoa tem necessidades diferentes, porque há quem tenha de comprar computador para trabalhar em aplicações de escritório (folhas de cálculo, processadores de texto, etc.), há quem tenha de comprar um computador para aplicações multimédia (edição de imagem e vídeo) e há quem vá comprar o computador para divertimento (jogos, filmes).

Isto significa que comprar o mesmo modelo de computador para cada um destes perfis é não estarmos a poupar dinheiro, porque um perfil que necessite de um computador mais fraco e que nunca usará todas as potencialidades do computador, estará a deitar dinheiro fora.

Deveremos assim investigar algumas características antes de comprarmos um computador para as nossas necessidades.

Comprar computador: Aconselhamento

Procure uma loja da especialidade, onde existam pessoas que o sabem ajudar.

Por vezes as grandes superfícies comerciais têm muita variedade de computadores, mas como existem muitos colaboradores, pode ter o azar de apanhar um que não saiba o suficiente para o ajudar a escolher um computador adequado às suas necessidades. Procure em lojas especializadas.

Explique-lhe bem o que pretende fazer com o computador, porque só assim o funcionário poderá aconselhar a melhor configuração em termos de hardware.

Como indicador, saiba que se comprar um computador só para fazer tarefas de escritório básicas, como escrever e fazer cálculos, poderá comprar um computador de entrada de gama o que significa gastar menos dinheiro. Se quiser gráficos mais complexos, como é o caso dos jogos e aplicações gráficas, aí o computador poderá ter de ser de gama média-alta ou mesmo alta e custar muito mais. Por isso, se não tem intenção nenhuma de jogar (jogos com gráficos), refira isso à pessoa que o vai ajudar a comprar o computador.

Comprar computador: Oportunidade

Em tecnologia, o computador que comprar hoje estará desactualizado daqui a seis meses, por isso não pense que vai poupar dinheiro, esperando que um computador fique mais barato daí a alguns meses, porque nessa altura, com o preço que esse computador usado custa poderá comprar um novo pelo mesmo preço que já é superior e mais potente que o antigo.

Comprar computador: Suporte

Se não for uma pessoa com capacidades técnicas acima da média, deverá optar por uma loja com um bom serviço de suporte. Em alternativa poderá optar por comprar um computador de marcas mais reputadas que normalmente têm melhor apoio ao cliente do que marcas brancas. Pergunte ao funcionário que o estiver a ajudar.

Comprar computador: Acessórios

Depois de escolher quais os requisitos básicos do computador a comprar (processador, memória, tamanho do disco), deverá escolher os acessórios que são indispensáveis para si. Por exemplo, gravador de CD ou DVD, Zip Drive, etc.

Comprar computador: Som e Vídeo

Não são tão importantes como os componentes básicos do computador mas também lhe permitem configurar estes aspectos da sua futura máquina, já que poderá comprar umas colunas baratas ou ser um fanático de música e comprar um sistema Surround.

Se quiser ver televisão no computador, deverá comprar uma placa de TV que funcione com o tipo de ligação que tem em casa, analógica ou digital.

Comprar computador: Software

Por último, terá de escolher qual o software que deseja ter instalado quando comprar o computador. Além do Sistema Operativo, os mais importantes são os antivírus e outros programas de segurança informática (firewalls, anti-spam), a solução de escritório (Microsoft Office, Open Office, etc.) e outras aplicações específicas que façam sentido no seu computador pessoal.

Este pequeno guia será suficiente para comprar um computador pessoal com a ajuda de um funcionário, porque se quiser conhecer o suficiente para conseguir decidir sozinho o melhor computador para a sua situação, terá de perder algumas horas até entender o que cada um dos componentes faz.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*