Fraldas descartáveis ou fraldas de pano

Quando nascem os filhos e a família aumenta, os gastos mensais aumentam também, por isso é necessário encontrar formas de diminuir o impacto que esse crescimento tem no orçamento familiar, mas sempre salvaguardando a qualidade que é proporcionada ao bebé. Não comprar fraldas descartáveis e usar fraldas de pano é uma dessas formas.

As fraldas descartáveis têm uma vantagem que é interessante: são mais práticas de utilizar. Após a utilização é só deitar fora.

Mas, além de serem prejudiciais para o ambiente que devemos cada vez mais proteger para as gerações futuras, o custo é muito superior ao da utilização de fraldas de pano, que são lavadas e reutilizadas.

Porquê não usar fraldas descartáveis?

Se estivermos disponíveis para ter mais algum trabalho, de lavar, secar e usar de novo, iremos ver as nossas poupanças crescerem. A tecnologia de hoje permite que existam fraldas normais com materiais que não agridem a pele do bebé, que são impermeáveis e que têm características que fazem delas uma excelente opção para proteger o seu bebé, em vez de ter de comprar fraldas descartáveis.

Além disso, já existem fraldas normais que têm mecanismos que tornam a colocação muito mais simples do que antigamente (com alfinetes) usando velcro e outras formas fáceis para colocar a fralda no bebé rapidamente.

Fralda descartável e o ambiente

Relativamente à agressão no ambiente, saiba que nos Estados Unidos da América, as fraldas descartáveis de bebés são o terceiro produto mais abundante nas lixeiras, com mais de três milhões e meio de fraldas deitadas fora anualmente. Para serem decompostas pela natureza, são estimados 500 anos…

A fralda de bebé descartável é mais barata?

Quando for ao supermercado, não se deixe enganar pelo preço mais caro das fraldas de pano relativamente às fraldas descartáveis. As primeiras são mais caras, mas podem ser usadas durante todo o período de crescimento do bebé.

Mais um estudo nos Estados Unidos indica que comprar fraldas descartáveis para bebés durante dois anos e meio custa 2.400$, enquanto as fraldas de pano custam 375$ para o mesmo período… Custam menos seis vezes, além de poder ainda usar estas fraldas para outros filhos que nasçam mais tarde, pelo que o tempo de duração das fraldas de pano podem ser bastante superiores a dois anos e meio.

Poupa também no conforto de não ter de se deslocar constantemente ao supermercado para comprar fraldas descartáveis para o bebé, mesmo a meio da noite porque se esqueceu. Com as fraldas de pano só precisa de garantir que são lavadas a tempo e horas.

Limpeza das fraldas de pano

Limpar as fraldas de pano é bastante simples, basta mantê-las num local molhado (após remover os sólidos), não precisa de detergente nesta fase. Depois pode lavar com água quente e detergente, sem usar amaciadores que possam eliminar a protecção que elas trazem para absorver a humidade.

No entanto, para todas as pessoas que preferem não ter de fazer esta manutenção com as fraldas de pano e não se importam de gastar muito mais dinheiro (e ir ao supermercado muitas vezes) a solução de fraldas descartáveis para o bebé é perfeitamente compreensível.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

5 Comments on Fraldas descartáveis ou fraldas de pano

  1. joana // 24/09/2008 at 11:54 //

    gostei das ideias :) beijinhos

  2. HOSANA // 02/01/2010 at 20:48 //

    Gostei muito de suas ideias. Comecei a pouco utilizar as fraldas de pano em casa, porem nao estava gostando do trabalho a mais que da, tinha me esquecido da concsiencia ecologica tambem.Agora que li suas dicas vou passar a utiliza-las mais vezes. Abraços.

  3. gostei das dicas,estou gravida de seis meses, e decidi optar pelas fraldas de pano!
    mas surgiu uma duvida, no inicio quantas fraldas sao necessarias comprar?
    BJS…

  4. adorei nao amei amei tou certa agora que o meu filho vai usar fraldinhas de pano que para alem de ajudar o meio ambiente ajuda me tambem poupando imenso por semana por mes e por ano e da pra utilizar nos futuros irmaozinhos dele.

  5. Helena // 25/06/2012 at 18:40 //

    na primeira filha como toda novata gastei um bom dinheiro com fralda descartavel e leite em po. no meu segundo filho agora so uso fralda de pano como antigamente e recebo cesta basica 2x por mes incluindo leite em po. lavar fralda de pano da trabalho mas com o tempo acostuma. so uso fralda descartavel quando eu saio e a noite.

Leave a comment

Your email address will not be published.

*