Saiba tudo o que precisa antes de fazer um empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é um tipo de empréstimo em que o devedor é uma pessoa particular. Alguém precisa de dinheiro, vai a uma empresa financeira de créditos e pede um determinado valor, a uma taxa de juro e prazos acordados.

Um exemplo comum de empréstimos pessoais é o crédito à habitação, onde o valor pedido e o prazo acordado são de grandes dimensões e a taxa de juro é mais baixa.

Um outro tipo de empréstimo pessoal é o crédito pessoal, que serve para despesas de consumo de todos os tipos. Estes empréstimos pessoais têm montantes e prazos mais curtos, no entanto as taxas de juro são muito elevadas. São empréstimos de curta duração (alguns meses ou anos).

Como já se viu, as empresas financeiras ganham dinheiro nos empréstimos pessoais à custa do juro que cobram pelo privilégio que lhe dão de emprestarem dinheiro. A taxa de juros pode ir de 1% até valores como 20% ou 30% anualmente.

No empréstimo pessoal existem duas formas de taxas de juro:

  • Taxa de juro fixa
  • Taxa de juro variável

Uma taxa de juro fixa implica que não é alterada ao longo de todo o empréstimo, enquanto uma taxa de juro variável pode alterar o seu valor ao longo do tempo. Está normalmente indexada a outras taxas (como a Euribor).

Os empréstimos pessoais para pequenas despesas devem ser usados apenas em último caso, porque devido às taxas de juro elevadas é uma forma fácil de ficar endividado.

Se não tiver alternativa, então faça uma pesquisa de mercado e tente negociar condições favoráveis para si. Veja quando recorrer ao crédito pessoal.

Como Conseguir Um Empréstimo Pessoal Online

O empréstimo pessoal, ou crédito pessoal, é como o próprio nome indica uma forma de obtenção de crédito rápido nos dias de hoje. E hoje em dia é possível conseguir um empréstimo pessoal online sem grandes dificuldades.

Em geral começa por um telefonema para uma das muitas empresas do sector de créditos que operam no mercado, ou mesmo através do preenchimento de um simples formulário na Internet com o montante que pretende e o seu NIF (Número de Identificação Fiscal).

E em poucos minutos fica a saber se pode ou não recorrer a este tipo de crédito e mediante o envio dos documentos solicitados (B.I., Contribuinte, cópia IRS, cópia dos 3 últimos vencimentos) poderá ver aprovado em poucas horas um montante que provavelmente poderá usar como o nome indica em algo pessoal, seja a aquisição de uma viagem, de um bem pessoal, como trocar de carro, por ex.

Não raras vezes este tipo de crédito é pedido por pessoas que não conseguem fazer face aos seus compromissos financeiros e começam a pedir empréstimos de pequenos montantes, aos quais se vai adicionar mais outro, porque no mês seguinte o problema volta a estar presente e de repente de pequenas prestações ficamos sem nenhum problema solucionado e com mais encargos financeiros.

Financeiras de Empréstimo Pessoal

A oferta que existe no mercado é enorme, a publicidade atrativa. Tudo parece fácil.

O crédito que o nosso banco nos negou porque teve a noção de que não tínhamos capacidade financeira de cumprimento das nossas obrigações futuras, ou seja o pagamento das prestações mensais tenta-se agora em qualquer empresa que opera no mercado.

Em tudo na vida há sempre uma componente aleatória que se poderá alcunhar de “sorte” ou azar”. Um médico ao fazer um diagnóstico ou um advogado ao defender uma causa, também estão sujeitos a essa vertente aleatória, tal como qualquer um de nós quando decide recorrer a um empréstimo pessoal. Mas tenha em conta que este recurso à teoria da sorte ou do azar não são mais do que desculpas que nós encontramos para uma insuficiente “performance” da nossa saúde financeira.

Longe de ser uma atitude crítica, é apenas uma reflexão, porque em tudo isto estão envolvidos muitos factores, como as nossas ambições, atitude pessoal, etc. Não raras vezes temos encontrado pessoas que a partir de um pequeno empréstimo, ou seja de um recurso “finito”, conseguem abrir oportunidades infinitas.

É perfeitamente aceitável que muitas pessoas pretendam manter o seu padrão de vida e face às situações reais procurem cada vez mais o recurso a empréstimos pessoais. E há pessoas que através deste recurso conseguem através de uma gestão cuidada, criar condições para ter um certo desafogo financeiro.

Não nos parece necessário enumerar as múltiplas soluções oferecidas pelo mercado. Basta utilizar o Google para encontrar vários sites onde pode até fazer uma simulação de empréstimo pessoal na maioria desses sites.

Deve ter em conta a credibilidade e ética da empresa que escolher e tentar honrar o compromisso assumido com o cumprimento do pagamento das prestações que acordar, visualizando sempre a solução dos problemas no mais curto espaço de tempo.

Não podemos deixar de mencionar que há particulares que se dedicam a este tipo de negócios. Opte sempre pela credibilidade de que falámos no parágrafo anterior.

About Finanças Pessoais
Aqui vai encontrar as melhores informações sobre Finanças Pessoais. Aprenda a poupar, a ganhar, a investir, a viajar e muito mais...

Leave a comment

Your email address will not be published.

*