Energia solar

Nesta época de aumento dos preços dos combustíveis, temos de encontrar a melhor forma de pouparmos dinheiro, reduzindo o consumo e procurando energias alternativas, como é o caso da energia solar, que utiliza (conforme o nome indica) a energia produzida pelo sol.

Esta energia pode ter muitas aplicações nas nossas casas e é mais barata que muitas das energias tradicionais, não renováveis.

Energia solar para secar a roupa

Por exemplo, utilizar a energia solar para secar a roupa em vez de usar a máquina de lavar roupa é um excelente negócio. Não gasta dinheiro em electricidade e não gasta nada na energia alternativa porque ela é completamente gratuita (se morar num sítio que tenha luz solar suficiente para cumprir essa função). Se correr então um pouco de vento, as condições são perfeitas para secar a roupa em pouco tempo.

Energia solar para iluminação

Se tem a felicidade de morar num sítio soalheiro, pode iluminar a casa durante o dia apenas com a luz solar e assim não gastar dinheiro em electricidade para a iluminação. Inclusivamente, no Verão os dias são bastante maiores e conseguirá estar até às 20h (ou mais tarde) sem necessitar de recorrer a iluminação artificial.

Fornos a energia solar

Aliás, a força do sol é tão potente que, num dia quente, o calor gerado concentrado correctamente é suficiente para cozer vegetais, arroz e mesmo fazer cozinhados como bolos, batatas e assados. Basta ter um equipamento que funcione a energia solar.

Pode fazer um forno solar com caixas e papel de alumínio para reter o calor e concentrá-lo todo num ponto central que funcionará como forno. Se quiser ir mais longe, pode comprar fornos a energia solar, que já existem no mercado com boa qualidade. É só retirar da caixa e começar a cozinhar. Estes fornos têm ainda a grande vantagem de ser completamente portáteis, o que faz deles um bom companheiro para viagens, piqueniques e acampamentos.

Cozinhar fora de casa tem alguns efeitos indirectos que também fazem baixar a factura da electricidade. Porque não está a gerar calor e humidade dentro de casa, não necessita de ter custos com arrefecimento, como ligar o ar condicionado.

Se quiser fazer um forno a energia solar pode encontrar vários planos e vídeos na Internet que explicam passo a passo como pode concretizar essa tarefa. Se tiver filhos, pode inclusivamente passar uma tarde com eles e ensiná-los a construir esse objecto prático e económico.

Painéis solares

A forma mais completa que existe actualmente para utilizar a energia solar em casa é através da compra de um painel solar, que compensa sempre que queira utilizar a energia solar para gerar electricidade para o funcionamento de todos os equipamentos que funcionam gastando energia eléctrica. Mas não precisa de comprar um painel solar tão potente se o quiser apenas para aquecer a água que usa em determinadas zonas da casa (se tiver piscina…), ou apenas para iluminação das zonas exteriores, como jardins ou corredores.

Actualmente já pode ganhar dinheiro se conseguir produzir energia e não a usar em casa. Essas compras podem até ser financiadas por instituições financeiras a crédito, além de benefícios fiscais dados pelos governos para incentivar o uso das energias renováveis. Os painéis solares apenas perdem cerca de 10% da sua capacidade ao fim de 20 anos.

Por isso tudo, pondere a utilização do poder da energia solar.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*