Energia eólica

As energias renováveis são uma forma de poupar dinheiro e poupar o ambiente no Presente e principalmente no Futuro. A energia eólica é um desses casos, que vale a pena conhecer melhor.

O que é a Energia Eólica

Através de ventoinhas é possível retirar energia do vento e armazená-la para posterior distribuição. Os sistemas que geram energia eólica requerem mais manutenção do que as energias solares e da água, mas continua a fazer sentido utilizar se forem adquiridos bons equipamentos e for feita uma instalação correcta em sítios estratégicos. Nestes casos há uma poupança financeira e ambiental.

Uma das vantagens das ventoinhas que fornecem energia eólica é que funciona durante todo o ano. Se for Verão, aproveita as brisas no topo dos montes. Se for Inverno, aproveita as tempestades e ventos com velocidades superiores, que criam mais energia.

Como funciona a energia eólica

De forma simples, as pás das ventoinhas convertem a energia do vento, rondando um alternador que irá fazer energia. Depois a energia é transmitida por cabos, desde o equipamento até ao local onde será armazenada.

As ventoinhas mais modernas utilizam três pás, que é a forma mais eficaz de transformar a energia eólica, além de terem a possibilidade de estarem viradas para qualquer localização, desta forma garantindo que estão sempre de frente para o vento.

Como criar energia eólica

Se está interessado em utilizar a energia eólica, deverá fazer uma medição da velocidade média do vento na zona onde serão instaladas as ventoinhas. Esta medição irá dar os KWH mensais e depois compre uma ventoinha que transforme esses valores em energia. Por exemplo, se quer uma turbina que produza 100KWH mensais e tem uma medição do vento a 10 quilómetros por hora, deverá procurar fabricantes que tenham equipamento que produza esta energia com este vento médio.

As ventoinhas têm o RPM, que significa rotações por minuto e explicam a aerodinâmica e longevidade do equipamento. Por exemplo, uma ventoinha de energia eólica com turbinas de rotação lenta é mais silenciosa e dura mais tempo, enquanto uma ventoinha de rotação rápida faz mais barulho e gasta os componentes mais rapidamente.

Como escolher uma ventoinha de energia eólica

Opte por comprar uma turbina que já esteja no mercado há alguns anos, em vez de comprar modelos recentes ainda não testados, porque esta tecnologia está ainda nos seus primórdios.

A turbina deverá ter no mínimo cinco anos de garantia, porque apenas os fabricantes que acreditam no seu produto, têm confiança para oferecer uma garantia de tantos anos para estes aparelhos.

O melhor é mesmo falar com clientes que já utilizaram o modelo da ventoinha que está interessado e perguntar as suas opiniões baseadas na experiência, relativamente à durabilidade, performance e manutenção.

Manutenção dos equipamentos de energia eólica

A manutenção destes equipamentos é trabalhosa, por isso se for daquelas pessoas que nem sequer gosta de fazer a manutenção ao seu carro então a compra de equipamentos para gerar energia eólica talvez não seja a mais indicada para si.

Poupar dinheiro e ter energia eólica significa comprar os equipamentos mais adequados para o trabalho, em vez de olhar apenas para o custo inicial e comprar equipamentos baratos mas que não vão durar muito e não vão certamente produzir a quantidade de energia eólica que pretende.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*